Buscar

APOL 2 SERVIÇO SOCIAL

Prévia do material em texto

APOL 2
Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
A Filosofia do Período Moderno é caracterizada, dentre outras coisas, pela diversidade de filósofos, bem como da temática tratada pelos mesmos. Duas correntes filosóficas rivalizaram nesse período quanto à origem do conhecimento: racionalistas inatistas e racionalistas empiristas. Os principais campos investigados nesse período foram: Filosofia Política, Epistemologia, Ética, Filosofia da Ciência. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
A - O filósofo alemão Immanuel Kant realiza uma revolução copernicana no pensamento, afirmando que o objeto é o centro do conhecimento e o sujeito o circunda.
B - Segundo os filósofos Jean Bodin e Jacques Bossuet, o poder dos reis é de origem divina e não cabe ser questionado, assim como a vontade de Deus.
C - Segundo os filósofos contratualistas John Locke, Jean Jacques Rousseau e Thomas Hobbes, para uma sociedade funcionar, há a necessidade de um contrato entre o Estado e seus cidadãos, para que esses últimos possam conservar sua liberdade natural.
D - Segundo Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, o ser humano é mal por natureza e, a existência de um contrato social, controlaria seus impulsos de agressividade.
Questão 2/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
“a elite dominante brasileira sempre soube assumir um compromisso equilibrado entre as pressões para a mudança, [...] Ela só falhou em um único episódio, o da abolição da escravidão, do qual os jovens republicanos se aproveitaram explorando os ressentimentos dos grupos prejudicados para provocar a mudança do regime.”
 
FREIRE, G. Ordem e Progresso. São Paulo: Cia das Letras, 2010. p.17
Ao libertar os escravos, o Império alcançou grande prestígio popular mais perdeu uma de suas principais bases. Que base foi essa?
A - Os militares
B - Os republicanos
C - A Igreja
D - Os fazendeiros
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
No que diz respeito à justiça distributiva de Aristóteles, analise as assertivas abaixo.
I.  O princípio do justo meio, que Aristóteles defende para a moral, também o defendia no campo da política, pois a cidade justa é aquela que age com equilíbrio.
II.  Em que pese a defesa e importância do princípio do justo meio para Aristóteles, este era defendido, única e exclusivamente, no campo da moral. 
III.  Para Aristóteles, a justiça distributiva se baseia no princípio de que é necessário tratar desigualmente os desiguais, para torná-los iguais.
 Está correto o que se afirma em:
A - I, II e III estão corretas.
B - I e II estão corretas.
C - Apenas a II está correta.
D - I e III estão corretas.
Questão 4/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o seguinte fragmento: “Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais, dada a maneira como abordavam o assunto, se dividiam entre racionalistas e empiristas. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos” (Empirismo e Racionalismo. Ricardo Ernesto Rose. Disponível em: <http://www.consciencia.org/empirismo-e-racionalismo>. Acesso em 12 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta.
A - Também chamado de racionalismo inatista, segundo o inatismo, os sentidos não são uma fonte confiável de conhecimento, sendo melhor confiar naquilo que a razão pode conhecer.
B - Segundo o empirismo, em oposição ao racionalismo inatista, o conhecimento é produzido a partir das experiências que realizamos por meio dos nossos órgãos dos sentidos.
C - Segundo o inatista Rene Descartes, nossas ideias são de três tipos: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
D - Aristóteles, discípulo de Platão e seu continuador, sistematizará o racionalismo inatista lançando as bases lógico-formais do racionalismo inatista.
Questão 5/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
A Proclamação da República se deu diante de duas forças muito diferentes social e ideologicamente: uma, representada pelos  partidos regionais, de  elites, preocupadas com o desenvolvimento de suas regiões; outra força, representada pelos miliares. Quais foram as propostas de cada uma destas duas forças diante deste fato histórico? Assinale a alternativa correta:
I - As elites pretendiam centralizar o poder nas mãos do presidente assegurando cargos e recursos
II – os militares pretendiam a descentralização do poder assegurando as regiões independência de governo
III – elites e militares lutavam pela descentralização pois com isso ambas as forças seriam reconhecidas em seu poder e interesses nas bases regionais
IV – as elites pretendiam um governo descentralizado assegurando o desenvolvimento regionalizado
V – os militares pretendiam um governo centralizado assegurando a unidade nacional
A - Somente as alternativas I e II estão corretas
B - Somente a alternativa III está correta	
C - Somente as alternativas IV e V estão corretas
D - Somente as alternativas II e IV estão corretas

Continue navegando