Buscar

Fundamentos do Handebol

Prévia do material em texto

Handebol:
Passe: fundamento que mais precisa ser trabalhado, o mais importante do handebol, é a ação de entregar a bola ao colega ou companheiro de equipe. É a partir do passe correto que aconteceram os demais fundamentos, ele tem a função de unir a equipe.
A partir de um bom passe os alunos terão um bom arremesso.
Objetivo do passe: dar sequencia ao jogo, progressão, preparação do ataque ou contra-ataque.
Os passes são classificados quanto há: distancia trajetória e execução.
Distancia: curto (10m), médio (15m) e longo (ac.19 m).
Trajetória: direto, parabólico e quicado.
Execução: com o uso de uma das mãos, acima da cabeça, altura do peito, com salto, quicado entre as pernas, lateral em prolação (dorso da mão para cima) ou supinação (dorso da mão para baixo).
Recepção: é o ato de receber, controlar e dominar a bola poderá ser feita com as duas mãos em movimento ou parado. Objetivo: dar continuidade ao jogo.
Arremesso: ação de impulsionar a bola em direção ao gol. O arremesso é classificado quanto há distancia, a localização/natureza e a mecânica corporal.
Localização/natureza: frente para o gol (maior angulo), apoio ou sem apoio.
Mecânica Corporal: arremesso de ombro, arremesso com queda, arremesso com giro, com salto e inclinação, em apoio e sem movimento de deslocamento, de quadril, cobertura (vaselina), é realizado quando o goleiro está adiantado. Arremesso de rosca: para executá-lo deve-se ter o perfeito domínio da técnica aliada à força, quando é feito um giro na bola.
Progressão: ação individual ou coletiva (2x2, 3x3...) de progredindo com a bola, objetivo de ritmo e velocidade ao jogo com o proposito de ataque e contra ataque.
Drible: ato de superar o adversário com a posse de bola, tanto no ataque quando na defesa. Objetivo: conseguir uma melhor posição para arremesso, passe ou progressão da bola, iniciar o ataque, melhor posicionamento ou diminuir o espaço até o arremesso.
Combinações básicas do ataque:
Engajamento ou penetrações sucessivas no espaço: é a atuação alternativa por parte de dois ou mais jogadores que consiste em progredir com a posse de bola até a meta, com a possibilidade de conseguir os espaços de penetração ou não conseguir (o passe) no qual damos continuidade à penetração sucessiva mediante passe e recuperação da posição de partida.
Bloqueio ofensivo: ação de antecipação ofensiva sobre o deslocamento do defensor para conseguir ocupar o espaço livre antes da chegada desses, ampliando o espaço de ocupação que em principio é utilizado em beneficio do companheiro.
Cruzamento: trabalho coordenado no espaço e tempo de intercambio de zonas entre dois jogadores em que a ação do iniciador é de ampliar o espaço e seu companheiro ocupá-lo beneficiando o cruzamento.
Cortina: ação de cortar em pleno deslocamento, sem paradas durante o mesmo, os deslocamentos de um ou vários defensores para conseguir que o outro atacante se beneficie da ação.
Passa e segue: ação de coordenação entre dois (passa e segue direto) ou mais jogadores (passa e vá indireto) pelo qual tratamos de receber a bola em situação de superação do adversário direto, passar por ele e nos desmarcar sem bola.
Combinações da defesa:
Ajuda: ação tática defensiva de apoio preventivo ao companheiro em pré-disposição de atuar decisivamente caso cometa um erro, ou seja, ultrapassado pelo seu oponente direto.
Troca de oponente: ação tática defensiva realizada entre defensores que são da mesma linha defensiva e aproveitando um cruzamento de trajetórias entre os dois atacantes, modificam sua distribuição de marcação atendendo a um deslocamento mínimo e com máxima eficácia.

Continue navegando