Buscar

Por que estudar as Religiões

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Você já deve ter passado por alguma experiência Religiosa. Se não passou, alguém ao seu lado já deve ter contado algo que o levou a refletir sobre o assunto.
 Dependendo da experiência de cada um, as respostas serão diferentes. Talvez você seja um religioso e não precise de tantas explicações. Mas, com certeza, muitas pessoas não se ligaram
para a importância do assunto.
*
*
Jostein Gaarder, escrevendo O Livro das Religiões,nos ajuda a responder a pergunta acima: Um rápido olhar para o mundo ao redor mostra que a religião desempenha um papel bastante significativo na vida social e política de todas as partes do globo. Ouvimos falar de católicos e protestantes em conflito na Irlanda do Norte, cristão contra muçulmanos nos Balcãs, atrito entre muçulmanos e hinduístas na Índia, guerra entre hinduístas e budistas no Sri Lanka. Nos Estados Unidos e no Japão há seitas religiosas extremistas que já praticaram atos de terrorismo. Ao mesmo tempo, representantes de diversas religiões promovem ajuda humanitária aos pobres e destituídos do terceiro mundo. É difícil adquirir uma compreensão adequada da política internacional sem que se estejaconsciente do fator religião. (GAARDER)
*
*
Além disso, explica Gaarder, um conhecimento religioso também pode ser útil num mundo que se torna cada vez mais multicultural. Ainda mais quando falamos em globalização. Muitos de nós viajamos pelo Brasil ou mesmo ao exterior, entrando em contato com as diversas culturas religiosas. Estes povos têm costumes diferentes que devem ser respeitados pelos seus visitantes. Se uma mulher estiver num país muçulmano, por exemplo, terá que observar o tipo de roupa que usará nas ruas. É claro que não precisará andar com uma Burca, mas terá que cobrir seu corpo com roupas decentes.
 Finalmente, acreditamos que o estudo das religiões pode ser importante para o desenvolvimento pessoal do indivíduo. As religiões podem responder várias das perguntas existenciais que fazemos como: de onde viemos, o que somos e para onde iremos.
*
*
*
*
A religião tem estado presente no cotidiano através de diferentes manifestações. Vejam alguns eventos e algumas práticas pessoais e sociais marcadas por ideias, ritos e símbolos consagrados ao campo religioso.
De uma forma bem simples, podemos citar algumas práticas familiares ligadas à tradição religiosa como o casamento, batismo, morte e velamento. São cerimônias religiosas tão tradicionais, que muitas vezes estamos envolvidos sem nos darmos conta. O que dizer de pessoas doentes ou com problemas mais sérios que buscam ajuda divina como alternativa de cura
*
*
No esporte estamos acostumados, marcadamente no futebol, com a cena de uma oração conjunta antes da entrada no campo. Numa decisão por pênalti, por exemplo, é comum a imagem de jogadores ajoelhados, rezando ou beijando sua santinha.
Na musica não são raras as menções que se faz a personagens religiosos e até mesmo a sentimentos de ordem religiosa; no campo das artes somos conduzidos a milhares de imagens notadamente carregadas de simbolismo religioso dos mais diversos matizes. A literatura não tem deixado por menos e tem sido o mercado que mais cresce em termos de editoria nos últimos anos. O cinema tem sido pródigo nas temáticas de ordem religiosa. As novelas sempre trazem alguma alusão, personagem e até mesmo a temática central ligados a fatos eminentemente religiosos.
*
*
A nossa alimentação está em grande parte determinada por elementos de ordem religiosa; o modo de expressar nossas idéias através da linguagem é, igualmente, em grande parte determinada por formas religiosas. O turismo religioso é hoje um grande filão na arrecadação de divisas para um município. A educação é fortemente marcada pelos valores que ela prega, quase sempre idênticos aos valores de ordem religiosa. A área da saúde, o trato com a dor, a vida e a morte foi e ainda é construída com suporte religioso. Nosso calendário, suas datas festivas e grandes eventos, têm sua origem no meio eclesiástico. As diversas áreas do conhecimento humano, duma ou de outra maneira, têm-se ocupado com a temática religiosa, como a Filosofia, a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia, a História, a Medicina, a Física, a Arqueologia, a Geografia e assim por diante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais