Buscar

algumas conceitos de funções psíquicas:

Prévia do material em texto

Conceituem as funções psíquicas:
Consciência O termo consciência é empregado no sentido de estado vígil está vigilante, o que, de certa forma, iguala a consciência ao grau de clareza do sensório. Consciência aqui é fundamentalmente o estado de estar desperto, acordado, vígil, lúcido. Trata-se especificamente do nível de consciência.
A atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto. A atenção se refere ao conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas. Quanto a natureza da atenção, pode-se discernir dois tipos básicos de atenção: a atenção voluntária, que exprime a concentração ativa e intencional da consciência sobre um objeto; e a atenção espontânea, que é aquele tipo de atenção suscitado pelo interesse momentâneo, incidental, que desperta este ou aquele objeto. Esta última geralmente está aumentada nos estados mentais em que o indivíduo tem pouco controle voluntário sobre sua atividade mental. Em relação à direção da atenção, pode-se discriminar duas forma básicas: a atenção externa, projetada para fora do mundo subjetivo do sujeito, voltada para o mundo exterior ou para o corpo, geralmente de natureza mais sensorial, utilizando os órgãos dos sentidos. Difere-se da atenção interna, que se volta para os processos mentais do próprio indivíduo. É uma atenção mais reflexiva, introspectiva e meditativa. Em relação à amplitude da atenção, há a atenção focal, que se mantém concentrada sobre um campo determinado e relativamente delimitado e restrito da consciência, em contraposição à atenção dispersa, que não se concentra em um campo determinado, espalhando se de modo menos delimitado.
Orientação e a capacidade de situar-se quanto a si mesmo e quanto ao ambiente é elemento básico da atividade mental. A avaliação da orientação é um instrumento valioso para a verificação das perturbações do nível de consciência. Além disso, as alterações da orientação também podem ser decorrentes de déficits de memória (como nas demências) e de qualquer transtorno mental grave que desorganize o funcionamento mental global.
A capacidade de orientar-se requer, de forma consistente, a integração das capacidades de atenção, percepção e memória.
NEUROPSICOLOGIA DA ORIENTAÇÃO: É a desorientação temporoespacial que ocorre, de modo geral, em quadros psico-orgânicos, quando três áreas encefálicas são comprometidas: 
a. Nas lesões corticais difusas e amplas ou em lesões bilaterais, como na doença de Alzheimer. 
b. Nas lesões mesotemporais do sistema límbico, como na síndrome de Korsakoff. 
c. Em patologias que afetam o tronco cerebral e o sistema reticular ativador ascendente (comprometendo o nível de consciência), como no delirium e nas demais síndromes decorrentes de alteração do nível de consciência.
VIVÊNCIA DO TEMPO E ESPAÇO As vivências do tempo e do espaço constituem-se como dimensões fundamentais de todas as experiências humanas.
A capacidade de situar-se quanto a si mesmo e ao ambiente, o tempo e o espaço são, ambos, condicionantes fundamentais do universo e estruturantes básicos da experiência humana.
MEMÓRIA: memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos. Está relacionado intimamente com o nível de consciência, com a atenção e com o interesse afetivo. Tudo o que uma pessoa aprende em sua vida depende intimamente da capacidade de memorização. E todos os processos relacionados com a memória são altamente contextualizados.
PENSAMENTO: É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo.  Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos. O pensamento possibilita a associação de dados e sua transformação em informação estando consequentemente associado com a resolução de problemas, tomadas de decisões e julgamentos. O pensamento se constitui a partir de elementos sensoriais.

Continue navegando