Buscar

colesterol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Identifique o tipo de dislipidemia primária que o paciente está apresentando.
O Sr Paulo apresenta uma HIPERCOLESTEROLEMIA ISOLADA é definida como a presença de uma quantidade de colesterol acima da faixa de normalidade no sangue. Causada por fatores genéticos
2-Explique como que uma pessoa magra pode ter os níveis sanguíneos de colesterol elevado. A explicação para isso está na habilidade que alguns organismos têm de lidar com as gorduras. O colesterol alto, causado por fatores genéticos, é decorrência de uma mutação no receptor de LDL (colesterol ruim). este receptor não funciona direito e acaba prejudicando o transporte das moléculas de gordura até o fígado, onde elas são processadas.
 4-Cite os hormônios que ativam a lipogênese e lipólise, respectivamente.
insulina adrenalina e glucagon
5-Explique o controle da biossíntese do colesterol e sua importância no organismo.
- a via da biossíntese do colesterol se processa em quatro fases :
 Na primeira, acontece a conversão do acetilcoenzima A (acetil-coA) em mevalonato, um composto com seis carbonos (C-6), em três passos: duas moléculas de acetil-coA condensam, por ação da enzima tiolase (primeiro passo), formando acetoacetil-coA, o qual condensa com uma terceira molécula de acetil-CoA (segundo passo) para formar o β-hidroxi-β-metilglutaril-CoA (HMG-CoA), reação catalisada pela HMG-CoA sintetase. O HMG-CoA é depois reduzido a mevalonato pela HMG-CoA redutase (terceiro passo). 
Na segunda fase, ocorre a conversão do mevalonato em unidades isoprenoides ativadas através da adição de três grupos fosfato ao mevalonato, provenientes de três moléculas de ATP, em três passos sucessivos. 
Na terceira fase, forma-se o esqualeno (C-30), através da condensação de seis unidades isoprenoides (C-5).
 Na quarta e última fase, ocorre a ciclização do esqualeno para formar os quatro anéis do núcleo esteroide do colesterol, ao nível do retículo endoplasmático.
A regulação da síntese do colesterol promove o equilíbrio entre a síntese e o colesterol obtido da dieta.
6-Explique como ocorre a síntese e o transporte das lipoproteínas VLDL, LDL, HDL e quilomicron, respectivamente.- QUILOMICRUM: pela corrente sanguinea transporta trigriceridios(exógeno) para os tecidos extra hepáticos (princ.. adiposo) ocorrendo a quebra (lipase proteica) para o fígado.
VLDL: transporta trigliceridios (endógena) da lipogênese para os tecidosextra-hepaticos (adiposo)
LDL: é formado a partir da VLDL transporta colesterol para os tecidos extra-hepaticos
HDL: transporta colesterol dos tecidos extra-hepáticos para o fígado .
7-Explique por que dizem que a LDL e a HDL são o colesterol ruim e bom, respectivamente> LDL é considerada ruim por se tratar de uma lipoproteína bem pequena que atravessa a parede dos vasos e fica na sua camada intima,sofre oxidação e atrai as células de defesa pra lá(inflamando) acumulando o colesterol e formando placas de ATEROMAS podendo levar o individuo a uma aterosclerose. 
 HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado(protege o individuo contra um ataque do miocárdio) .ressaltando que é também o formador dos SAIS BILIARES,HORMONIOS ESTERÓIDES LÍPIDEOS DE MEMBRANA E VITAMINA D.
8-Determine o tratamente medicamentoso e as recomendações nutricionais para esse paciente.
O tratamento da hipercolesterolemia objetiva alcançar metas que variam de acordo com o estado geral de saúde de cada indivíduo. Dentre as diferentes medidas que cabem no tratamento desta condição, encontram-se:
Reeducação alimentar; Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas,lembrando de que todos os alimentos de origem animal possuem colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos. Quem tem predisposição ao colesterol alto deve seguir as mesmas recomendações descritas no tratamento: manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o colesterol e a pressão arterial.
Otimização de atividade física;
Uso de certos fármacos, como estatinas (inibidores de hidroxi-metil-glutamil-coenzima-A redutase), fibratos (derivados do ácido fíbrico), suplementação de ácidos graxos ômega-3 e inibidores da captação de colesterol no intestino.

Continue navegando