Buscar

Apol 3 Administração de Conflitos Tecnicas de Negociação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que compara as necessidades da empresa em relação a um determinado cargo com o desempenho do ocupante desse cargo.
Sobre essa ferramenta avalie as afirmativas a seguir:
I – O objetivo central da avaliação de desempenho é o mapeamento de possíveis desencontros para realização de ações específicas para sobrepor expectativa e realização. 
II – O modelo de avaliação de desempenho mais comumente utilizado é a avaliação de desempenho por competências.
III – A avaliação de desempenho pode ser dividida em dois momentos: avaliação e devolutiva. Isto é, alguém avalia e depois expõe a avaliação ao avaliado, com a expectativa de mudanças nos pontos negativos e manutenção das ações positivas.
IV – A amplitude da avaliação é a formação de um mapa de avaliação que deve conter todos os avaliados, bem como o apontamento de quem vai avaliar quem.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
A resposta correta é E) I, II, III e IV.
I – O objetivo central da avaliação de desempenho é o mapeamento de possíveis desencontros para realização de ações específicas para sobrepor expectativa e realização.   Correto: Seu objetivo central é o mapeamento de possíveis desencontros para realização de ações específicas para sobrepor expectativa e realização. 
II – O modelo de avaliação de desempenho mais comumente utilizado é a avaliação de desempenho por competências. Correto: O modelo mais comum utilizado é avaliação por competências que compreende a análise da composição de conhecimentos, habilidade e atitudes para um parecer em relação ao avaliado.
III – A avaliação de desempenho pode ser dividida em dois momentos: avaliação e devolutiva. Isto é, alguém avalia e depois expõe a avaliação ao avaliado, com a expectativa de mudanças nos pontos negativos e manutenção das ações positivas. Correto: Desde o início, a ferramenta traz uma proposta de processo dividida em avaliação e devolutiva. Isto é, alguém avalia e depois expõe a avaliação ao avaliado, com a expectativa de mudanças nos pontos negativos e manutenção das ações positivas.
IV – A amplitude da avaliação é a formação de um mapa de avaliação que deve conter todos os avaliados, bem como o apontamento de quem vai avaliar quem. Correto: depois da seleção do modelo, é definida a amplitude da avaliação. Geralmente essa etapa é realizada pela formação de um mapa de avaliação que deve conter todos os avaliados, bem como o apontamento de quem vai avaliar quem.
Questão 2/5 - Administração de Conflitos Técnicas de Negociação
Negociamos a todo tempo em todo momento, desde a tenra idade e além da vida adulta. Negociar é também uma arte, mas requer habilidades que podem e deverão ser desenvolvidas pelo negociador e, em especial, pelo de conflitos, fazendo com que ele adote um estilo próprio de negociar.  Sparks (2012) classifica quatro estilos primários de negociadores, com seus respectivos impulsos e crenças. Nas alternativas abaixo, atribua “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as falsas, depois assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. O estilo Restritivo, reflete um perfil pouco cooperativo e passivo,  espera que outros tomem a iniciativa em seu próprio interesse.
II. O estilo Ardiloso, visivelmente prefere uma interdependência ganha-perde e se atém a detalhes e rotinas na hora de fechar um negócio.
III. O estilo Amigável, busca ser simpático e cooperativo a fim de fechar o melhor acordo possível.
IV. O estilo Confrontador, concorda com todos tópicos específicos durante o processo de negociação até estabelecer um acordo sólido.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as afirmativas I , II e III estão corretas.
Você acertou!
Apenas as afirmativas 1, 2, 3 estão corretas, a afirmativa “4” está incorreta, pois o estilo Confrontador “questiona” e “não concorda” com os tópicos específicos durante o processo de negociação até estabelecer um acordo sólido.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
De acordo com John Reed, da consultoria Robert Half Technology, algumas companhias estão no caminho certo quanto ao tipo de avaliação de desempenho adotada, pois:
Esse processo obriga os funcionários a avaliar a si próprios e também a sua performance.
Ajuda os gestores a entender se o colaborador da sua equipe tem uma compreensão exata do seu desempenho no trabalho.
A partir do texto apresentado, pode-se concluir que o tipo de avaliação de desempenho a que ele se refere é:
Auto avaliação
Você acertou!
A alternativa correta é a “a”, uma vez que o contexto apresenta duas das principais características do tipo de avaliação de desempenho “Auto avaliação”, ou seja: avaliação de si próprio e de sua performance e; compreensão, por parte do gestor, da visão do próprio colaborador sobre seu desempenho. De acordo com a aula 04 – tema 02, a auto avaliação se refere ao momento que o colaborador se avalia, retomando momentos de acertos e erros e se forçando a explicitar seu conceito sobre si. Esse movimento faz com que haja, muitas vezes, conscientização de atitudes realizadas automaticamente e não percebidas de forma clara. Quando isso ocorre, temos a oportunidade de mudar, já que no momento da ação, muitas vezes não nos damos conta claramente de nossas atitudes. A auto avaliação também serve como uma sensibilização sobre as expectativas organizacionais, sendo uma rica fonte te informações sobre as expectativas da empresa.
Questão 4/5 - Administração de Conflitos Técnicas de Negociação
Analise a Frase de Tancredo Neves:
 
Fonte: kdFrases.com
Agora, analise as frases abaixo:
I. Tancredo Neves, quando fala de uma “negociação muito delicada”, significa que ele já mapeou a situação por meio de um plano de negociação.
II. Ele nos sugere fixar os limites para negociação.
III. Ele nos sugere definir a linha e os procedimentos a serem adotados durante a etapa final da negociação.
IV. Por meio desta frase ele sugere a simulação de uma negociação.
Após analisar as afirmativas  acima, assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I, II  e  III estão corretas.
Você acertou!
Em sua frase Tancredo Neves ao falar de “situação delicada”, já aplicou a Etapa 1 do Plano de Negociação, a qual se refere ao mapeamento da situação de conflito. A fixação dos limites da negociação diz respeito à Etapa 2, que se refere ao estabelecimento de parâmetros, pois evita que as pessoas  firmem um acordo e depois  se sintam frustradas com o resultado, e ainda, permite que as pessoas definam o mínimo aceitável com base em fatores realistas. A definição e a linha dos procedimentos a serem adotados se refere à Etapa 4, que é a preparação final para negociação e isso se revela na frase  de Tancredo Neves quando ele nos diz que: “não se deve apresentar de uma só vez as condições e as exigências estabelecidas por cada parte”, sendo necessário analisar a outra parte a fim de conhecer recursos, necessidades, interesses, objetivos, estilos, autoridade para o acordo, antes de apresentar todas as condições finais da negociação. A quarta alternativa, está incorreta, pois em nenhum momento Tancredo infere que é necessário simular o  processo de negociação.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
Observe a tirinha a seguir:
 
Fonte: Disponível em: <http://www.clickfozdoiguacu.com.br/feedback-8299/>.
A tirinha apresenta uma situação negativa do uso do feedback. Baseado nos conteúdos estudados e na situação apresentada na tirinha, aponte qual o impacto do feedback no desempenho que foi eliminado pela postura do gestor Brócolis.
Melhoria das relações humanas, por meio da confiança mútua e comunicação franca e clara.
Você acertou!
A alternativa correta é a “a”, pois as demais, apesar de pontuar os benefícios e impacto do feedback sobre o desempenho pessoal, do grupo e organizacional, não se referem a tirinha apresentada no contexto

Outros materiais