Buscar

Sistema Endócrino

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino
Hormônios são substancias químicas, liberada por um conjunto de células especializadas, cuja a principal função é transmitir uma informação para o organismo como um todo, ou para células vizinha ou para a própria célula que está secretando; que são as informações mantidas de forma paracrinas (para célula vizinha), autócrina (para a célula que produziu a substancia) ou endócrina (para todo o organismo) neurócrina (que são produzidas dentro do sistema nervoso e agem dentro do sistema nervoso, que são neurotransmissores, ou hormônios que podem agir em todo o sistema.
Os hormônios vão servir p que?
Vão servir para estimular ou inibir, de maneira geral servem para regular os sistemas que a gente tem no nosso organismo. 
O sistema endócrino que o sistema nervoso vão coordenar os outros sistemas.
Os hormônios podem influenciar na movimentação corporal por exemplo a glândula tireoide é responsável por produzir hormônio T3 e T4, tem um reflexo chamado de reflexo do calcâneo e o paciente que tem deficiência de tireoide tem deficiência nesse reflexo; Outro exemplo é o paciente que possui hipotireoidismo ou seja menos hormônios da tireoide acaba desenvolvendo bradicardia ou seja diminuição do reflexo cardíaco ou seja diminuição da frequência cardíaca e o paciente que tem hipertireoidismo tem o aumento da frequência cardíacas. Os hormônios acabam influenciando movimentos voluntários e involuntários.
O homem tem muito hormônio testosterona, que induz um maior número e um maior volume de fibra muscular, então ele vai ter mais força do que a mulher, uma simples diferença hormonal vai desenvolver algum tipo de característica que pode diferenciar um movimento entre gêneros.
A mulher tem que ter testosterona, para manter alguma regulação e é ele que dá libido, é por isso que tem uma tendência natural dos homens terem o desejo de ter mais de uma parceira pois ele tem uma maior concentração de testosterona ao passo que as mulheres tem uma menor concentração.
Indivíduos que sentem mais fome tem mais hormônios que induzem a comer e menos hormônios que induzem a saciedade. Os hormônios vão influenciar comportamentos e modificações estruturais no individuo, seja modificações sexuais, alimentares, sede inclusive.
Pessoas estressadas tendem a ter maior nível de hormônio cortisol que é o hormônio do stress, quem tem mais esse tipo de hormônio tende a ser mais agressivo.
Com a produção de hormônio andrógeno (masculino) (poli cisto nos ovários) no corpo da mulher há algumas alterações; o suor fica mais fétido, tende a criar pelos no lugar onde não são comuns para mulheres. 
TUDO ISSO QUEM FAZ SÃO OS HORMONIOS PRODUZIDO POR CELULAS ESPECIALIZADAS E QUE TEM A FUNÇAO DE LEVAR INFORMAÇÃO PARA TODO ORGANISMO.
Para coordenar o organismo vão ser necessários hormônios que são mensageiros químicos, que podem também ser considerados como neurócrinos ou neutransmissores (tem função de transmitir informação a curto espaço são substancias que agem de forma paracrina um do ladinho do outro ou na célula ao lado, não são muito bem considerado hormônios mas são substancia química ou mensageiros do tipo químico). Tem os hormônios do tipo endócrino que levam informação das células que produziram esses hormônios p outras células que estão mais distantes deles, somado a isso tem substancias ou mensageiro químico Autocrino que podem ser ou não hormônios. Exemplo a própria célula da tireoide que produz T3 e T4 pode sofrer ação desse hormônio então é um caso de hormônio autocrino, mas além dos hormônios tem as citosinas que é uma substancia produzida por uma célula que não é necessariamente um hormônio porque ele não é pré-formado. A MAIOR PARTE DOS HORMONIOS É PRÉ FORMADO OU SEJA JÁ TEM VESICULAS DENTRO DA CELULA COM ESSA PRÉ FORMAÇAO HORMONAL AS CITOSINAS ESPECIFICAMENTE NÃO SÃO PRE FORMADAS ELAS SÃO FORMADAS AO MOMENTO QUE ELAS SÃO NECESSITADAS OU AO MOMENTO QUE AS CELULAS PRECISAM PRODUZI-LAS.
Todas as células produzem um tipo de citocinas, já para a formação de hormônios são necessárias células especializadas para que eles sejam produzidos. Por exemplo as interleucinas e as linfocinas são tipos de citosinas produzidas por células de defesa são células especializadas são mas não em termos endócrinos e sim para defesa do organismo mas elas se comunicam entre si através de citosinas. Os mensageiros químicos também podem ser paracrinos ou agir do lado de; também pode ter hormônios neuroendócrinos. Para transmitir a informação de célula a célula é necessário um mensageiro do tipo químico, alguns hormônios necessitam ser transportado pelo organismo para chegar na célula–alvo, só que nem sempre o hormônio é solúvel na circulação ou na corrente sanguínea porque ele pode ser por exemplo uma gordura então ele precisa de uma proteína que o transporte, ou seja alguns hormônios precisam de uma carona para ser distribuído pelo organismo para que desenvolva as funções dessas células do tipo alvo. 
Quais são os principais locais de produção de hormônio?
Primeiro no eixo hipotálamo hipófise, segundo na glândula pineal acredita-se que ela é responsável pelo ciclo circadiano ou seja a nossa frequência de vigília, acordado, dormindo, sonolento, outra glândula é a glândula tireoide e as glândulas paratireoides que uma regula o metabolismo e a outra regula o metabolismo do cálcio e dos fosfatos, tem também o timo que também é importante mas ele é muito mais importante para a diferenciação celular , o estomago que produz hormônios com efeitos sistêmicos, tem ainda as glândulas adrenais que são importantes para a produção de adrenalina e de noroadrenalina e também produzem uma substancia chamada de cortisol que vão ser estudados através dos hormônios adrenocorticotróficos, são também produzidas no pâncreas que tem uma característica interessante pois ele é uma glândula endócrina e exócrina ou seja uma glândula do tipo mista, o intestino delgado também funciona como hormônio, o rim, e na parte de trato reprodutor os ovários nos indivíduos do sexo feminino e os testículos nos indivíduos do sexo masculino.
Quais são os tipos hormonais que a gente tem?
A gente pode ter proteínas e polipeptídios (são junções de aminoacidos) o pâncreas produz muitos hormônios relacionados a peptídeos, como por exemplo insulina e glucagom e paratireoide que produz paratorhormonios, pode ter substancias originadas a partir do colesterol e elas são chamadas de esteroides esses hormônios por exemplo vão ser produzidos no córtex da adrenal, hormônios produzidos pelos ovários pelos testículos e pela placenta, por exemplo estrógeno, testosterona e progesterona são hormônios do tipo esteroides, são derivados de uma molécula lipídica derivado de colesterol, outra coisa são os hormônios originados por aminoácidos destacando a tiroxina que é derivado da tireoide.
Como funciona a produção dos peptídeos e das proteínas que funcionam como hormônios?
Eles correspondem a maioria dos hormônios que o nosso organismo produz, eles são armazenados em vesículas.
Esses são produzidos através de um DNA que sofre um processo de transcrição, que vai produzir um RNA mensageiro e vai ser traduzido no reticulo endoplasmático rugoso que la vai ter ribossomos, depois desse tipo de formação vai ser levado para o complexo de golgi que vai fazer modificações das proteínas que foram produzidas a partir do reticulo endoplasmático que modifica e empacota em vesículas e depois vai ter alguns estímulos que vai aumentar o cálcio e o AMP cíclico e é o sinal para que essas vesículas sejam liberadas pelas células produtoras de hormônios.
Pré hormônio 
Pré pró hormônio 
Hormônio n entendi a diferença 
Outros Hormônios também destacados foram os hormônios do tipo Esteróides, eles tem uma estrutura chamada de ciclopentanofenotremo, são 3 aneis de 6 carbono , com mais 1 anel de cinco carbono, todos eles respeitam essa estrutura, com pequenas modificações estruturais ou de radicais químicos, isso indica que é um esteroide, porque a molécula de origem é o colesterol. Colesterol nada mais é queuma molécula de ciclopentanofenotremo. Lembra-se que não precisa aprender esse nome lindo , mas é apenas algo que irá ouvir na Bioquímica.
Esses hormônios possuem outras características , pouco diferentes dos outros hormônios, que é possuir pouco armazenamento e são produzidos de novo ! ao vivo com mais citocinas. Se precisar de Testosterona minhas células produzem, precisei de estradiol elas produzem !
Quem são os maiores produtores desse tipo de hormônio ? Aqui obviamente é a adrenal ( produz cortisol), mas os outros ? são as Gônodas! Ou seja, testículos, ou ovários. A SÍNTESE ela acontece, a partir do colesterol aqui é a estrutura de ciclopentanofenotremo, depois que eles sofrem modificações por exemplo do córtex da suprarrenal pra produzir o cortisol né? Produzo então o cortisol e aldosterona que são dois hormônios que tem esse tipo de características. La no ovário por exemplo, eu posso produzir o estradiol a partir da mesma estrutura, percebe-se então a conservação da estrutura de ciclopentanofenotremo, então as modificações são nos radicais ligados ao esqueleto principal do ciclopentanofenotremo. Tudo bem ? então esses são os hormônios que a gente chama de : Esteróides. 
Outra coisa que vocês acabaram de observar é que temos dois tipos de hormônios principais, quais são eles ? proteínas e os estrógenos! Até os derivados de aminoácidos também tem essa característica que eu vou citar agora pra vocês, os estrógenos tem origem de gorduras então ele tem uma ótima propriedade de conseguir adentrar na célula ao passo que as proteínas não tem essa mesma capacidade, porque ? afinidade pela membrana , logo, os peptídeos e as proteínas normalmente possuem receptores na membrana, ao passo que os hormônios sexuais ou esteroides, eles tem pouca características de receptores, seja na membrana ou citoplasma ou no núcleo. Sempre que tem ação desses hormônios peptídicos ou estrogênicos em alguma dessas regiões eu tenho uma modificação nas minhas proteínas que a célula produz. Essa modificação de proteínas que ela produz através da tradução do reticulo endoplasmático vai induzir novas proteínas que modificam essa célula, é sempre assim : o hormônio modifica a função celular através de que ? da produção ou não , de uma dada proteína. Como por exemplo: o homem possui mais pelo que mulher por causa da ação da testosterona e então tem-se mais no epitélio , porque a testosterona age no epitéliofazendo com que ela produza mais proteínas relacionadas a produção de pilin. Do mesmo jeito se explica a ter mais força que mulher, por ter produção de miofibrilas de indução ao aparelho contrátil , mais actina e mais miosina. O receptor da membrana não necessariamente é acoplado a proteína G, ele tem vários tipos de transmissão que a gente vai ver aqui. Vale ressaltar que a resposta de receptores , normalmente é mais rápida que resposta de indução núcleo celular.
Hormônios derivados de Tirosina ( que é um aminoácido) os da tireoide por exemplo precisam dde uma substancia chamada tireoglobulina, que é uma globulina de ligação com a tiroxina, que é um hormônio originado da tirosina. A Epinefrina e a Noroepinefrina são hormônios gerados a partir dai e são hormônios presentes na medula da adrenal, então a é única substancia chamada de tirosina que origina esses outros hormônios que acabamos de discutir. Eu preciso de substancias para transportar a tiroxina que é um tipo de globulina, o que é uma globulina ? é uma proteína presente no plasma de individuo.
A tirosina origina catecolamina que compõe a dopamina, a noradrenalina e a adrenalina; é uma mesma via de produção e uma é a modificação da outra, além disso vcs tem a tiroxina e tri-iodotiroxina o que elas fazem ? É o T3 e o T4 com um detalhe! Hoje em dia isso aqui ta em menos uso a solicitação de T3 e T4, se solicita muito mais T3 livre! Por que livre ? Porque o hormônio que ta junto a globulina não é ativo , então se é mais importante solicitar T3 livre do que a quantidade de hormônios da tireoide q vc tem. Pois se não está livre , ele não é capaz de exercer ação.
Porém , se os hormônios ficassem sempre disponíveis na circulação seria interessante ? Não! Então eu preciso secretar o hormônio pra que ele exerça suas ações, essa secreção pode ser em minutos, segundos, horas , dias ou meses, depende da característica própria de cada individuo e de cada hormônio. Mas somado a isso , é importante destacar que em baixas concentrações de picogramas a microgramas eu posso ter variação de quantidade de hormônios na minha circulação, em concentrações altas esses hormônios podem exacerbar um sistema ou inibir um sistema. Como o Hormônio do estresse. Logo , então, além da secreção temos a depuração que é eliminar o hormônio de modo que ele nn funcione sempre como ativador, para que não fique semrpe ative no organismo, por isso existe o feedback.
Preciso de substancias para transporte certo ? Tenho a substancia hidrossolúveis, que não necessitam de nenhum tipo de proteína pra transportar o hormônio , desse modo dissolvo meu hormônio em 60% da agua , ao passo que há hormônios não solúveis, esteroides e originados da tireóide estes necessitam de proteínas para carrealos na circulação até o sitio alvo. Por vez, quando há esse carreamento, liberação e ação desse hormônio a celular alvo, precisamos exterminar o hormônio para que ele não realize sempre essa ação e tenha uma alça de retroalimentação , essa eliminação pode ocorrer tanto por enzimas como pode ocorrer eliminação do tipo renal.
Destruição metabólica, o que seria isso ? Uma enzima especifica que destrói esse meu hormônio.
SECRETAR É PRODUZIR , DEPURAR É REMOVER DO ORGANISMO POR UMA DADA VIA , EXCRETAR É ELIMINAR , TIRAR Do ORGANISMO
Por que faz exame de gravidez pela urina ? por que o hormônio que indica a gravidez vai ser secretado pela placenta e excretado pela urina. Gravidez e outras doenças. Como o Beta BCG em homem é câncer. 
Como agem esses hormônios ? Esses hormônios pra vocês terem ideia , precisam de receptores são estes que vão com que ocorra modificação celular, bem! nas células especificas eu tenho de 2.000 a 100.000 que tenho cascatas de reações que fazem reações especificas eu vão desde os tipos de receptores que cada celular possa vir a ter. A célula pode fazer duas coisas : Up regulation ou Doun Regulaxion , produzir proteína (up) como quem quer ficar forte. Doun regulaxion é pra quem tem muito hormônio, assim como a calvice, que usa-se hormônios para agir em tal região
DOUN REGULATION- diminuir produção proteica 
UP REGULATION- produção maior de proteínas. Ex: hipotireoidismo
Exemplificando novamente:
Quando tenho muita liberação de ADH que é hormônio antidiurético eu produzo up regulation de produção proteínas que absorve mais agua no rim
Já o Dowm Regulation , há hormônios que reduzem a absorção de cálcio , assim dá dowm regulation a proteínas que absorvem cálcio no rim.
Quais os tipos de receptores que vocês tem disponíveis ?
Vocês tem hormônios que agem em canais iônicos ou ionotrópicos, receptores acoplados a proteína G , receptores acoplados a enzimas que produzem segundos mensageiros como a fosfolipase C e tem hormônios chamados de tirosina quinases , todos eles quando são modificados de alguma forma modificam proteínas dentro da célula, para produzir algum tipo de resposta.
Sinalizando...
Receptores ligados a canais iônicos , sempre que tenho um canal iônico eu tenho um dado hormônio em determinada substancia que se liga a esse canal iônico , abre ou fecha esse canal iônico promovendo modificações celulares , tipo ionotropico.
Quanto a proteína G , sempre que ativo a proteína G há uma subunidade a ser ativa. Como a proteína G que transforma GDP em GTP. Esse GTP ou GDP é a parte ativa que vai fazer modificações na fosfolipase do tipo C, esta vai produzir DAG.
Receptor metabotrópico ( segundo mensageiro)...
O receptor ligado a enzimas , você vai ter o hormônio que pode ser tirosina quinase, que ao entrar em contato com a leptina causa fosforilação que modifica gene alvo ou produçãode dada proteína.
Receptores intracelulares...
São receptores do tipo citoplasmático , os hidrofóbico tem tipo de ação que passa em membrana e age em receptores do citoplasma ou núcleo. Logo os segundos mensageiros podem ser AMP cíclico , GMP, cíclico, DAG,próprio cálcio , Adenilatociclase ... 
TIROZINOCNASE VAI FOSFORILAR OUTRA PROTEINA PARA EXERCER AÇÃO NUCLEAR OU EM OUTRA CELULA.

Continue navegando