Buscar

apol mapeamento de processos 1,2,3,4 e 5

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Mapeamento de Processos
A estrutura organizacional depende das pessoas e da forma como são conduzidos os processos internos. Com base nesta visão, é possível estabelecer uma hierarquia (classificação) entre os processos internos de transformação de uma empresa. Com relação a agregação de valor, pode-se afirmar que:
	III.
	Processos de Negócio são os processos primários, enquanto que os Processos Organizacionais e Gerenciais são considerados processos de suporte.
Questão 2/5 - Mapeamento de Processos
O “BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios (sejam eles automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização (BPM CBOK v2, 2009, ABPMP). Entretanto, não é algo novo e teve influência de outros conceitos já aplicados na mesma época. Estes conceitos são:
	
	TQM (Gestão da Qualidade Total) e a Reengenharia.
Questão 3/5 - Mapeamento de Processos
A empresa Vanguarda (nome fictício) é uma indústria fabricante de produtos têxteis (roupas masculinas e femininas para o público jovem). Para atender a entrada da estação da primavera, um cliente que representa uma grande loja de departamentos fêz uma solicitação ao departamento comercial para criação e produção de uma coleção exclusiva para estação da primavera que se iniciaria em 6 meses. O departamento comercial, solicitou ao departamento de criação o desenvolvimento da coleção. Paralelo, foi solicitado ao departamento de manufatura a produção das roupas. Para que fossem confeccionadas estas roupas, foi necessário a compra de insumos para produção (tecidos, linhas, botões, zíperes, etc.). O departamento financeiro, através de suprimentos realizou a compra dos insumos para pagamento em 28 dias.
Até este determinado ponto, tudo ocorria dentro da normalidade, porém alguns problemas vieram a ocorrer:
Atraso na entrega dos produtos para o cliente;
Discrepância no fluxo de caixa da empresa;
Erros na combinação (“mix”) dos produtos.
Segue abaixo o fluxo organizacional da empresa (resumo):
Como ocorre na maioria das empresas, a gestão ocorre de maneira funcional.
De acordo com o fluxo estabelecido e com as informações acima, um dos motivos que “pode” ter causado estes problemas foi:
	
	Ausência de uma gestão por processos.
Questão 4/5 - Mapeamento de Processos
Fonte: Adaptado de M. Paranhos Filho (2007), pg. 51.
A figura apresenta os fluxos de processos que podem ocorrer dentro das empresas. Baseado no que já foi visto nos parágrafos anteriores, a(s) principal(is) mensagem(ns) desta ilustração é(são):
	III.
	Mostrar que o macro fluxo de processo horizontal na ilustração representa a organização por processos;
  
Questão 5/5 - Mapeamento de Processos
Tal qual se pode definir um objeto em várias línguas, o mapeamento de processos pode ser representado através de várias notações, ou linguagens. Em um comparativo mais técnico, o desenho técnico mecânico está para engenharia mecânica como as linguagens (ou notações) de mapeamento estão para o mapeamento de processos, ou seja, são ferramentas essenciais. Dentre as notações estudadas para mapear processos, analise as afirmativas a seguir:
I. O VSM (mapeamento do fluxo de valor) é uma ferramenta que ajuda a enxergar e entender os fluxos de materiais, informações e de processos/pessoas para eliminação dos desperdícios e agregação de valor ao cliente
III. O fluxograma funcional é uma notação que representa como o fluxo de trabalho cruza unidades organizacionais (departamentos, setores, áreas ou cargos da organização).
IV. Business Process Modeling Notation (BPMN) é um padrão de notação relativamente novo para modelagem de processos bastante utilizado por profissionais de “BPM”.
Questão 1/5 - Mapeamento de Processos
Para o combate aos desperdícios, utiliza-se de uma filosofia denominada “pensamento enxuto”. Alguns princípios, definidos por Womack e Jones dão sustentação a esta filosofia. Entre os princípios desta filosofia, destaca-se o termo valor, que possui o seguinte significado:
	
	É o ponto de partida do pensamento enxuto e só pode ser definido pelo cliente, caso contrário corre-se o risco de fornecer eficientemente para o cliente algo que ele efetivamente não deseja.
Questão 2/5 - Mapeamento de Processos
De acordo com Womack, Jones e Roos (1992), após a segunda guerra mundial a indústria japonesa desenvolveu um conjunto de novas práticas de manufatura que alavancaram sua competitividade global: trata-se das técnicas da produção enxuta.
Para Womack e Jones (1998), a palavra alvo da produção enxuta é “desperdício”, definida como qualquer atividade que absorve recursos e não cria valor. O renomado executivo da Toyota, Taiichi Ohno (1912-1990), classificou os desperdícios em 7 categorias, que serão vistas em seguida.
De acordo com Womack e Jones, quais são os princípios que dão sustentação ao pensamento enxuto?
	
