Buscar

AD1 EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL 
DO
 
ESTADO DO RIO DE 
JANEIRO
 
 
	Nome: Carla Ribeiro Vieira
	
	Matrícula:19216080093
	Polo: Piraí 
 
 
EJA 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 
Coordenação: Prof.ª Juliana Prata 
 
AD1 – 2021.1 
 
Questão 1 (valor: 2,5 pontos). Descreva qual a importância do Manifesto dos Pioneiros, de 1932, para o debate sobre o direito à educação para todos os brasileiros? 
O manifesto de 1932 foi um marco histórico, assinado no governo de Getúlio Vargas, por 26 educadores e intelectuais, assinado por Anísio Teixeira, Cecilia Meireles, Heitor Lira entre outros. O manifesto defendia uma educação única, gratuita, laica e de qualidade para todos. Pois até então somente crianças de famílias ricas poderiam ir a uma escola de qualidade. O manifesto foi de extrema, pois concedeu a abertura para o debate de uma educação para todos.
Questão 2 (valor: 2,5 pontos) No início da década de 1960, surgiu uma série de movimentos populares de alfabetização. Nesse contexto, o governo brasileiro criou o Programa Nacional de Alfabetização – PNA. Quais eram os objetivos do PNA? Quem foi o educador responsável pela sua organização? E como terminou o programa? 
O PNA foi um programa criado em janeiro de 1964 no governo do presidente Joao Goulart, tinha como objetivo a alfabetização de adultos e adolescentes através da cooperação e os serviços de agremiações estudantis e profissionais, associações esportivas, sociedades de bairro e etc. O educador responsável pela coordenação Paulo Freire não pode visualizar um dos mais importantes projetos de alfabetização pois em abril de 1964 como Golpe militar o programa foi instinto.
 
 
Questão 3 (valor: 5,0 pontos) O fichamento bibliográfico é o resumo, resenha crítica ou comentada das ideias principais abordadas por determinada obra. Escreva um fichamento do texto “A Trajetória Histórica da EJA no Brasil e suas Perspectivas na Atualidade” (Miranda et al, 2016). (Texto presente na plataforma). 
 
A educação de jovens e adultos teve início com a chegada dos jesuítas ao Brasil, os jesuítas tinham como objetivo catequisar os Índios sejam eles crianças ou adultos, contudo esse processo educativo teve fim com a chegada da família real no sec. XVIII e esquecida durante muito tempo, pois a responsabilidade pela educação acaba ficando as margens do império (STRELHOW,2010). Somente127 anos após a chegada da família real ao Brasil em 1934 a educação de jovens e adultos ganha uma visibilidade após a criação do Plano nacional de educação que estabeleceu como dever do Estado o ensino primário integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva para adultos como direito constitucional (FRIEDRICH et.al, 2010)
Mesmo com o plano nacional de educação em vigor a 11 anos o analfabetismo continua a existir e esses analfabetos adultos que não tinham o direito ao voto eram muito criticados.
A educação de adultos começa a ter um valor após a campanha de Educação de adultos lançada em 1947, abre-se a discussão sobre o analfabetismo e a educação de adultos no Brasil (COLAVITTO e ARRUDA, 2014).
Nesta época alguns acontecimentos movimentaram a educação como a criação do SNEA que é voltado exclusivamente ao ensino supletivo,1° campanha Nacional de educação que tinha como objetivo a redução do analfabetismo das Nações em desenvolvimento, o seminário interamericano de Educação de adultos.
Assim como os acimas listados outros programas foram criados, mas o do em mais famoso e menos produtivo foi o MOBRAL criado em 1967 pelo governo militar, com o intuito de alfabetizar funcionalmente e promover uma educação continuada (STRELHOW, 2010). Esse programa não tinha profissionais qualificados para alfabetizar os alunos, portanto era apenas um plano para criar analfabetos funcionais.
A lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (n°5692/71) estabelece novas regras para o ensino supletivo, já nos anos 80 a Fundação educar que ofertava apoio técnico e financeiro para os alunos.
Em 1996 renovam a LDB que reitera o direito a educação de jovens e adultos e a obrigação do governo em manter esse direito, em 2003 com a criação da Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo, muitos programas foram criados para facilitar a vida dos jovens e adultos, podemos destacar o PROJOVEM que tem como objetivo a qualificação no trabalho e o PROEJA Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio para Jovens e Adultos
O FUNDEB criado em 2007 passa todas as modalidades de ensino, a fazer parte dos recursos financeiros destinados à educação (BRASIL, 2007). 
Como podemos perceber alguns projetos e leis foram elaborados com o intuito de fortalecer a educação de Jovens e adultos, contudo essas atitudes por muitas vezes foram descontinuadas e por vezes não tinham o embasamento teórico necessário para desenvolvimento do trabalho pedagógico.
O adulto analfabeto defronta-se com a sociedade letrada e necessita de, no mínimo, saber enfrentar a tecnologia da comunicação para que, como cidadão, saiba lutar por seus direitos, pois ao contrário, torna-se vítima de um sistema excludente e pensado para poucos (FRIEDRICH et.al, 2010). E nesse caso a sociedade e o governo não podem mais fechar seus olhos.

Continue navegando