Buscar

Conceito de Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceito de Ética
De uma forma simplificada, pode-se definir o termo ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. Podemos dizer também que ética e “filosofia moral” são sinônimos.
O que é?
O uso popular do termo ética tem diferentes significados. Um deles sempre mencionado, é que ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo ou grupo de indivíduos.
 
A expressão ética pessoal é normalmente aplicada em referência aos princípios de conduta das pessoas em geral. 
No mesmo sentido, a expressão ética profissional serve como indicativo do conjunto de normas que orientam a conduta dos integrantes de determinada profissão
Diferentes significados
Ao preparar o Imposto de Renda, um indivíduo pode se deparar com o dilema de ter que escolher sonegar ou não.
O caso da bomba atômica. Do ponto de vista dos EUA, das tropas combatentes e dos fabricantes, a produção e lançamento dessa bomba sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki constituíam uma atitude ética. É claro que tal posição não era compartilhada pelos japoneses nem pelas entidades oposicionistas norte-americanas.
Exemplos:
Para bem entender o que é a Ética, cumpre citar alguns conceitos clássico desse ramo da Filosofia, bem como recordar a origem do termo.
As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos que significa “modo de ser” ou “caráter e a palavra latina mores que significa “relativo aos costumes”
Conceito de Ética
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
A Moral e A Ética
O termo ética assume diferentes significados, conforme o contexto em que os agentes estão envolvidos. Uma definição particular diz que a “ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam as atividades e aos objetivos da empresa comercial. 
Expressam valores concernentes ao tipo de conduta que os homens devem ter em resposta a dada situação. 
Exemplos:
Não se deve sonegar na declaração do Imposto de Renda;
Um parlamentar não deve subscrever emendas ao Orçamento Fiscal que de alguma forma o beneficiem;
Um auditor não deve integrar a equipe de trabalho que verifica as contas de um cliente do qual seja amigo pessoal.
Julgamentos normativos
São neutros, eles descrevem, nominam, definem, reportam, e fazem predições a respeito de certo estado de coisas.
Exemplos:
Sonegar ou não na declaração do Imposto de Renda é uma atitude individual;
Você teve prejuízo com seu investimento.
Julgamentos não normativos
Como um ramo da Filosofia, a Ética a influenciou e foi por ela influenciada.
Na ética normativa, distinguem-se dois grupos principais de filósofos: os deontologistas (do grego déontos, “de obrigatório”); e os teleologistas (do grego teleíos: “no fim”, “final” (causa).
Relação com a Filosofia
Têm como conceito básicos o direito e o dever, e assumem que as definições de moral derivam desses conceitos fundamentais
Os deontologistas
Têm na bondade e valor os conceitos axiológicos básicos que detectam de onde vem a bondade intrínseca. Os teleologistas enfatizam o cálculo das consequências de cada ação, entre várias alternativas possíveis.
Os Teleologistas
Do grego axiós, “digno”, “util” acham que certas ações são corretas por causa do valor da bondade que eles inerentemente contém, como a alegria ou prazer, e não meramente por causa da bondade e suas consequências.
Os Axiologistas
Os filósofos têm procurado, ao longo do tempo analisar o conceito de moralidade de per si (no sentido em que a moral contrasta com o amoral, em lugar o imoral).
Assim eles se perguntam, em que a intensidade a instituição da moralidade difere de outros sentimentos de pessoas ou de outras instituições da sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando