Buscar

simulado educação eSPECIAL

Prévia do material em texto

simulado educação eSPECIAL 
0:00:29
Questão 1/2
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O século XX caracterizou-se pelo início da obrigatoriedade e da expansão da escolarização básica e, consequentemente, surgiram alunos que apresentavam algumas dificuldades para acompanhar o ritmo de aprendizagem dos demais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BERGAMO, Regiane Banzzatto. Educação especial: Pesquisa e prática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 35.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as dimensões das práticas pedagógicas inclusivas, dentre os vários aspectos importantes para a construção de uma educação que atenda à diversidade de alunos com vistas a uma escola de qualidade para todos, exige-se a discussão sobre:
	
	A
	Currículo, gestão escolar e avaliação tradicional
	
	B
	Proposta pedagógica teórico-tecnológica, regimento escolar, currículo do gestor.
	
	C
	Gestão escolar, desenvolvimento profissional do professor e currículo.
	
	D
	Gestão escolar, proposta pedagógica teórico-tecnológica e regimento interno.
	
	E
	Legislação, currículo do gestor e proposta pedagógica teórico-tecnológica.
	
	
“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf. Acesso em 18 jul. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática, a fim de assegurar que a escola inclusiva se estabeleça de fato no sistema educacional, faz-se necessário promover modificações da dinâmica escolar...
	
	A
	nas dimensões organizativas e no desenvolvimento profissional e curricular.
	
	B
	nas dimensões organizativas e no desenvolvimento teórico-tecnológico.
	
	C
	nas dimensões pedagógicas e no desenvolvimento organizacional.
	
	D
	nas dimensões físicas da escola e no desenvolvimento profissional dos pais dos alunos.
	
	E
	nas dimensões legais familiares e no desenvolvimento curricular do gestor escolar.
0:00:42
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“O Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 10.172/2001 destaca que ‘o grande avanço que a década da educação deveria produzir seria a construção de uma escola inclusiva que garanta o atendimento à diversidade humana’. Ao estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, aponta um déficit referente à oferta de matrículas para estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento educacional especializado”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em 18 jul. 2016.
 
De acordo com o texto e com o os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as adaptações curriculares, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
 
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de reformulação que se promovem no planejamento escolar e pedagógico a fim de proporcionar ajuda, recursos e medidas pedagógicas de caráter permanente aos alunos com necessidades especiais.
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de ajuste gradual que se promovem no planejamento escolar e pedagógico a fim de proporcionar ajuda, recursos e medidas pedagógicas especiais ou de caráter extraordinário diferentes dos que habitualmente a maioria dos alunos requer.
III. (  ) As adaptações curriculares são materiais didáticos adaptados que as escolas devem manter em acervo para atender aos alunos com necessidades educativas especiais.
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de ajuste para promover a interação entre as necessidades dos alunos e as respostas educacionais a serem promovidas.
 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – F – V
0:00:42
Questão 2/2
Considere a seguinte afirmação: 
“Outras análises levam à constatação de que a própria escola regular tem dificultado, para os alunos com necessidades especiais, as situações educacionais comuns propostas para os demais alunos. Direcionam a prática pedagógica para alternativas exclusivamente especializadas, ou seja, para alunos com necessidades especiais, a resposta educacional adequada consiste em serviços e recursos especializados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 18 jul. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as sugestões que constam no Projeto Escola Viva para atender às necessidades especiais de alunos com surdez, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Sugere-se posicionar o aluno em sala de aula de forma que ele possa ver os movimentos do rosto (orofaciais) do professor e dos seus colegas.
II. ( ) Sugere-se utilizar a escrita e outros materiais visuais para favorecer a apreensão das informações por parte do aluno.
III. ( ) Sugere-se utilizar textos escritos complementares com elementos que favoreçam sua compreensão, como a linguagem visual e a língua de sinais.
IV. ( ) Sugere-se dispensar recursos e materiais adaptados, como, por exemplo, o treinador de fala, tablado, softwares educativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – V – F
estão 1/2
Considere o seguinte excerto de texto: 
“A neurociência compreende o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo, incluindo a relação entre cérebro e comportamento. O controle neural das funções vegetativas – digestão, circulação, respiração, homeostase, temperatura –, das funções sensoriais e motoras, da locomoção, reprodução, alimentação e ingestão de água, os mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação, são temas de estudo da neurociência”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26nspe/a11v26ns.pdf. Acesso em: 08 mar. 2016.
Sobre a neurociência, é correto afirmar: 
I. É um termo recente, utilizado desde a década de 1970.
II. Estuda o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens.
III. Vê o cérebro como portador de áreas com funções específicas, mas que funciona pela integração coordenada de todas elas.
IV. É uma ciência bastante antiga, visto que o termo surgiu por volta de 1870.
São verdadeiras as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
Questão 2/2
Leia a passagem do texto a seguir: 
“[Os resultados de testes neuropsicológicos] refletem os principais ganhos ao longo do desenvolvimento e têm o objetivo de determinar o nível evolutivo específico da criança. A importância desses instrumentos reside principalmente naprevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento/aprendizado, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo e possibilitando um ‘mapeamento’ qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações (sistema funcional), visando intervenções terapêuticas precoces e precisas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572004000300014. Acesso em: 27 jun. 2016.
Segundo o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, os testes neuropsicológicos são:
	
	A
	testes de cunho psicológico, que investigam o comportamento dos pacientes lesionados.
	
	B
	técnicas que estimulam a região do cérebro que apresenta lesão, na tentativa de criar novas sinapses.
	
	C
	testes que, por meio do estudo do funcionamento cerebral, visam compreender a consciência humana.
	
	D
	instrumentos de imageamento cerebral que possibilitam uma modificação estrutural do cérebro.
	
