Buscar

Relatório 1 Enzimas Catalisadoras e Inibidoras de Reações Químicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico:
	2. Matrícula: 
	3. Curso: Fisioterapia (BFI)
	4. Turma: 
	5. Disciplina: Bioquímica Básica e Metabolismo
	6. Tutor(a) Externo(a): 
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Enzimas Catalisadoras e Inibidoras de Reações Químicas
	2. Semestre: 
	3. Data: 
	INTRODUÇÃO
	As enzimas são catalisadores orgânicos responsáveis por diversas reações bioquímicas através do aumento de sua velocidade. No experimento realizado foi observado o importante papel das enzimas no metabolismo biológico animal e vegetal e como elas se comportam diante da alteração da temperatura.
	OBJETIVOS
	Compreender o papel desempenhado pelas enzimas no metabolismo biológico de origem animal e vegetal. Também podemos observar a aceleração da reação de decomposição no peroxido de hidrogênio adicionado a batata inglesa e a influencia da temperatura sob o metabolismo biológico, que pode resultar na desnaturação da proteína. 
	MATERIAIS
	Foram utilizados os seguintes materiais: Jaleco, luvas, óculos de proteção, amostras de batata crua e cozida, fígado cru e cozido, suco de limão, água oxigenada (H2O2), béquer e placas de Petri.
	METODOLOGIA
	A prática foi iniciada com a paramentação, em seguida foram dispostos na bancada dois béqueres e uma garrafa de vidro contendo água oxigenada, foi adicionado a água oxigenada nos béqueres. Em seguida foram adicionadas a batata crua no béquer 1 e babata cozida no béquer 2, para observação das reações. Então foi dado seguimento para a segunda parte do experimento que consistiu em dispor amostras de fígado cru e cozido nas placas de Petri. Foi adicionado o suco de limão nas placas 3 e 4 e água oxigenada na placa 1. As reações foram observadas e anotadas. Em seguida também foi adicionado água oxigenada nas placas de números 2, 3 e 4, que mostrou uma reação diferente da placa 1. Todos os utensílios foram lavados e guardados em seus devidos lugares. 
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Foi observado durante o primeiro experimento que as batatas cruas que estavam no béquer 1 obteve uma reação de maior velocidade devido a concentração de enzimas catalíticas que não foram desnaturadas, assim como as batatas cozidas do béquer 2.
Já no segundo experimento usando fígado cru nas placas 1 e 3 e fígado cozido nas placas 2 e 4, observou-se que ao adicionar água oxigenada no fígado cru ouve uma grande efervescência devido a quebra das enzimas catalisadoras, o mesmo ocorreu com o fígado cru em que foi adicionado o suco de limão, mesmo sendo em uma menor proporção devido ao pH ácido do limão. O mesmo desprendimento gasoso ocorre quando colocamos água oxigenada em um ferimento do corpo humano, pois o H2O2 entra em contato com as enzimas catalase que estão presentes na organela peroxissomo.
 
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=432848
https://uniasselvi.grupoa.education/sagah/object/default/72531547
image1.png

Continue navegando