Buscar

trab fisiologia veg

Prévia do material em texto

Após ler atentamente os trabalhos acima mencionados, defina os seguintes termos com base no contexto em que se apresentam nos artigos.
Solo distrófico 
São solos muito ácidos, onde a saturação de bases é inferior a 50%. São solos de média ou baixa fertilidade.
Escleromorfismo
Acontece em plantas do cerrado, pois o solo do cerrado contém uma grande quantidade de alumínio. Isso faz com que a planta adquire uma forma tortuosa causada por grande quantidade de alumínio, portanto o solo se torna mais acido.
 Biomassa
A biomassa é constituída de substancias orgânica, ou seja, de animal e vegetal. Seu objetivo principal é a produção de energia. Ela aproveita toda luz solar através da fotossíntese onde acontece a conversão da radiação solar em energia química. Portanto a biomassa é matéria prima renovável que se transforma em energia e em biocombustíveis. O óleo extraído de grãos pode gerar biodiesel e bioquerosene de aviação , e da cana de açúcar além de produzir o açúcar e o etanol, também se obtém energia elétrica. 
Produção primária
É usado para definir o processo no qual o organismos autrotóficos (algas, plantas e certas bactérias) produzem matéria orgânica nova, ou seja as industrias extraem e retiram esses recursos naturais para produzir algum produto. 
Serapilheira
A serrapilheira acontece nas florestas, ela é formada por uma grande camada de folhas, arbustos, caules, cascas de frutos, fezes de animais e ate restos de animais em decomposição. Essa camada serve como fonte de nutrientes, tem a função de enriquecer o solo favorecendo a vegetação. Serve também como abrigo de sapos, aranha e cobras. Fungos e bactérias agem na decomposição dessa matéria orgânica, mas outros seres vivos também contribuem com esse processo como: minhocas, lesmas, formigas dentre outros insetos.
Solo mesotrófico
É um solo rico em cálcio, mas contém outros nutrientes. Quando o solo é rico em cálcio o teor de aluminio é baixo com isso a planta obtém grandes benefícios em função disso, pois essa planta aproveita o cálcio para crecer.
Fitossociologia 
É o estudo das comunidades vegetais do ponto de vista florístico, ecológico, e histórico. 
Composição florística
Se aplica a composição florística quando o pesquisador irá fazer um levantamento florístico das espécies estudadas. Usa-se muito em floresta.
Comunidades vegetais
São métodos usados para delimitar e descrever onde há grande vegetação. O principal objetivo é comparar os ambientes, e constatar a variação de vegetação. 
 Lixiviação 
É um processo que chamamos de lavagem do solo através das grandes chuvas, ou seja, leva o deslocamento de minerais solúveis ( fósforo,cálcio, nitrogênio, entre outros. ) para camadas mais profundas do solo. 
Calagem 
Esse processo se inicia na preparação do solo para o plantio agrícola. Tem como objetivo eliminar a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio para as plantas. Tem a função aumentar o fósforo e diminuir o alumínio e o manganês. 
Plantas hemiparasitas
São plantas que vivem em um hospedeiro. Ela faz sua fotossíntese mais retira apenas seiva bruta de seu hospedeiro.
Xeromorfismo
É o estudo das plantas xerófilas. Essas plantas se adaptam em regiões secas e de pouca água, 
Área basal das plantas
Usa-se área basal para calcular a altura de uma determinada árvore. Existem várias fórmulas diferenciadas para fazer o cálculo.
Características edáficas 
Esta ligada com a decomposição enzimática de restos de organismos.
Antrópico 
Esse termo está relacionado a tudo que o ser humano resulta, ou seja,  se nosso universo não fosse compatível com a vida, não estaríamos aqui para nos maravilhar com ele.
Explique as teorias intituladas ‘’escleromorfismo oligotrófico e oligotrifismo aluminotóxico’’.
Essas teorias se deram com a pesquisa de Goodland e Pollard em 1973, pois observaram que havia uma relação negativa e significante entre o mesmo gradiente de concentração e aluminio. Porem encontraram correlação negativa significativa entre o aluminio e teores Ca++ e K++. Com isso concluiram que o aluminio no solo competeria com as bases brocáveis pelos mesmos sitios de troca coloidal no solo, o que moveria o emprodecimento ainda maior no solo do cerrado. 
3) Com relação a toxicidade e acumulação de alumínio nos tecidos vegetais, o que o estudo aponta para as plantas nativas do cerrado? 
Segundo o artigo ‘’ nutrição mineral de plantas nativas do cerrado’’ através de pesquisas feitas durante os últimos vinte anos, o solo do cerrado tem aspectos negativos de baixa fertilidade e uma quantidade enorme de alumínio. E há poucos nutrientes nas folhas.

Continue navegando