	fluxo de valor enxuto, produção puxada, cadeia de valor, perfeição, valor.
Questão 3/5 - Mapeamento de Processos
Refere-se ao tempo que um produto ou um serviço leva para mover-se ao longo de todo um processo ou um fluxo de valor, desde o começo até o fim. Esta afirmação é relativa ao conceito de:
	
	Lead Time
Questão 4/5 - Mapeamento de Processos
Utilizando o exemplo acima, onde foram identificados os principais elementos de um processo, é possível constatar que na ponta final do “mapa” estão os clientes. Note que são três clientes distintos:
O estudante, que no intervalo das aulas se alimenta da pipoca para sanar sua fome.
O frequentador de cinema, que antes do início do filme adquire o produto para consumi-lo durante a reprodução do mesmo.
A turma do sofá, que geralmente são pessoas que se agrupam para conversar, assistir filmes, futebol ou outro programa na televisão enquanto comem pipoca.  
Do ponto de vista da perspectiva de valor pelos clientes mencionados no exercício, pode-se dizer que:
	
	O estudante, o frequentador de cinema bem como a turma do sofá tem valores diferenciados quanto ao consumo do produto;
Questão 5/5 - Mapeamento de Processos
É de conhecimento que uma organização é formada por um grande emaranhado de processos e que o grande desafio é enxerga-los, no entanto, dentro das empresas existe uma classificação destes processos (Gonçalves, 2000 a). Esta classificação compreende os seguintes processos:
	
	Processos de negócio, processos organizacionais e processos gerenciais.
Questão 1/5 - Mapeamento de Processos
A empresa SS fabricante de máquinas para trabalho em madeira precisa fazer uma análise organizacional. Verificou-se que alguns parâmetros necessitavam ser identificados em sua fábrica, a fim de subsidiar os processos de análise. Relativo a esta necessidade, considere os aspectos a seguir relacionados: Com base nas técnicas e conceitos referentes a mapeamento de processos e numa análise adequada de OSM (Organização, Sistema e Métodos) da fábrica, devem, prioritariamente ser contemplados os seguintes aspectos:
I - Fluxograma;
II - Estrutura organizacional;
IV - Formulários;
VIII - Layout do local de trabalho;
X - Organograma da fábrica.
Questão 2/5 - Mapeamento de Processos
Assinale a alternativa correta
Supondo que uma operação de um frigorífico tenha:
	Operadores
	Tempo de Processamento
	Operador 01     
	20 segundos
	Operador 02
	40 segundos
	Operador 03
	55 segundos
	Operador 04
	45 segundos
	Operador 05
	30 segundos
	
	
	Tempo Ciclo
	???????
Calcule a Taxa de Balanceamento:
A taxa de balanceamento é um cálculo que demonstra o quanto o processo produtivo esta balanceado, isto quer dizer, é um parâmetro para avaliarmos o quanto esta ocorrendo de desperdício e a possibilidade de realização de melhorias, para obter um balanceamento equilibrado das atividades.Total dos Tempos das Atividades
 Taxa de Balanceamento (%) = ___________________________________________________    x 100                                                                
                                                        Tempo da Atividade Gargalo x Quantidade de Operadores
	
	69,09%
Questão 3/5 - Mapeamento de Processos
Com relação aos fluxogramas estudados, existem algumas variações (ou tipos) que são utilizadas em função da necessidade daquilo que se quer mapear. Entre estes tipos de fluxograma, podemos citar:
	
	Fluxograma simples, fluxograma funcional ou de raias e diagrama de blocos;
Questão 4/5 - Mapeamento de Processos
O diagrama abaixo é relativo a um mapeamento de um processo simples. De acordo com conhecimentos obtidos sobre notações (ou linguagens) referente a mapeamento de processos, pode-se afirmar que:
II- O ponto 3 significa a necessidade de um relatório para que o processo avance e o Ponto 1 refere-se a uma condição de decisão.
III- O ponto 2 refere-se a um conector de rotina, enquanto o ponto 3 significa que algum documento deve ser gerado para sequência do processo.
Questão 5/5 - Mapeamento de Processos
Assinale a alternativa correta
O Fluxograma acima representado pode ser classificado como sendo:
	
	Fluxograma ANSI
Questão 1/5 - Mapeamento de Processos
Uma empresa não fabrica produtos. A empresa produz e entrega valores. O que o cliente compra e recebe é um valor, e não somente um produto, portanto o que é valor para o cliente? Em resumo, valor é tudo aquilo que o cliente está disposto a pagar, o resto é desperdício (Silva, 2008). Para se enxergar e distinguir valor em um processo qualquer se faz uso de uma técnica denominada mapeamento do fluxo de valor. No que diz respeito ao mapeamento do fluxo de valor, pode-se afirmar que:
II- É uma ferramenta para mapear fluxos produtivos e identificar desperdícios.
IV- É uma ferramenta da produção enxuta.
Questão 2/5 - Mapeamento de Processos
Conforme visto em princípios de análise de melhoria contínua, em um trecho da frase de Deming é dito que “não se gerencia (ou não se administra) aquilo que não se mede”. Isto remete a elaboração de indicadores. Partindo desse pressuposto, dê uma resposta ao problema abaixo:
Em um restaurante, se produzem 10.600 refeições por mês e o consumo de energia elétrica é de 26.000 kWh por mês. O proprietário precisa estabelecer uma meta de consumo e quer utilizar estes dados como base para criar um indicador de energia elétrica por refeição. Como seria o indicador ideal para demonstrar / prever o consumo em função de cada refeição produzida?
	
