Buscar

Modelo notícia BII (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
Tecnologias e suas inovações 
 Isabele de Mattos Pimentel, RU:1791427
Uninter – São Borja
Data 
 
 Imagem da Internet.
A tecnologia tras benefícios tanto para os estudantes que podem buscar por conhecimentos mais facilmente, quanto para as escolas, que podem embasar suas decisões pedagógicas em dados. O uso dessas informações para planejar, desenhar, e implementar ações pedagógicas é outra característica comum nas escolas de sucesso. 
A tecnologia, neste caso, pode ajudar a conseguir esses dados de uma maneira muito simples, clara e profunda , tanto por meio de avaliações de grande porte quanto no controle das tarefas do dia a dia. Usar tecnologia em sala de aula, na escola, em casa e nas ruas faz parte da rotina de muitos estudantes hoje em dia. Haja vista, que as tecnologias tenham um papel importante no ensino-aprendizagem. Sempre será necessário um professor para dar conhecimento científico aos alunos, proporcionando-lhes a mediação do conhecimento. 
Com a utilização da tecnologia digital no ensino-aprendizagem surgiram novas possibilidades o acesso aos diferentes níveis e modalidades de ensino. Com as novas tecnologias , como a internet e ambientes virtuais de aprendizagem, alunos e professores estão frente a um novo modo de ensinar e aprender , rompendo barreiras com a criação de novos espaços de aprendizagem. Quando o professor convida o aluno a um estudo virtual de informações , ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas acima de tudo contribui pedagogicamente para inclusão desse educando na tecnologia digital. 
O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, é importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento. 
Novas ferramentas tecnológicas tem potencial para promover a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno. A tecnologia está transformando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e , até mesmo, como exercemos a nossa cidadania. Agora é a vez de mudarmos também a maneira como aprendemos e ensinamos.
A tecnologia estimulam trocas de informações entre professores e alunos para desenvolver atividades e trabalharem conteúdos curriculares. Também existem ferramentas que permitem ao professor fazer a gestão da sala de aula, incluindo recursos que organizam planos de aula, gerenciam o recebimentos de tarefas escolares e fazem a correção de provas. Isso permite que os educadores tenham mais tempo para se dedicar á pratica pedagógica e ao planejamento de projetos. 
As tecnologias estão presentes no cotidiano tanto dos professores quanto para os alunos. Portanto, os educadores devem estar preparados para incluir esses recursos e compreendê-los como ferramentas que podem auxiliar a educação, assim como os demais instrumentos que os professores já possuem à sua disposição. 
São recursos móveis e didáticos que auxiliam e aprimoram as propostas em sala de aula, promovendo a inclusão dos alunos aumentando a frequência dos estudantes em sala de aula , que , estimulados pelo uso da tecnologias que lhes são familiares fora do ambiente escolar, tendem a aumentar o nível de atenção.
Entre os principais benefícios que os meios digitais proporcionam, estão o desenvolvimento do diálogo entre professores e alunos e a extensão da sala de aula , já que é possível ter contato com o universo escolar fora do horário acadêmico. Somando a isso, temos também os recursos que estão disponíveis em tabletes, smartphones, e computadores, via a internet, que estimulam os alunos a estudarem de forma prazerosa e se sentirem incluídos no âmbito educacional. 
Essa proposta de trabalho tem o objetivo de desenvolver um diagnóstico sobre a forma como professores utilizam os recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Acredita-se que a tecnologia ao seu alcance como ferramenta pedagógica necessária contribuindo didaticamente para obtenção de maior atenção, e consequentemente , do uso adequado e coerente com o conhecimento escolar e o próprio currículo.
Portanto, o uso da tecnologia educacional liga-se à qualidade do ensino. Novas tecnologias permitem aplicabilidades pedagógicas inovadoras que podem contribuir para resultados diferenciados. Durante o desenvolvimento desse trabalho, pretende-se estudar a relação das tecnologias educacionais existentes nas escolas com a forma variadas de ensino aprendizagem realizadas pelos professores dentro e fora das salas de aulas e as formas corretas para que haja uma melhora significativa no ensino aprendizagem.

Outros materiais