Buscar

Feminicídio no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Feminicídio no Brasil
O Brasil é o sétimo país no mundo que mais mata mulheres, simplesmente pelo fato de serem mulheres, logo é o sétimo país em que mais ocorrem feminicídios no mundo. De caráter misógino, esse tipo de homicídio matou, entre 2001 e 2010, cerca de 50 mil mulheres, entretanto, somente em março desse ano passou a ser considerado um qualificador do homicídio. 
É indignante o fato de mesmo estando em sétimo lugar no ranking mundial do feminicídio, somente esse ano começarmos a julga-lo como homicídio qualificado. No entanto ao olharmos para a cultura machista que o Brasil possui, podemos ter uma ideia do motivo que levou demorarmos tanto tempo para mudarmos nossa legislação sobre isso. Nosso país tem incríveis 86,88% da população católica ou evangélica, e como é de conhecimento geral, as religiões que possuem a bíblia como base, não costumam ser muito respeitadoras com o papel feminino.
Toda a liturgia que rodeia o papel feminino na educação cristã prega que a mulher é auxiliadora do cabeça da casa, no caso o homem, é a companheira saída de suas costelas, a cuidadora dos afazeres domésticos, ou seja, a mulher perante os seguidores dessas religiões dificilmente se encontra em primeiro plano. Essa educação deixa a mercê social qualquer ser humano que nasça com uma vagina entre as pernas. Igualdade de direitos é algo que estamos longe de ver e viver. A necessidade de cuidarmos com que roupa nossas crianças e jovens saem de casa para que não nos preocupemos tanto com o rico delas eventualmente serem estupradas, ou mortas.
O Brasil perante esse tema, ainda é um país de terceiro mundo, a escória social, fechamos os olhos e fingimos não ver que a cada uma hora e meia uma mulher morre, vítima de feminicídio em nosso país ou que a cada onze minutos uma mulher, jovem, menina, é estuprada no Brasil. São dados retirados do G1, maior portal de notícias do país, e ainda assim, fingimos desconhecer a intensidade dos dados.

Outros materiais