Buscar

AV EDUCAÇÃO ESPECIAL 2017.3

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Data: 17/11/2017 20:28:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201301339020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os anos 90 foram marcados pela adoção de políticas públicas voltadas para a valorização da diversidade e promoção de igualdade de oportunidades para as pessoas com necessidades educacionais especiais. Criaram o paradigma da inclusão educacional, mas ele reflete muito mais que uma ação educativa diferenciada. Ele reflete a inclusão social e democrática das pessoas com necessidades especiais na sociedade, com seus direitos assegurados legalmente. Discuta sobre a mudança de mentalidade a respeito da pessoa com uma deficiência diferenciando às épocas da Antiguidade e da Contemporaneidade.
		
	
Resposta: Na antiguidade a pessoa com necessidades especiais eram totalmente excluidas da sociedade, chegando a ter seu direito à vida negado. Na idade média essa visão mudou um pouco pelo advento do cristianismo onde a igreja dizia que toda criatura de Deus tinha direito à vida. Na contemporaneidade existe a politica de inclusão que vÊ o portador de necessidades especiais como ser capaz de apredizado, incluindo-o em classes regulares de educação e promovendo a educação especializada no turno inverso à classe regular.
	
Gabarito:
Na antiguidade a pessoa deficiente não era sequer considerada humana e inexistia enquanto problema, porque era exterminada, exposta, abandonada ao relento até a morte ou criada pelos pobres e escravos, para ser explorada como pedinte.
Na contemporaneidade o deficiente é visto como uma pessoa dinâmica e com possibilidades de mudança, com direitos e deveres iguais aos das demais pessoas, com direito a oportunidades iguais do ponto de vista educacional e social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301915922)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atuação pedagógica de qualidade é um dos maiores entreves,para ação inclusiva de fato,sendo assim, faz-se necessário, portanto pensar em programas de formação continuada de professores que contemplem sua autonomia. Como podemos pensar em autonomia dos alunos, quando o professor,não é um indivíduo autônomo?
		
	
Resposta: Devemos formar professores cientes das normas de inclusão e capacitá-los para atuar com alunos portadores de todo tipo de necessidade especial.
	
Gabarito: Favorecer ao professor a reflexão sobre sua realidade profissional e sua prática pedagógica, bem como sobre os ajustes que parecem ser necessários, para que se atenda às propostas contidas na LEI,que a proposta de qualificação esteja em consonância com a sua prática em sala de aula.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301872552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história, ao resgatarmos a luta da pessoa com deficiência em relação aos seus direitos como cidadã, podemos destacar alguns pressupostos que orientam o movimento de inclusão. Assinale a opção que corresponde a um pensamento que fundamenta o movimento de inclusão no contexto da escola.
		
	 
	O aluno com uma deficiência deve ser inserido diretamente na classe regular de ensino e a escola deve oferecer as adaptações necessárias no currículo e de acesso ao currículo..
	
	O distúrbio é percebido como um problema inerente à criança.
	
	O aluno com deficiência é visto como alguém que precisa primeiro superar suas dificuldades para depois poder se adaptar à escola regular.
	
	O conceito de deficiência é explicado a partir de causas orgânicas que dificilmente poderão ser modificadas.
	
	A criança com deficiência é compreendida como um aluno que precisa de escola especial.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301338540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
		
	
	Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
	 
	Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.
	
	A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
	
	A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem.
	
	Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301338515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta.
		
	 
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.
	
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados.
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados.
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos.
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301546727)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação( Art. 2o - Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011).
O trabalho desenvolvido pelo atendimento educacional especializado com o aluno com deficiência física, tem o objetivo de contribuir para :
		
	
	O desenvolvimento de processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos.
	
	o aprendizado de atividades de vida autônoma, do sistema braille, utilização do sorobã, orientação e mobilidade.
	
	promoção e acesso do aluno ao conhecimento escolar em duas línguas: Libras e Língua Portuguesa.o aprendizado de comportamentos sociais adequados, como, por exemplo, estabelecer contato visual. Criar e estabelecer uma comunicação alternativa, que permite ser realizada em sala de aula.
	 
