Buscar

Doença de chagas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTORIA DA DOENÇA DE CHAGAS
Em 1909, com apenas trinta anos, Carlos Chagas pisou em Lassance, Minas Gerais, com dois grandes pesos em sua bagagem: os rumores sobre um surto de sífilis que afligia a região e a humildade de sua ciência, que precisou apenas de um microscópio monocular para provar ao mundo a importância do método em sua descoberta. 
O Mal que carrega o nome de Chagas é o fruto de um grande bem que sua atitude curiosa trouxe à humanidade. Sua observação minuciosa revelou um aspecto que passava despercebido aos olhos de todos os médicos que se arriscaram na tentativa de encontrar a causa do suposto surto de sífilis. Chagas, foi o único a perceber que a saúde dos trabalhadores da Estrada de Ferro da Central do Brasil estava muito debilitada para disseminar a doença em tamanha proporção. Especialista em Malária (doença majoritariamente vetorizada por insetos), seu conhecimento o levou a questionar a infestação daqueles percevejos listrados muito comuns na região – os famosos barbeiros –, que durante a noite costumavam picar o rosto das pessoas; fato que coincidia com a grande ocorrência de adoecidos, cujos sintomas incluíam as manchas cutâneas e, em casos mais graves, disfunções cardiovasculares.
Numa cidade onde as casas eram predominantemente construídas de madeira e barro, com inúmeras frestas para que os barbeiros pudessem se aninharem, não foi difícil capturar alguns deles e averiguar sua capacidade de vetorizar a doença em questão. Durante a análise, o médico encontrou diversos parasitas (trypanossoma cruzi) no tubo digestivo dos insetos, levando a hipótese de sífilis por água abaixo.
Esse encontro do Adote um Cientista ilustrou não apenas uma relação ecológica negligenciada, mas a história fascinante de um homem e seu pensamento pontual quanto à investigação científica de um organismo desconhecido. Chagas provou que não se faz ciência sem uma boa hipótese e sem um método experimental coerente.
Samuel contou aos jovens do Adote que, mesmo após completar cem anos, a Doença de Chagas ainda não é foco do mercado farmacêutico. Por esse motivo, ainda hoje milhares de hospedeiros (seres humanos) do T. cruzi não recebem tratamento e acabam passando por complicações viscerais que podem levar à morte.
O QUE É A DOENÇA DE CHAGAS ? 
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, Há duas fases clínicas da doença de chagas: aguda, que pode ou não ser identificada, evoluindo para uma fase crônica caso não seja tratada com medicação específica. No Brasil, há predominância dos casos crônicos, por causa da transmissão vetorial domiciliar que ocorreu há tempos.
Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.
O parasita instala-se no miocárdio , provocando destruição de fribas cardiacas – coração aumenta de tamanho e tem sua contração reduzida . O parasita pode afetar o cérebro , parede do esôfago e instestino.
A Doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase americana e chaguismo. O termo “Trypanosoma cruzi”, foi o nome dado por seu descobridor, Carlos Chagas, um cientista brasileiro, para homenagear outro cientista brasileiro também: Oswaldo Cruz. Recebeu esse nome graças ao seu descobridor, o médico brasileiro Carlos Chagas – indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. 
Sinônimo : Moléstia, mal de chagas ou tripanossomíase americana:
Vetor : Barbeiro ou chupança ( dos gêneros triatoma e Panstrogylos).
AGENTE ETIOLÓGICO 
A Tripanossomíase é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi ,
É Caracterizado pela presença de um flagelado .
No sangue dos vertebrados , o T.Cruzi se apresenta sob a forma de tripomastigote , que é extremamente móvel , e nos tecidos, como amastigotas.
No tubo digestivo dos insetos vetores , ocorre um ciclo com a transformação do parasita, dando origem as formas infectantes presente nas fezes . 
Trypomastigote
 
Epimastigote
Amastigote
 Trypanosomatidae oque é?
Trypanosomatidae é uma família de protozoários com um único flagelo pertencente a ordem Trypanosomatida. O nome tem origem no grego trypano e soma por causa do movimento em forma de rosca executado por algumas espécies. 
TRANSMISSÃO
Pelo inseto vetor ;
Através de Picada do inseto hospedeiro, barbeiro 
Transfusão de sanguínea ;
Transmissão Congênita ;
Acidentes em Laboratórios;
Transmissão Oral ;
Coito;
Transplante.
Doença de Chagas : Ciclo de vida do Trypanossoma cruzi
1
4
5
6
3
7
2
8
SINTOMAS 
Os sintomas do paciente da Doença de Chagas vão depender de qual fase ele se encontra: aguda ou crônica. No local da picada pelo barbeiro , A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:
Febre
Mal-estar
Inchaço de um olho
Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto
Fadiga
Irritação sobre a pele
Dores no corpo
Dor de cabeça
Náusea, diarreia ou vômito
Surgimento de nódulos
Aumento do tamanho do fígado e do baço.
TRATAMENTO
A droga disponível no Brasil é o Benznidazol ( comp.100mg), que deve ser utilizado na dose de 5mg/kg/dia (adultos ) e 5-10mg/kg/dia (Crianças, divididos em 2 ou 3 tomadas diárias . Durante 60 dias .
O Nifurtimox pode ser utilizado com alternativa em casos de intolerância ao Benznidazol , embora seja um medicamento de difícil obtenção 
O tratamento Sintomático depende das manifestações clínicas , tanto na fase aguda como na crônica .
Nas formas digestivas , pode ser indicado tratamento conservador (dietas , laxativos , lavagens) ou cirúrgico, dependendo do estágio da doença.
PRENVENÇÃO
A prevenção é feita tomando-se medidas para evitar que o inseto penetre nas casas e forme uma colônia.
 As frestas de telhados e paredes devem ser eliminadas. 
Pode-se também usar mosquiteiros e telas para evitar que o inseto entre voando. No caso de utilização de alimentos in natura deve-se observar se os mesmos não estão contaminados. 
Repelente de insetos
Reduz o risco de picadas de insetos, que podem transmitir doenças.
 Ainda Não existe vacina par a prevenção desta doença 
NOTIFICAÇÃO
Informamos que esta doença foi incluída nas doenças de notificação compulsória no ano de 2013 em todo o território estadual(resolução 04/2013-SES/GO), portanto todos os casos são de notificação obrigatória.
Salientamos o quanto isto é importante, pois somente após tais notificações poderemos ter a noção do quantitativo de pessoas infectadas pelo Trypanossoma cruzi, o protozoário causador da doença de Chagas no Estado de Goiás. A liberação do medicamento benznidazol está vinculada ao preenchimento e encaminhamento ao Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos- Área Zoonoses à Assistência Farmacêutica/SPAIS/SES-GO.
Diante do exposto e certos de sua compreensão, agradecemos a colaboração com a Saúde Pública,
ligação do caso ou ao cálculo de indicador epidemiológico ou operacional.
N.º - Anotar o número da notificação atribuído pela unidade de saúde para identificação do caso. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.
1. Este campo identifica o tipo de notificação, informação necessária à digitação. Não é necessário preenchê-lo.
2. Nome do agravo/doença ou código correspondente estabelecido pelo SINAN (CID 10) que está sendo noti-ficado. CAMPO CHAVE.
3. Anotar a data da notificação: data de preenchimento da ficha de notificação. CAMPO CHAVE.
4. Preencher com a sigla da Unidade Federada (UF) que realizou a notificação. CAMPO DE PREENCHI-MENTO OBRIGATÓRIO.
Etc...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais