Buscar

Paola Bueno

Prévia do material em texto

Bomba de Infusão e oxigeno terapia
Bomba de Infusão -> Através da bomba de infusão, podemos administrar de maneira totalmente confiável as drogas, fármacos mais delicados e de que precisam de mais atenção, de acordo com as vazões ou dosagem em mg/min ou ml/h.
É indicada para todo doente com prescrição de infusão de drogas vasoativas importantes, sedações contínuas, insulinas, soros de manutenção e reposição eletrolíticas, Nutrição parenteral prolongada ou Nutrição parenteral total, dietas enterais, antibioticoterapias rigorosas.
Há diversos modelos e tipos de bombas de infusão: Bomba de insulina, Bomba de ACP (Analgesia Controlada pelo Paciente), Bomba de seringa, Bombas peristálticas, Linear Peristálticas, Bomba de infusão volumétricas, etc
Geral Objetivo e princípios da bomba de infusão. Estrutura de bomba de infusão. Tipos de bomba de infusão. Alarmes acionados automaticamente pela bomba de infusão. Cuidados de enfermagem. -> Fixar corretamente o aparelho ao suporte de soro e atentar para que o mesmo esteja realmente fixado para evitar quedas acidentais. Sempre conectar a Bomba de Infusão à rede elétrica (110 ou 220V), para evitar danos à bateria interna, pois a mesma pode aguentar até 3 horas fora da tomada, e se manter sempre fora rede, pode acabar a eficiência da bateria, e para caso precisar da mesma para transporte de paciente. Fazer limpeza concorrente às bombas regularmente, limpando os canais, botões e roletes, evitando assim danos constantes aos aparelhos. Ao instalar o equipo na bomba de infusão, atentar anteriormente ao preencher toda a extensão do equipo com a solução a ser infundida, assim evitando ter bolhas de ar em seu interior e assim não pausando a bomba a cada alerta de ar. Nunca coloque o frasco do soro ou medicamento abaixo da bomba de infusão. Para manter um bom funcionamento da BI, mantenha a solução acima de 40cm do equipamento, evitando refluxo de solução ao copo do equipo e assim não alarmando o equipamento. Atentar ao encaixe de silicone no rolete ou canal da bomba, de modo que os conectores fiquem justapostos e evite desencaixes acidentais, instalando primeiro o conector próximo ao frasco de soro e após o conector próximo ao paciente. Verificar se o equipo já instalado a BI está conectado ao acesso do paciente. Abrir a pinça corta fluxo do equipo. Ligue a bomba, atentando pelo auto teste que o mesmo faz. Programe a bomba de Infusão de acordo com o parâmetro exigido pelo médico ou pela prescrição médica. Lembre-se que todo o equipo específico tem sua validade de 24 a 72 horas de uso contínuo (de acordo com cada protocolo hospitalar ou do fabricante), tomando o cuidado de sempre fechar a pinça corta fluxo antes de desconectar do paciente e do equipamento.
Oxigeno Terapia
O que é? É a administração de oxigênio medicinal através de via inalatória, com finalidade terapêutica de prevenir ou melhorar a hipóxia tecidual, mantendo no ar inspirado uma concentração de gás capaz de oxigenar adequadamente o sangue que sai dos pulmões.
Finalidade? Tem como finalidade ajudar as pessoas com respiração ruidosa, dificuldade ou impossibilidade de respirar estando deitado, com saturação abaixo de 90%, apresentando taquipnéia ou taquicardia, com cansaço e/ou agitação, juntamente com sinais de desorientação ou se o paciente está cianótico.
O que é fluxo metro? O fluxômetro é o equipamento destinando a quantificar e indicar a vazão de um fluído. Ao conjunto de fluxômetros que permite a mistura de gás em concentrações e fluxos conhecidos denomina-se bloco de fluxômetros. O fluxômetro é composto por uma válvula de controle de fluxo associado a um tubo vertical dotado de escala através do qual flui o gás; um flutuador; e um limitador na porção superior do tubo. Os tubos são construídos de material transparente, preferencialmente em vidro. Possuem uma conicidade interna que tem por finalidade proporcionar uma variação de área em relação à posição assumida ao flutuador em função do fluxo estabelecido. O flutuador é um elemento localizado no interior do fluxômetro, que varia sua posição proporcionalmente à variação do fluxo. É o ponto de referência para se realizar a leitura da vazão. Dependendo do formato do flutuador varia o local adotado para ser efetuada a leitura do fluxo.
O que é umidificador? 
Quando é utilizado oxigênio umidificador?
Quais são as indicações de uso?
Para o que é utilizado? O que é um sistema de alto e baixo fluxo? Sistemas de baixo fluxo: neste sistema o O2 é diretamente fornecido para as VA e o fluxo administrado será sempre igual ou inferior a 8L/Min. O fluxo inspiratório do indivíduo normalmente se sobrepõe a esse valor, logo o O2 ofertado por este tipo de dispositivo se dilui com o ar ambiente e consequentemente a fio2 é baixa e variável. 
Sistemas de alto fluxo: fornece O2 em fluxos iguais ou superiores ao fluxo inspiratório máximo do indivíduo. Utiliza orifícios de O2 variáveis para ajuste da FIO2.
Posição indicada para oxigeno terapia e nebulização: Posicionar o cliente em posição de semi-fowler. Posicionamento adequado: posição supina, sem travesseiro e com a mandíbula projetada para frente e para cima (evita a queda de língua e drenar líquidos da boca);
Cuidados de enfermagem!
http://www.wikihosp.com.br/index.php/Flux%C3%B4metro
https://experienciasdeumtecnicodeenfermagem.com/oxigenoterapia-intensiva/
https://picolofanelli.wordpress.com/tag/sistemas-de-baixo-e-alto-fluxo-para-oxigenoterapia/
https://experienciasdeumtecnicodeenfermagem.com/entendendo-a-bomba-de-infusao/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANRQAG/oxigenoterapia

Continue navegando