Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

AD1 – 2017.1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEDERJ/UENF
1 – Quais as características sociais da clientela da Educação de Jovens Adultos?
Resposta: As características são de pessoas que após muito tempo de afastamento, retornam ao sistema escolar casadas, algumas com filhos, trabalhadores, assalariados ou não, em busca de melhorias profissionais ou pessoais.
Outros retornam por exigência do trabalho, há ainda os que buscam entender o mundo em que vivem conhecer seus direitos e exercer a cidadania plena.
Em comum entre esses homens e mulheres existe a certeza de que o estudo,mais do que um instrumento de redimensionamento social,constitui-se ferramenta indispensável para a sobrevivência, inclusive no mundo de trabalho.
2- Quais as diferenças entre a educação formal, não formal, sistemática e assistemática?
Resposta: A educação formal é aquela bem estruturada, regida por normas e leis e é organizada em graus de ensino, já a não – formal acontece em associações de trabalho em movimentos sociais, onde a aprendizagem é de conteúdos.
A sistemática é bem parecida com a formal, ela é ordenada e metódica e esta dentro de um sistema, e a assistemática é permanente e informal,de formas variadas,em diversas situações,na prática diária de viver.
3- Por quais motivos a educação sistemática costuma ser confundida com a educação formal?
Resposta: Pelo fato dela ser uma educação organizada e estruturada, e em termos de metodologia e conteúdos
4- Vários documentos são importantes para o processo educacional brasileiro,
mas quanto aos “parâmetros curriculares”, descreva em linhas gerais qual a importância deste documento para os níveis fundamental e médio?
Resposta: Os parâmetros curriculares serve de base para a estruturação dos currículos do Ensino Fundamental e Médio.
Além da base conceitual, inovam conceitos, propõem novas abordagens pedagógicas, fazem integração de áreas e estabelecem correlações entre os componentes curriculares
Eles nos ajudam tanto nos aspectos conceituais como nos técnicos, esses parâmetros curriculares cumprem o duplo papel de difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor na busca de novas abordagens e metodologias.
5- Qual foi a importância da catequese para a educação durante o processo de
colonização no Brasil? Do ponto de vista social, quais indivíduos foram beneficiados durante o processo?
Resposta: No começo os religiosos da Compainha de Jesus eram responsáveis por uma educação sistemática, o objetivo era o de difundir o evangelho, eles também ensinaram o desenvolvimento da leitura e da escrita e a preparação para o trabalho. E os beneficiados foram os colonizadores e seus descendentes, o ensino tinha caráter humanístico, reproduzindo o modelo Europeu.
6- Com a expulsão dos Jesuítas, após a chegada de D. João VI, ocorreu a “reforma pombalina”. Do ponto de vista social, o que aconteceu com a educação após esta reforma?
Resposta: aconteceu que toda política Educacional é voltada para a nobreza; daí o descaso pela escola pública e pelo crescimento do ensino superior e militar
7- Após a independência, a primeira “Constituição Brasileira” (1824), determinou que a instrução primária seria gratuita e oferecida aos cidadãos. Explique como esta determinação iniciou efetivamente o processo de exclusão educacional em nosso país.
Resposta: Esta primeira constituição recebeu grande influência Européia. Esta aplicação da lei, portanto foi restritiva, pois o Império só possuía cidadania uma pequena parte da população pertencente a elite econômica,a qual se admitia administrar a educação primária como direito.
Na qual ficaram excluídos os negros, indígenas e grande parte das mulheres.
8- Quais foram as características e conseqüências do método de ensino“Lancaster” instituído após o “Ato Adicional de 1834”?
Resposta: o método Lancaster representava o havia de mais moderno na prática pedagógica da época. Era um ensino de qualidade.
De um modo geral, os resultados ficaram muito aquém do esperado. Houve vários fatores: falta de professores habilitados, materiais didáticos, de prédios adequados e recursos financeiros.
O método foi criado para atender a um grande números de alunos na mesma escola, mas esta não era a realidade da maioria das escolas.
Tal condição com o tempo descaracterizou todo sistema Lancasteriano. Alunos mais adiantados eram monitores,para cada escola bastava um professor.
9- Na primeira metade do século XX, mais precisamente entre 1891 e 1925.Quais fatos importantes influenciaram, positiva e negativamente, na educação,Incluindo a de jovens e adultos?
Resposta: Foram grande a quantidade e reformas educacionais, os acontecimentos explicam a questão do jovem e do adulto pouco escolarizado, mas pelo menos em termos conceituais, o aluno desescolarizado começou a ser compreendido como produtivo e capaz de superar todas as limitações impostas pela sociedade. Com a mobilização dos educadores em torno da educação e do seu significado,deu à Educação de Jovens e Adultos um avanço conceitual.
10- Durante o governo de Getúlio Vargas, no chamado “Estado Novo”, quais
Medidas foram importantes para a Educação de Jovens e Adultos”?
Resposta: A criação de um fundo chamado Fundo Nacional do Ensino Primário, o recurso deste fundo também dava cobertura ao Ensino supletivo de adolescentes e adultos, ampliou ofertas de cursos para esse segmento populacional.
Mesmo sendo um estado ditatorial, havia preocupação com a Educação e o ensino.
BOA PROVA!