Buscar

RESUMO LIVRO AS IMAGENS DO OUTRO SOBRE A CULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

LIVRO: AS IMAGENS DO OUTRO SOBRE A CULTURA
CAPÍTULO III – POVO SURDO OU COMUNIDADE SURDA?
O capítulo III nos é apresentado a diferenciação do povo surdo e a comunidade surda. Observa-se que ''comunidade surda'' tem-se conceitos extensos e variados. Muitos autores escrevem sobre ''comunidade surda'' e outros ''povo surdo'', a pergunta que nos fazemos é, o porque disso?
O conceito de ''povo surdo'' é visto como um grupo de sujeitos surdos que usam a mesma língua, o qual tem cultura, história, tradições comuns e interesses semelhantes. Os membros da cultura surda agem como sujeitos surdos, o qual partilham entre si as crenças de sujeitos surdos, sendo os mesmos participantes do povo surdo. Os mesmos estão ligados a uma origem, um código ético de formação visual, independente do grau linguístico.
Porém observa-se que na ''comunidade surda'' há também a possibilidade de haver sujeitos surdos e ouvintes. Deste modo, os mesmos são vistos como grupos de pessoas das quais residem em um local, e dividem os propósitos comuns dos seus membros. Na comunidade surda, há pessoas que, não são surdas no entanto ajudam e apoiam os objetivos da comunidade, trabalhando em conjunto com as pessoas surdas para os compreender. 
No capítulo IV nos é apresentado os oito artefatos culturais do povo surdo. 1 - O Artefato cultural: experiência visual o qual nos mostra que há diferentes perspectivas diante uma mesma situação, dos sujeitos surdos e ouvintes, sendo que o individuo surdo são aqueles que interpretam visualmente, já os ouvintes interpretam através da audição. 2 - Artefato cultural: linguístico, em que menciona a criação, utilização e divulgação da difusão língua de sinais. Apresenta que o bebê ouvinte, ao ouvir o barulho do ambiente tenta se comunicar emitindo sons, já o bebê surdo, não ouve sons, deste modo não emite sons. 3 - Artefato cultural: familiar, cita sobre o nascimento de crianças surdas em lares ouvintes e de crianças ouvintes em famílias de surdos, das quais, na maioria dos casos, as crianças surdas são uma benção para famílias surdas e uma castigo para famílias ouvintes. 4 - Artefato cultura: Literatura surda, enfatiza que a literatura se propaga em variados gêneros, como: poesia, historia de surdos, piadas, contos, romances, entre outros. Visto que, tanto os ouvintes como os surdos as vezes podem não compreender por exemplo as piadas um dos outros, pois, os surdos utilizam nas piadas os elementos culturais do povo surdo, enquanto os ouvintes as versões sonoras são mais importantes. 5 - Artefato cultura: vida social e esportiva, apontam como exemplo o casamento, festas, atividades principalmente as esportivas. Situações como estas vistas por ouvintes as emocionam. 6 - Artefato cultural: artes visuais, onde se encontram as musicas, artes plásticas e o teatro. 7 - Artefato cultural: política, apontam sobre os movimentos e lutas do povo surdo por seus direitos. 8 - Artefato cultural: materiais, mudanças materiais, como exemplo os telefones adaptados, campainhas luminosas, entre outras tecnologias criadas para melhorar as condições de acessibilidade.