Buscar

Aula 2 OS DIFERENTES CONCEITOS LIGADOS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durante a nossa aula de hoje, vamos falar sobre as questões que envolvem a Educação para a Sustentabilidade, seja ela formal ou informal. Vamos discutir também, sobre a Agenda 21 e seu compromisso global com a educação para a sustentabilidade.
A educação ambiental nasceu como o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada em possibilitar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento em relação á proteção da natureza.
O desenvolvimento sustentável deve estar também, aliado á educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender a cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.
As questões sociais estão diretamente ligadas ás questões de sustentabilidade, pois não conseguimos falar de educação para a sustentabilidade sem olhar para a comunidade, devemos ter um olhar para a coletividade.
A pedagogia direcionada para a educação ambiental faz com que os alunos pensem em uma pluralidade de ações voltadas para a sustentabilidade. Essas ideias pedagógicas são multidisciplinares e permitem o debate entre todas as áreas do conhecimento, e assim, podem ser expandidas para a comunidade.
E foi pensando na sociedade como um todo que foi instituída a Agenda 21.
Você sabe o que é a Agenda 21 e quase são os seus princípios?
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio -92, ocorrida no Rio de Janeiro em 1922. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.
Vídeo 1: O que é a Agenda 21 e como a educação para a sustentabilidade pode colaborar com ele.
Até agora nós falamos bastante sobre a educação ambiental formal, não é mesmo?
Mas você já parou para pensar na educação ambiental Não Formal? E na Educação Ambiental Informal?
Conforme a lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, entende-se por educação ambiental não formal as ações e práticas educativas voltadas á sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e á sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
É importante entender que devemos trabalhar a questão ambiental na escola formal e, além disso, trabalhar com a comunidade. De nada adianta desenvolver um trabalho de sustentabilidade com os alunos se eles tiverem um efeito multiplicador positivo.
Nós sabemos que a comunidade participa quando ela está preocupada com as questões ambientais. Mas como podemos desenvolver esse trabalho tão importante que á a sustentabilidade dentro da escola e da comunidade?
Vídeo 2: 
LER O LIVRO DE APOIO
Conforme a Agenda 21 (Brasil,2000),” a sociedade brasileira não poderá avançar em direção ao desenvolvimento se não discutir, clara e corajosamente, seus problemas, para, em seguida, estabelecer os pactos necessários. Somente a sociedade tem legitimidade para mediar e construir os indispensáveis consensos”.
Vídeo 3: Agenda Global e Agenda Brasileira.
Muitas pessoas pensam que o desenvolvimento sustentável é assunto para chefes de estado, políticos e ONSGs. Esquecem-se elas que os frutos do desenvolvimento sustentável beneficiarão toda a população. Houve políticas de incentivo á preservação do meio ambiente que vieram de acordos entre chefes de Estado e a ONU, com os 8 objetivos do milênio, mas essas decisões influem diretamente na vida de todos!
“Como eu, gestor ambiental, posso atuar incentivando a Mobilização social?”
Boa noite, me chamo Carla e vou falar um pouco sobre o meu trabalho como educadora ambiental em uma comunidade carente da periferia e na escola dessa região.
Essa comunidade se estabeleceu em volta de um rio, e tem muitos problemas de saneamento, saúde e educação. Somado a isso houve também a resistência por parte dos moradores de receber a minha ajuda.
Eu não poderia iniciar minhas atividades sem antes conhecer a realidade daquela região. Conversei com aquelas pessoas, que me contaram como viviam, seus problemas, anseios, medos....
Tentei mostrar a eles que eu vinha para melhorar a situação na qual eles viviam, mas que precisaria da ajuda de toda a população para obter sucesso e precisaria também que eles se ajudassem entre si.
Me dei conta que o foco principal das minhas ações deveria ser a escola da região, pois ensinando ás crianças poderia também atingir seus pais e familiares. Comecei discutindo com elas sobre os problemas ambientais que elas viam na região onde moravam.
Trabalhei com elas a questão da poluição e indique algumas coisas que elas mesmas poderiam fazer para melhorar o ambiente em que viviam, pois elas achavam que não tinham poder para agir em prol da comunidade.
Mostrei a elas que elas podiam ajudar os pais na separação entre lixo orgânico e reciclável, mostrei como é possível reutilizar materiais recicláveis e também falei sobre o perigo de doenças causadas pelo acúmulo de lixo.
Muitas mães são desempregadas, então a diretora da escola as convidou para oficinas onde nós ensinávamos como reaproveitar cascos e sementes de alimentos, oficinas de artesanato e filmes educativos para a família.
Foi muito enriquecedor conversar com aquelas pessoas! Meu trabalho foi além das atividades educativas.
Estamos solicitando junto á prefeitura a limpeza do rio. Chegamos á conclusão que será melhor para aquela população mudar de lugar, pois há risco de enchentes e também de desabamentos.
Mas enquanto isso não acontece, vamos trabalhando na horta comunitária, nas oficinas, nas reuniões de moradores e também na escola, onde a Educação de Jovens e Adultos também já é uma realidade!.
Minha apresentação termina por aqui, mas meu trabalho continua lá na comunidade.
Meu trabalho como educadora ambiental é muito difícil, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. Há certas coisas que não está em nosso poder, como por exemplo, reestruturar toda a comunidade pensando em infraestrutura sustentável. Mas é possível inculcar na população o pensamento de que é preciso mudar, e o possível elas mesmas farão, enquanto as estâncias superiores se encarregam do mais difícil. O mais importante é fazer com que as pessoas vejam que não são insignificantes, que cada gesto pensado no meio ambiente é um gesto grande! Meu trabalho é um exemplo disso!
Nesta segunda aula tratamos sobre a Educação para a Sustentabilidade. Desta forma estudamos sobre a importância da educação para a sustentabilidade de forma coletiva envolvendo a escola e a comunidade. Ficou claro aqui não podemos pensar na sustentabilidade sem pensar no ambiente social e ambiental.
Vídeo 4:

Continue navegando