Buscar

Apol 2 politicas sociais criancas adolescentes e mulheres

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 2- Políticas Sociais Criança Adolescentes e Mulheres
Questão 1/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
No tema 4 da aula 2, vimos que o Estatuto da Criança e do Adolescente possui alguns pilares fundamentais. Analise as afirmativas abaixo que versam sobre tais premissas e escolha a alternativa correta:
 I. Reconhece a criança e o adolescente como objeto do mundo adulto e da intervenção estatal.
II. Separa medidas socioeducativas de medidas protetivas, dispensando atendimento diferenciado para aqueles que violam direitos e aqueles que têm seus direitos violados. 
III. Traz como regra a horizontalidade das relações institucionais, não sendo mais o Poder Judiciário (Juiz de Menores) o centro da política de atendimento.
	A	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	B	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Ao contrário do que afirma a assertiva I, as crianças e adolescentes, a partir do Estatuto, deixam de ser vistas como objeto para serem vistas e entendidas como sujeitos de direitos.
	C	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	D	Apenas a alternativa III está correta.
Questão 2/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
A primeira lei brasileira direcionada especificamente à criança e ao adolescente, a qual tinha como premissa básica “salvar” as crianças por meio da disciplina e do trabalho, promulgada em 1927, era conhecida como (item estudado no tema 2 da aula 2):
	A	Código de Menores Mello de Mattos
A primeira lei direcionada para a criança e o adolescente no Brasil foi o Código de Menores Mello de Mattos, o qual consolidou os princípios trazidos pela Declaração de Genebra de 1924.
	B	Estatuto da Criança e do Adolescente
	C	Lei da Convivência Familiar e Comunitária
	D	Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
Questão 3/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
No tema 2 da aula 2, observou-se que na década de 1960 foi iniciada uma discussão no Brasil acerca do fato de que os Juízes de Menores deveriam apenas aplicar as medidas cabíveis e controlar o sistema de justiça juvenil, mas não deveriam ser os reponsáveis por executar a política de atendimento e gerir as instituições voltadas às crianças e adolescentes. Esta discussão provoca o Estado a criar uma instituição em âmbito nacional, responsável pelas políticas de proteção à infância, fora do Poder Judiciário. Que instituição era esta:
	A	Centro de Socioeducação – CENSE
	B	Fundação de Proteção à Criança e ao Adolescente
	C	Legião da Boa Vontade – LBV
	D	Fundação de Bem Estar do Menor – FUNABEM
Por meio da FUNABEM, o Estado assume a responsabilidade de organizar e executar a política de atendimento à criança e ao adolescente, retirando esta função até então associada ao Juizado de Menores e às Organizações da Sociedade Civil.
Questão 4/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
No tema 1 da aula 2, viu-se que as primeiras políticas estatais de atenção à criança e ao adolescente após a Proclamação da República do Brasil, no início dos anos de 1900, foram os Institutos de Menores, os quais tinham como objetivo ser institutos de reforma social. A intenção destes estava cercada por um ideário essencialmente político, vinculado ao desenvolvimento do capitalismo no Brasil, preparando as crianças e os adolescentes para serem “úteis” a este processo. Qual era o foco destas primeiras instituições?
	A	Atender às crianças moralmente abandonadas, visando a evitar que estas se afastassem dos preceitos da disciplina e do trabalho, visando a moldá-los para serem produtivos.
O foco era ensinar as crianças a “ser gente”, acreditando que o aprendizado do trabalho, de um ofício, os tornaria adultos produtivos e que contribuiriam para o desenvolvimento do capital no Brasil. Mas este projeto era direcionado àqueles ditos “moralmente abandonados”, os quais supostamente os valores ensinados (ou não) pelas famílias os afastavam da disciplina e do trabalho.
	B	Ensinar as crianças e adolescentes a serem cultos e civilizados, por meio do aprendizado de português, literatura e história, visando a atender aos preceitos do capital.
	C	Ensinar todas as crianças a ler e escrever, visando a zerar o índice de analfabetismo no país.
	D	Salvar as crianças moralmente abandonadas por meio do aprendizado da religião.
Questão 5/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
De acordo com o art. 227 da Constituição Federal, estudado no tema 3 da aula 2, de quem é o dever de assegurar os direitos da criança e do adolescente?
	A	Apenas do Estado.
	B	Do Estado, da Família e das Organizações da Sociedade Civil
	C	Da Família, da Sociedade e do Estado
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)
	D	Apenas da Família.

Continue navegando