Buscar

RESUMO aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO (aula 01)
O ato de negociar faz parte da vida das pessoas, segundo os autores esta ação é uma tônica para estreitar relacionamentos e possivelmente criar novas oportunidades. 
Ressalta-se que negociar geralmente é um acordo que tenta beneficiar as ambas as partes envolvida no processo da negociação. Portanto, saber negociar é uma habilidade indispensável para qualquer pessoa que pretende obter ótimos resultados em suas ações. Seria uma troca de concessões, onde ambos os lados pudessem ganhar. 
Willian Ury e Roger Fisher afirmam que a pessoas negociam para se obter um resultado melhor do que se não negociassem. Logo, percebe-se que o indivíduo precisa saber negociar em todas as áreas da sua vida inclusive no trabalho. Contudo para se negociar com êxito no tempo atual de constante globalização observa-se que uma das características principais para se realizar uma boa negociação é a comunicação.
 Dessa forma se pode observar três características básicas necessárias de negociação como competências atendidas, o conhecimento científico, a habilidade de relacionamento e a atitude a ser adotada.
 Segundo, Thompson existem cinco principais razões que apresentam a importância das habilidades de negociação que são, natureza dinâmica dos negócios, interdependência, concorrência, era da informação e globalização. 
 Enfim, quem possuir a habilidade de negociar nos tempos atuais se destaca em várias áreas da sua vida inclusive na área profissional, pois atualmente negociar é uma necessidade. 
 Logo, trazendo os aspectos e o significado a partir dos expostos dos autores aqui apresentado observo que me utilizo da negociação a todo instante em meu trabalho, atualmente estou organizando uma seleção para uma vaga de auxiliar de estoque e primeiramente para anunciar a vaga precisei fazer uma avaliação e expor e negociar com meu superior se estavam de acordo com as necessidades da organização segundo a sua visão e somente então depois que chegamos a um consenso é que de fato anuncie a vaga.
Resumo (aula 2) Ética na negociação 
A ética na negociação vai permitir uma credibilidade para futura negociações. Contudo é necessário compreender que o significado aqui compreendido é conforme a afirmação Lewicki (2002) como padrões injetados sobre o que é certo ou errado sobre uma situação em particular ou um processo para firmar padrões. Sobretudo, ainda baseado no referido autor a moral se diferencia de ética, pois a moral refere-se a convicções pessoais sobre o que é certo e o que é errado.
Logo se pode afirmar que a ética é um conjunto de regras que possibilita que todos de uma sociedade convivam bem em comunidade. Assim trazendo a ética para o campo da negociação ela é muito necessária para que nenhumas das partes sai lucrando a partir da utilização de recursos obscuros. 
Ressalta-se alguns comportamentos que são considerados antiéticos em uma negociação são: mentir sobre os benefícios que o objeto oferece, ocultar informações, fazer concessões que não serão cumpridas, ameaçar abandonar a negociação quando não se pretende fazê-lo, agredir a outra parte com o objetivo de desestabilizá-la emocionalmente.

Continue navegando