	2,45 KWh por refeição
Questão 3/5 - Mapeamento de Processos
De uma forma geral, fica claro que o fluxo contínuo apresenta vantagens sobre a produção por lotes, no entanto como proceder em casos em que haja grandes diferenças de tempos de ciclo ou processos que não podem ficar próximos uns dos outros? Para resolver este problema existe uma técnica relativamente simples, mas que apresenta ótimos resultados. 
Assinale abaixo a alternativa correta que demonstra a técnica que resolve o problema acima.
	
	Kanban, que cria pequenos supermercados no sistema produtivo ;
Questão 4/5 - Mapeamento de Processos
A empresa SASP Ltda. é uma fabricante de peças plásticas para indústria automotiva. O Sr. Silva, diretor industrial está com sérios problemas no sistema produtivo. Para mudar esta situação, ele estudou minuciosamente o sistema Toyota de Produção e formou um time, juntamente com o apoio de uma consultoria.
Neste momento, o grande problema que ele está enfrentando refere-se a demandas irregulares em função de modelos diferentes de peça, o que faz com que gere muito estoque para atendimento da demanda total de cada modelo / cliente dentro do mês.
Para resolver este problema, além de se alterar a filosofia interna da empresa (fluxo unitário de peças, produção puxada, etc), algumas ferramentas e princípios da produção enxuta podem ser utilizados. Dentre eles podemos destacar:
	IV.
	Nivelar a produção e reduzir os tempos de setup.
Questão 5/5 - Mapeamento de Processos
Conforme já comprovado por estudos, o mapeamento do fluxo de valor é de grande importância para o sucesso de qualquer empresa. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que cita corretamente os itens que devem ser levados em conta na elaboração de um mapa de fluxo de valor:
	
	Visão do cliente, visão dos processos e visão dos fluxos de materiais e informações.
Questão 1/5 - Mapeamento de Processos
Para se ter um ponto de partida na análise dos processos de negócio, é necessário que se analise os mesmos. Uma empresa, para controlar a qualidade, utiliza três ferramentas. A ferramenta X contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta Y é um gráfico de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta Z é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema. Considerando o que foi descrito, avalie as seguintes afirmações:
I. A ferramenta X é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito;
II. A ferramenta Y é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais;
III. A ferramenta Z é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).
Questão 2/5 - Mapeamento de Processos
Com relação a possível solução para modelo do estado futuro (To-Be) baseado no “Pensamento Lean”, pode-se afirmar que são verdadeiras a (s) seguinte (s) alternativa (s):
I. Parte do pressuposto que nada deve interromper ou retardar a cadeia de valor de um processo produtivo
III. Foco nas atividades que agregam valor e eliminação das atividades que não agregam valor. Se o gatilho é o resultado alvo de indicadores, para obtenção de um bom resultado as atividades que não agregam valor, na medida do possível devem ser eliminadas
Questão 3/5 - Mapeamento de Processos
A segunda maior rede internacional de restaurantes do mundo, o Mc Donald’s (atrás apenas da rede Subway), opera em mais de 100 países, cada qual com seus costumes e culturas diferentes. Só no Brasil, a rede possui mais de 1.000 pontos de venda.
Entre os motivos de sucesso da rede, alguns estão sustentados por melhorias. Dentre os princípios de melhoria utilizados pelo McDonald’s que pode-se afirmar que são pontos de referência da marca, podemos destacar:
III. Padronização dos processos e redução no tempo de ciclo.
Questão 4/5 - Mapeamento de Processos
Baseado nestas afirmações, assinale a alternativa correta:
I. Melhoria contínua envolve investimento menor, porém maior esforço de manutenção, enquanto que inovação envolve investimento maior, porém menor esforço de manutenção.
III. Melhoria contínua é útil na economia de crescimento gradual e a inovação adapta-se melhor a economia de crescimento rápido.
Questão 5/5 - Mapeamento de Processos
A empresa RCP Automotive é uma indústria de médio porte (aproximadamente 350 funcionários) fabricante de peças automotivas e não está conseguindo atender a demanda dos clientes. Seu diretor industrial, Sr. Belmiro, solicitou a uma empresa de consultoria qual seria o caminho para atender as solicitações dos clientes. Entre as soluções propostas após o mapeamento estavam algumas relativas a automatização de processos, aumento da área de estoque, entre outras. No entanto, para se melhorar a produtividade de uma empresa, antes de qualquer ação é necessária a seguinte análise:
	
	Análise nos pontos de gargalo;

Continue navegando