Buscar

APOL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estado e Serviço Social no Brasil
Dentre os contratualistas, diferentemente de Hobbes, John Locke não pressupõe que o Estado de Natureza é ruim, há apenas o inconveniente de que, pelo fato de todos serem legisladores, não há uma medida da aplicação correta destas leis. Desta forma, Locke defende que:
	XA	O estado de natureza é social e político, pois ele não pressupõe uma ausência total das leis e regras, mas sim que os homens vivem aplicando suas próprias leis.
	B	As leis naturais no estado de natureza pressupõem uma permanência na legislação e na constituição de direito.
	C	Hobbes e Locke, dois autores contratualistas, defendem o estado democrático de direito e uma sociedade presente e organizada.
	D	Para Locke, o estado de natureza é unicamente social e político, e os homens, consentem e permitem a formação do Estado natural com total apoio e aprovação do estado político.
Questão 2/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
A seguridade social prevista na Constituição de 1988, como sistema de proteção social brasileiro, traz em seu bojo duas dimensões: uma contributiva (necessidade da contrapartida dos rendimentos do trabalho assalariado para sua garantia) e, outra, não contributiva (sem necessidade da contrapartida, disponível para todos os cidadãos que dela necessitem).
Assinale a alternativa correta.
 
	A	Considerando a dimensão contributiva, basta que o cidadão esteja trabalhando com registro na Carteira de Trabalho para ter garantido todos os direitos da seguridade social, sem, no entanto, despender valores para obter tal benefício.
	XB	A assistência social, bem como a saúde, são direitos sem a necessidade de previa contribuição, por isso são direitos universais, disponíveis a todos os cidadãos que deles necessitar.
	C	A Assistência Social é um sistema de proteção que exige do trabalhador uma contribuição periódica e mensal à Previdência Social e um de seus objetivos é o amparo às crianças e adolescentes carentes.
	D	Pessoas portadoras de deficiência terão direito à habilitação e reabilitação, devendo, no entanto, procurarem sua integração à vida comunitária por si mesmos.
Questão 3/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Acerca do Direito à Assistência Social marque a alternativa correta.
	A	A Constituição de 1934, promulgada durante o governo de Getúlio Vargas, ineditamente traz em seu bojo diretrizes sociais, dentre elas o direito de voto às mulheres e o direito de acesso à saúde de modo amplo e irrestrito.
	B	A Legião Brasileira de Assistência, criada em 1942, passava, então, a integrar as organizações assistenciais do pais, em uma espécie de “simbiose” da iniciativa público e privada, cuja lógica ainda era a de qualificar os assistidos para a superação de suas vulnerabilidades.
	C	A ideia de Vargas, com a criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), era de ganhar credibilidade das classes mais abastadas, pois a LBA tinha um caráter assistencialista e visava atender, primeiramente, os familiares dos pracinhas que foram para guerra, para posteriormente, atender a população pobre.
	XD	É a partir da Constituição em 1988, que a assistência social passa a ser considerada um direito social, que também é um direito fundamental, visando atender as demanda postas pela “questão social”, tão negligenciada
Questão 4/5 - Estado e Serviço Social no Brasil
Dentre os contratualistas estudados até o momento, Jean-Jacques Rousseau (1712–1778) destaca-se por suas ideias e difere-se da maioria pelos argumentos e comentário, chegando a ser definido como o autor precursor do socialismo utópico. Nesse contexto, a principal obra de Rousseau se destaca por ser:
	A	O Capital, 1867.
	B	O Leviatã, 1651.
	C	O príncipe de Maquiavel, 1532.
	XD	Do Contrato Social, 1762.
Questão 5/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Sobre a organização da Assistência Social, analise as proposições e escolha a alternativa correta.
 
 I - ( ) Tanto a proteção social básica como a especial serão ofertadas pela rede sócio assistencial, de forma não integrada e centralizada pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), respeitadas as especificidades de cada ação.
 II - ( ) A proteção social básica, de natureza preventiva, e que diz respeito ao conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social, visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
III - ( ) A proteção social especial, atinente ao conjunto de serviços, programas e projetos tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direitos, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.
IV - ( ) A operacionalização da assistência social, prevista no artigo 6º da LOAS, se dará na forma descentralizada e participativa.
	A	Todas as alternativas são verdadeiras.
	B	Somente os itens I e II são verdadeiros.
	XC	Somente os itens II, III e IV são verdadeiros.
	D	Todos as alternativas são falsas.

Outros materiais