Buscar

Hand Talk

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA UTILIZA APLICATIVO QUE OFERECE TRADUÇÃO DIGITAL PARA ACESSIBILIDADE EM LIBRAS
Por Evelise Patrícia Costa Cristo Bontorin RU 1801304
 Ana Paula Mangger RU 1793334
Polo – Rio Branco do Sul
Data 07/09/2017
 
Fonte: Google Imagens.
Ferramenta Hand Talk possibilita aos alunos da Escola Municipal Francisco Vieira da Rocha a tradução digital para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Escola Municipal Francisco Vieira da Rocha – Ensino Infantil e Fundamental, na cidade de Santo Antônio do Paraíso, Paraná, conta com o Hand Talk, um novo aplicativo digital para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Com a implementação deste recurso, a escola se torna a primeira na região do Norte Pioneiro Paranaense a introduzir esta solução de acessibilidade. Quando o aluno acessa o aplicativo e digita ou fala a palavra/frase desejada, automaticamente o personagem virtual Hugo, intérprete de Libras, traduz o conteúdo desejado para a língua de sinais. Entre as vantagens do uso do aplicativo, está a inclusão e cumprimento da Lei nº 10.436 e do Decreto nº 186, que determinam que “escolas públicas e privadas, do ensino básico e superior, deverão garantir às pessoas surdas acessibilidade à comunicação, nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis”.
O Hand Talk App é um tradutor para smartphones e tablets, que converte, automaticamente, conteúdos em português para Libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado.
Em 2013, o Hand Talk, foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) o melhor aplicativo social do mundo.
Para utilizá-lo, basta pesquisar por Hand Talk em sites de busca, como até mesmo o google.com.br, ou procurar em aplicativos de gerenciamento de downloads de aplicativos , como o Play Store, App Store – iTunes, Samsung Apps, entre outros, feito isso é só realizar o download e abrir o aplicativo Hand Talk. No momento do primeiro acesso, nosso carinhoso e alegre intérprete Hugo, já nos recebe com uma frase de boas vindas, explicando como utilizar o aplicativo, tanto escrita como falada em língua de sinais. E tudo de forma gratuita.
Pensando no desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, a Escola Municipal Francisco Vieira da Rocha, decidiu utilizar o aplicativo nas salas de aulas e departamentos da escola. Os professores incrementam suas aulas com o uso dessa ferramenta, estimulando e facilitando o entendimento, o aprendizado e a comunicação entre os alunos.

Outros materiais