	E
	instrumentos que possibilitam a verificação do comportamento alterado e sua correlação com o funcionamento cerebral.
Questão 1/2
Atente para a seguinte citação: 
“A história demonstrou claramente que compreender como o encéfalo funciona é um grande desafio. Para reduzir a complexidade do problema, os neurocientistas o ‘quebraram’ em pequenos pedaços para uma análise sistemática experimental. [...] O tamanho da unidade a ser estudada define o que geralmente é chamado de nível de análise. Em ordem ascendente de complexidade, estes níveis são: molecular, celular, de sistema, comportamental e cognitivo”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BEAR, Mark F. et al. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 13.
 De acordo com o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, relacione cada um dos níveis de análise levados em consideração no trabalho dos neurocientistas às suas respectivas características. 
1. Molecular
2. Celular
3. De sistema
4. Comportamental
5. Cognitivo 
(     ) Preocupam-se em explicar como o cérebro produz os comportamentos.
(     ) São estudadas as moléculas, fundamentais para a função cerebral.
(     ) São estudados os neurônios.
(     ) São examinados os níveis neuronais que formam grandes redes.
(     ) Estudam como o cérebro realiza funções, como  a consciência, a imaginação, a linguagem.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4 – 5
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3 – 5
	
	C
	1 – 4 – 2 – 5 – 3
	
	D
	4 – 1 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 4 – 5 – 2 – 3
0:04:33
Questão 2/2
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Os seres humanos apresentam diversas capacidades e potenciais que podem ser denominados habilidades cognitivas, que tanto individualmente quanto em grupo podem ser usadas de muitas formas positivas. As habilidades cognitivas são diversas, apresentando-se de forma singular em cada ser humano devido ao grau de estimulação em que foi exposto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: TAKASE, Emílio (ORG.). Desenvolvimento do recém-nascido à terceira idade. Florianópolis: Lagoa, 2010. p. 25.
Conforme o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem sobre as habilidades cognitivas, é correto afirmar que:
I. As habilidades cognitivas são necessárias para o controle metacognitivo e para o direcionamento da experiência mental.
II. As funções cognitivas apresentam os mesmos padrões neuroanatômicos e expressões comportamentais.
III. As habilidades cognitivas referem-se às funções psicológicas envolvidas na recepção, processamento e expressão.
Agora, marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	A
	I, somente.
	
	B
	I e III, somente.
	
	C
	III, somente.
	
	D
	I e II, somente.
	
	E
	II e III, somente.
	
	
Chat
Rádio Web
Avisos
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
DILZA KÁTIA CESÁRIO DIAS - RU: 1256139
PROTOCOLO: 201608081256139ADAA6E
Disciplina(s):
Fundamentos da Aprendizagem
	Data de início:
	08/08/2016 18:36
	Prazo máximo entrega:
	08/08/2016 18:56
0:00:35
Questão 1/2
Leia o trecho de texto que segue: 
“O TDAH se caracteriza por três sintomas básicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental. Costuma se manifestar ainda na infância, e, em cerca de 70% dos casos, o transtorno continua na vida adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está no livro: SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. São Paulo: Globo, 2014. s/p.
Considerando os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem sobre o TDAH, analise as afirmativas a seguir, selecionando as corretas.
I. O TDAH é caracterizado pela incapacidade de dispor da atenção e sustentá-la.
II. O TDAH resulta em alterações comportamentais e em prejuízo do funcionamento cognitivo que não são condizentes com a idade e com o nível de desenvolvimento do indivíduo.
III. O TDAH atinge especialmente as crianças do ensino fundamental II, pois é o período em que mais necessitam dispor da atenção e sustentá-la.
Agora, marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	III, apenas. 
 
“O jovem pré-escolar move-se rapidamente pela sala, colocando-se em tudo de uma maneira casual, caótica. Ele escala, salta e corre como que impulsionado por um motor. Em idade escolar, a criança mostra uma ampla variedade de comportamentos impulsivos e hiperativos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BENCZIK, E. P. B. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 45.
Segundo o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, quando uma criança apresenta ações impulsivas e falta de capacidade de dispor de atenção e de sustentá-la, como no exemplo dado no excerto, elas podem ser portadoras de...
	
	A
	transtorno de ansiedade.
	
	B
	transtorno de bipolaridade.
	
	C
	transtorno de depressão.
	
	D
	transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
	
	E
	transtorno de desatenção.
estão 1/2
Observe a seguinte figura, a qual indica os componentes da memória de longa duração segundo Squire (1992):
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundodapsi.com/memoria-aprendizado/. Acesso em: 06 abr. 2016.
 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, relacione a memória explícita (declarativa) e a memória implícita (procedimental ou não declarativa) às suas respectivas características. 
(1) Memória explícita
(2) Memória implícita 
(   ) São memórias inconscientes.
(  ) É resultante da experiência, decorrente de uma mudança no comportamento.
(  ) É a memória para eventos, fatos, palavras, música.
(  ) São memórias conscientes.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 1 – 1
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 1 – 2 – 2
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O psicólogo canadense Endel Tulving foi o primeiro a desenvolver a ideia de que a memória explícita também pode ser classificada em episódica [...] e semântica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: KANDEL, Eric R et al. Princípios de neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 1261. 
Sobre memória explícita, de acordo com o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, relacione a memória semântica e a memória episódica às suas respectivas características. 
(1)memória semântica
(2) memória episódica 
(   ) Reflete a capacidade que temos de nos lembrar de episódios específicos.
(   ) Também denominada memória autobiográfica.
(   ) Armazena os fatos sobre o mundo, que se tornam o conhecimento geral.
( ) Para acessar essa memória, precisamos fazer uma busca da informação desejada nas nossas lembranças.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 2 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2

Continue navegando