Buscar

anatomia dos membros inferiores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VEIAS DOS MEMBROS INFERIORES
APRESENTAÇÃO
As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração.
A existência de válvulas nesses vasos faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração. Esses vasos presentes são denominadas de Vasos Capilares.
 Vasos Capilares: São ramificações microscópicas de artérias e veias, que integram o sistema cardiovascular, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.
TIPOS DE SANGUE
Sangue Venoso: O sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, que circula pelas veias sistêmicas e pela árvore arterial pulmonar. O sangue venoso drena para o átrio direito e o sangue oxigenado drena para o átrio esquerdo.
Sangue Arterial: É o sangue rico em oxigênio. O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias.
VEIAS DO SISTEMA VENOSO
As veias dos membros inferiores estão divididas em dois sistemas venosos: uma superficial e outra profunda.
Veias Superficiais: Estão localizadas acima da fáscia profunda da perna e da coxa e no interior do tecido celular subcutâneo. Elas se iniciam no pé. 
 No seu trajeto ascendente ao longo do membro inferior, formam as duas principais veias do sistema venoso superficial, a veia safena magna e a veia safena parva. Essas duas veias estabelecem entre si numerosas comunicações, do que resulta a formação de uma complexa rede venosa.
VEIAS PROFUNDAS: Localizam-se abaixo da fáscia profunda da perna e da coxa, que, juntamente com os músculos, lhes dão proteção. Essas veias são satélites das principais artérias dos membros inferiores. É comum existirem duas veias satélites para cada artéria situada abaixo do tronco tíbio-fibular, com exceção das artérias poplíteas e femorais, que, usualmente, são acompanhadas por apenas uma veia satélite.
VEIAS SAFENA MAGNA E PARVA [SUPERFICIAIS]
Estão relacionadas com o chamado arco venoso dorsal do pé, que recebe, por sua convexidade, as veias dorsais digitais e metatársicas e, por sua concavidade, de dois a cinco ramos plantares. Esses ramos estabelecem comunicação com as veias dorsais do pé e se prolongam com a rede venosa da face anterior da perna do arco venoso dorsal do pé, apesar da sua variação anatômica, é mais comum formarem-se duas veias que se continuam medialmente, como a veia marginal medial, e, lateralmente, como a veia marginal lateral. 
SAFENA MAGNA
Origina-se na rede de vênulas da região dorsal do pé, margeando a borda medial desta região, passa entre o maléolo medial e o tendão do músculo tibial anterior e sobe pela face medial da perna e da coxa. 
 Nas proximidades da raiz da coxa ela executa uma curva para se aprofundar e atravessa um orifício da fáscia lata chamado de hiato safeno.
SAFENA PARVA
Origina-se na região de vênulas na margem lateral da região dorsal do pé, passa por trás do maléolo lateral e sobe pela linha mediana da face posterior da perna até as proximidades da prega de flexão do joelho, onde se aprofunda para ir desembocar em uma das veias poplíteas.
TIBIAL ANTERIOR E POSTERIOR [PROFUNDAS]
Se localizam nos pés e na perna, nos músculos do compartimento interior e posterior. 
POPLÍTEA [PROFUNDA]
A Veia Poplítea tem uma trajetória ao lado da artéria poplítea e carrega sangue da articulação do joelho e músculos na coxa e da porção posterior da panturrilha em direção ao coração.
VEIA FEMORAL [PROFUNDA]
A Veia Femoral é um vaso sanguíneo que acompanha a artéria femoral. Ela inicia no canal adutor e é uma continuação da veia poplítea. Ela termina na margem inferior do ligamento inguinal, onde muda de nome e se torna a veia ilíaca externa.
OBSERVAÇÃO:
O ligamento inguinal é uma fita que corre desde o osso púbis até a espinha ilíaca anterossuperior do osso ílio. Sua anatomia é muito importante para a operação de pacientes com hérnia inguinal. Forma o assoalho do canal inguinal, que é o local onde a hérnia inguinal se desenvolve.
VEIA ILÍACA EXTERNA
 A Veia Ilíaca Externa se aprofunda na pelve durante o seu trajeto ascendente, recebendo como tributárias constantes as veias circunflexa ilíaca profunda e epigástrica inferior.
VEIA ILÍACA INTERNA
A veia ilíaca interna é uma veia localizada no abdômen. Ela é sucedida pela artéria ilíaca interna que é a principal artéria da pelve. 
 VEIA ILÍACA COMUM
 As Veias ilíacas comuns são formadas pela junção das veias ilíacas externas e as veias ilíacas internas. São acompanhadas ao longo do seu percurso pelas artérias ilíacas comuns. No abdómen, a nível da quinta vértebra lombar, as veias ilíacas comuns esquerda e direita juntam-se para formar a veia cava inferior. 
VEIA CAVA INFERIOR
A veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar, através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais