Buscar

Processo Civil IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1: 2: 3: B 4: C 5: 6: C
7- Diferença entre a impugnação do cumprimento de sentença e os embargos à execução.
Resposta: A impugnação ao cumprimento de sentença é o meio pelo qual o executado oferece defesa para obstar (opor-se) o cumprimento da sentença, ainda que de forma limitada, haja vista que a matéria que pode ser debatida é limitada pelo artigo 475-L do Código de Processo Civil atual. Após transcorridos os quinze dias que tem para o pagamento voluntário, com a consequente expedição do auto de penhora e avaliação, o prazo de também quinze dias começa a contar para o executado ofertar sua impugnação. Deve-se atentar para o fato de que a impugnação tem o escopo unicamente de atacar títulos executivos judiciais. Isto é, a impugnação serve somente para contestar decisões judiciais que condenam o réu ao pagamento de quantia certa, de modo que este tipo de defesa nada mais é que um incidente processual de defesa. Os embargos à execução, também conhecidos como embargos do devedor, se prestam à defesa do executado em uma ação executiva. Tendo em vista a tradição da autonomia das ações, a demanda executiva não abre espaço para a discussão da validade e da extensão do direito exequendo, possuindo como único fim a satisfação do crédito do exequente, de modo que resta ao executado valer-se de uma nova ação de conhecimento incidental para debater a execução oposta, tendo as mesmas características de uma ação autônoma, ainda que seja considerada incidental, os embargos se submetem à verificação das condições da ação, devendo respeitar a legitimidade das partes, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido. 
8- Disserte sobre a liquidação de sentença...
Resposta: Compreende-se por liquidação de sentença a fixação ou a determinação em quantidade certa do valor da condenação determinada em decisão judicial que não se mostra líquida. Liquidar a sentença é completar o que nela falta, torná-la completa. O posicionamento da doutrina sempre foi no sentido que, nada obsta o devedor dar início à liquidação da sentença para que, apurado o valor, possa cumprir espontaneamente a obrigação, entendimento agora consagrado no NCPC; Espécies: por arbitramento e pelo procedimento comum; Recurso: Agravo de instrumento.
9- Geisa, servidora pública estadual...
Resposta: Conforme art. 534, §2º, do NCPC, a multa prevista no art. 523, §1º, do NCPC, não se aplica à Fazenda Pública. Portanto, esse pleito deverá ser negado. 
10- Repelidos embargos de devedor...
Resposta: Com fundamento no art. 914, §1º, do NCPC, o executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá se opor à execução por meio de embargos. Os embargos à execução serão distribuídos por meio de dependência, autuados em apartado e instruídos com cópias das peças processuais relevantes, que poderão ser declaradas autênticas pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. Conforme art. 919, do CPC, os embargos à execução não terão efeito suspensivo.

Outros materiais