	o desempenho do aluno em relação à comunicação, mobilidade, interação social, construção de conhecimento, dentre outros aspectos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301338093)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque (V) informações verdadeiras e (F) para informações falsas no que se refere às estratégias educativas para a pessoa cega.
( ) Para iniciar o cálculo matemático utilizamos o sorobã.
( ) A matemática deve ser aprendida de maneira abstrata através da oralidade.
( ) Os cálculos matemáticos que podem ser feitos pelo sorobã são: operações fundamentais, potenciação e radiação.
A sequência correta é:
		
	
	F V F
	
	F F V
	
	V V F
	 
	V F V
	
	V V V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302017376)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na turma 2ª ano do ensino fundamental, em que existe alunos com deficiência intelectual e outros com dificuldades de aprendizagem, relacionadas a outros motivos. O professor Davi, está ensinando multiplicação como atividade curricular,mas os alunos não conseguem acompanhar o restante da turma na aprendizagem do conteúdo proposto. Mediante o caso exposto acima,qual alternativa caracterizará a melhor estratégia de ação?
		
	
	Solicitaria à direção da escola que retirasse os alunos da sala, pois o seu atraso está atrapalhando o desempenho dos demais alunos e o andamento do programa.
	
	Reunir esse grupo de alunos para propor as atividades facilitadas do currículo adaptado de matemática.
	
	Marcaria uma reunião com o coordenador pedagógico da escola e solicitaria uma avaliação e o encaminhamento desses alunos para uma classe ou uma escola especial.
	
	Aproveitaria o momento das atividades relacionadas ao conteúdo,e proporia que os alunos colocassem em dia outras matérias do currículo, com o apoio de colegas.
	 
	Distribuiria os alunos entre os grupos formados pelos demais colegas,e trabalharia com todos, de acordo com suas possibilidades de aprendizagem.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301865583)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	 
O Secretário de Educação da cidade X está promovendo um curso de formação com os profissionais da rede pública de ensino. O objetivo do curso é capacitar profissionais das creches, para identificação precoce de sinais em crianças com transtorno global do desenvolvimento. O Secretário afirma que a identificação de sinais de risco de autismo é importante para realizar o encaminhamento do aluno para avaliação e permitir uma intervenção precoce, aumentando a chance da criança desenvolver  suas funcionalidades.
            Esta ação do Secretário de Educação  da cidade X é:
 
		
	
	desnecessária, pois toda criança recebe o diagnóstico de autismo, através do resultado do teste do pezinho, realizado na maternidade.
	 
	questionável, porque não existe comportamento observável que caracterize possível diagnóstico autista antes dos quatro anos de idade.
 
	
	errada, pois não tem como identificar sinais dos transtornos globais de desenvolvimento antes dos quatro anos de idade.
 
	
	utópica, pois segundo a legislação, alunos com transtornos globais do desenvolvimento são excluídos do sistema educacional.
 
	 
	correta, pois  a inclusão do aluno com transtorno global do desenvolvimento deve acontecer desde da creche, atrelada a inclusão em projeto de estimulação precoce.
 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301346802)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Associe as características que as pessoas com altas habilidades podem apresentar em diferentes áreas de atividades à designação adotada para estes diferentes tipos de altas habilidades:
 
1- tipo intelectual                                      a) capacidade intelectual geral
2- tipo acadêmico                                     b) capacidade de liderança
3- tipo criativo                                          c) aptidão acadêmica específica
4- tipo social                                            d) talento especial para as artes
5- tipo talento especial artístico                 e) capacidade psicomotora.
6- tipo psicomotor.                                   f) pensamento criativo ou produtivo
A associação correta é:
		
	
	1a , 2c, 3e, 4f, 5d, 6b
	 
	1a , 2c, 3f, 4b, 5d, 6e
	
	1e, 2d, 3b, 4f, 5c, 6a
	
	1c, 2a, 4f, 3b, 5d, 6e
	
	1a , 2f, 3c, 4d, 5b, 6e

Continue navegando