Buscar

Introdução Neste capítulo, você verá que o exame mental, com a avaliação das funções psíquicas, tem por objetivo a busca por sinais e sintomas que ...

Introdução
Neste capítulo, você verá que o exame mental, com a avaliação das funções psíquicas, tem por objetivo a busca por sinais e sintomas que possam demonstrar alterações no funcionamento mental durante uma entrevista psiquiátrica e que as divisões de funções psíquicas, também chamadas de funções psíquicas elementares, são realizadas para melhor compreensão do quadro dos pacientes e das possíveis alterações nessas funções, correlacionando os fenômenos psíquicos e fisiológicos do indivíduo.
Além disso, será visto que a psicopatologia tem diversas concepções, porém pode ser definida como o estudo dos transtornos que afetam as funções cognitivas, afetivas e de atitudes dos indivíduos. O exame mental e as funções psíquicas
Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar que não existe uma definição específica, ou oficial, para a saúde mental, tem-se o uso dessa expressão para a descrição de níveis de qualidade de vida cognitiva e emocional, acrescida pelas capacidades funcionais de se relacionar com o mundo e a sociedade (PARANÁ, 2019).
O exame do estado mental é uma forma de pesquisa sistemática, conforme apresentado por Cordioli, Zimmermann e Kessler (2019), de sinais e sintomas que possam demonstrar alterações no funcionamento mental durante uma entrevista psiquiátrica. Apesar disso, os autores alertam que esse exame do estado mental deve fazer parte do exame clínico do paciente, não sendo realizado exclusivamente por psiquiatras, pois pode trazer à tona indícios importantes de transtornos neurológicos, metabólicos, de intoxicações ou de efeitos de uso de drogas.
Essas avaliações do paciente são realizadas principalmente por meio de entrevistas, sendo assim, deverá ser realizada conjuntamente com uma observação cuidadosa do indivíduo. As informações recebidas em uma entrevista podem ser de extrema valia para conhecimentos acerca das dinâmicas afetivas do paciente, o que auxiliará na intervenção e no planejamento de ações terapêuticas mais adequadas, independentemente da morbidade que o tenha feito buscar o acompanhamento de saúde (CORDIOLI; ZIMMERMANN; KESSLER, 2019; DALGALARRONDO, 2019).
Porém, vale ressaltar que o diagnóstico efetivo de um transtorno psicológico, e/ou uma psicopatologia, deverá ser realizado com a complementação de instrumentos e feita por profissionais bem capacitados (DALGALARRONDO, 2019).
As funções psíquicas são analisadas em conjuntos, mas vale ressaltar que essa separação é apenas uma estratégia de abordagem, pois, conforme apresentado por Dalgalarrondo (2019) não existem funções psíquicas isoladas e alterações psicopatológicas compartimentalizadas. Quando uma “parte” adoece, é o indivíduo como um todo que adoece.
Dalgalarrondo (2019) apresenta no Quadro 1 a seguir as funções psíquicas avaliadas no exame do estado mental que mais afetam os principais grupos de transtornos: psico-orgânicos, de humor e personalidade e psicóticos.
Funções psíquicas e psicopatologia2 Fonte: Adaptado de Dalgalarrondo (2019).
Funções mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos
Funções mais afetadas nos transtornos do humor e da personalidade
Funções mais afetadas nos transtornos psicóticos
„ Nível de consciência
„ Atenção*
„ Orientação
„ Memória
„ Inteligência
„ Linguagem**
„ Afetividade
„ Vontade
„ Psicomotricidade
„ Personalidade
„ Sensopercepção
„ Pensamento
„ Juízo de realidade
„ Vivência do Eu e alterações do self
*Também nos quadros afetivos (mania, principalmente).
**Também nas psicoses.
Quadro 1. Funções psíquicas no exame do estado atual mental
Cordioli, Zimmermann e Kessler (2019) apresenta que, para fins didáticos, como forma de estabelecer uma ordem de análise dos aspectos do indivíduo, o funcionamento mental é dividido em funções mentais/psíquicas, na seguinte ordem:
„ consciência;
„ atenção;
„ sensopercepção;
„ orientação;
„ memória;
„ inteligência;
„ afetiv


Essa pergunta também está no material:

31 pág.

Psicopatologia I, Psicopatologia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está compartilhando um trecho de um texto sobre exame mental e funções psíquicas. No entanto, não vejo uma pergunta específica. Por favor, formule uma pergunta clara para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais