Buscar

LETRAS E ALGARISMOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LETRAS E ALGARISMOS
Acadêmica: Letícia Garcia da Cunha
Professor Dr. Metello
INTRODUÇÃO
Em um desenho, tão importante quanto o seu traçado são as letras e algarismos, que devem ser perfeitamente desenhados para que traduzam sempre uma boa apresentação, não deixando margem a possíveis duplas interpretações quanto a valores ou palavras. 
Para Arquitetura, diversos estilos foram criados baseados em sua maioria no romano antigo.
A caligrafia técnica é utilizada por dar maior uniformidade e tornar mais fácil a leitura. 
NBR 6492
As normas brasileiras de Desenho Arquitetônico não são compatíveis com as de Desenho técnico em alguns pontos. A NBR 8402 (caracteres para escrita em Desenho Técnico) apresenta duas formas de caligrafia, vertical e inclinada. Já a NBR 6492 (Representação de projetos de Arquitetura) determina:
A caligrafia inclinada não é recomendada;
A altura mínima é de 3 milímetros;
O espaçamento entre linhas deve ser igual ou superior a três milímetros;
Manual ou por meio de instrumento (o Normógrafo do tipo “aranha” é o mais recomendado)
A norma apresenta como exemplo uma caligrafia personalizada, a seguir.
NBR 6492
Tipos de Letras
O tipo de desenho estabelece o tipo ou formato de letra a ser usado. Para estabelecer o tipo adequado de letras técnicas é necessário observar os aspectos a seguir:
Tipo básico ou original (góticas, romanas ou manuscrito, inglês antigo);
Tipo do traço (simples, duplo e cheio);
Verticais ou inclinadas;
Letras grandes ou pequenas (maiúsculas e minúsculas). 
Tipos de Letras
O arquiteto usa uma variante do gótico de traço simples, que é diferenciado pela adição de curvas e serifas. Para letreiros, diplomas e aplicações análogas, são usadas letras de traço duplo ou cheio.
Tipos de Letras
Inglês Antigo
Romano
Tipos de Letras
Gótico Antigo
Tamanho das Letras
Outro detalhe que deverá ser cuidadosamente analisado é o que se refere a proporção das letras e algarismos. Para isso, considerando a altura das letras maiúsculas como sendo h, observemos as proporções da tabela 1 a seguir:
Tamanho das Letras
Quando o tamanho de qualquer letra é dado, o ponto de referencia é a altura das maiúsculas. 
Quando utilizadas as letras técnicas o corpo das minúsculas é equivalente a dois terços da altura da maiúscula.
Os números tem a mesma altura das letras maiúsculas.
Espaçamento Visual
À medida que se for adquirindo o hábito de escrever com letras técnicas, tende-se a dispensar as proporções anteriormente citadas, fazendo a escrita proporcionada visualmente e tornando o trabalho bem mais produtivo.
Esboço
Esboço
Linhas- guia
As letras nunca deveriam ser feitas sem linhas-guia, que são constituídas de três linhas paralelas: uma para a base da letra, outra para a parte superior das letras maiúsculas e a terceira para a parte superior das letras minúsculas. 
O triangulo Braddock oferece-nos um método eficiente para traçar essas linhas. Nele há várias colunas de furos, por meio dos quais podem ser traçadas guias com vários espaçamentos. A ponta do lápis é colocada em cada um dos furos sucessivamente, e a linha é traçada pelo deslizamento do triangulo ao longo da régua paralela ou T.
O instrumento Ames, para a confecção de letras, também pode ser usado para traças as linhas-guias, recorrendo apenas a um conjunto de furos. O tamanho das letras é alterado pela rotação do disco, em torno do seu centro, em ângulo previamente estabelecido.
Linhas-guia
Braddock
Ames
Escrita de Arquiteto
Técnica de confecção das letras
Para se adquirir uma perfeita técnica na execução de letras é necessário considerar três fatores:
A seleção adequada do lápis ou caneta;
A posição da mão;
A direção adequada do traçado.
Seleção e apontamento do lápis: O detalhe técnico mais importante na confecção de letras é um bom traçado, sólido e nítido dos segmentos. É importante selecionar o lápis com a dureza e espessura adequadas.
Técnica de confecção das letras
Seleção e utilização da pena: Quando se usa tinta, a espessura do traço das letras depende do tipo de pena usado. Para traçado de letras recomendam-se as penas Gillot, Easterbrook ou Leonardt, disponíveis em vários tamanhos. As canetas Rapidograph são muito usadas atualmente para traçados uniformes.
Técnica de confecção das letras
Posição da mão: Para obter boas letras a mão deve-se segurar firmemente o lápis ou caneta, no entanto, a retenção do instrumento não deve ser muito rígida, para evitar possíveis tensões ao desenhista. A melhor maneira de segurar o instrumento é mostrada na figura. 
O antebraço deve repousar na mesa;
O dedo indicador deve estar esticado o máximo possível ao longo do lápis. Isto faz com que a mão fique descontraída;
O traçado deve ser feito com a menor flexão possível dos dedos;
O antebraço deve formar um ângulo de 75º a 80º com a direção predominante do traçado das letras. O papel pode ser colocado em qualquer posição conveniente;
Todos os traços devem ser feitos na partir da parte superior para a inferior da letra, e da esquerda para a direita.
A arte da confecção de letras
A arte de uma boa confecção de letras depende da obtenção da uniformidade nos seis itens a seguir:
Uniformidade de formato;
Uniformidade de tipo;
Uniformidade de tamanho;
Uniformidade de espessura;
Uniformidade de inclinação;
Uniformidade de espaçamento.
Sem essa uniformidade, a letra não terá boa aparência e pode mesmo ser de difícil leitura.
Uniformidade de formato: Exige perfeita familiaridade com o formato adequado das letras. Cada uma deve ser feita sempre do mesmo modo.
Uniformidade de tipo: As letras góticas, romanas e inglês antigo não devem ser misturadas num mesmo trabalho, da mesma forma que maiúsculas e minúsculas, a não ser no caso de um nome próprio. Este é o erro mais comum e deve ser evitado.
Uniformidade de tamanho: Exige que as linhas-guia sejam sempre traçadas e perfeitamente obedecidas. Um ligeiro avanço ou desvio em relação às linhas-guia é facilmente percebido quando estas forem removidas. A largura das letras também deve ser uniforme. É melhor traças ovais mais largas do que muitos estreitas.
A arte da confecção de letras
Uniformidade de espessura: Todos os traços, retos e ovais, devem ter a mesma espessura, que deve ser mantida em todo o comprimento.
Uniformidade de inclinação: Os segmentos e os eixos de todas as letras devem ser paralelos, quer sejam verticais ou inclinados. Linhas-guia ligeiramente inclinadas, traçadas através das horizontais com ângulo adequado, ajudarão a manter as letras com a inclinação adequada.
Uniformidade de espaçamento: é fundamental para uma boa composição e exige que as letras e as palavras nas sentenças sejam adequadamente espaçadas, de modo que possam ser facilmente lidas. 
A arte da confecção de letras
A mecânica da confecção de letras
As letras e os números dividem-se naturalmente em três grupos:
As traçadas unicamente com linhas retas;
As traçadas unicamente com ovais;
As traçadas usando-se uma combinação de linhas retas e ovais.
A mecânica da confecção de letras
Letras maiúsculas feitas unicamente com linhas retas: as letras H, F, E, I, L, N, T e o número 1 formam este grupo. As letras A, V, M, W, K, X, Y, Z e os números 4 e 7 são também feitos com linha reta, mas cada um deles é portador de uma característica que deve ser cuidadosamente observada.
 Letras feitas inteiramente com curvas: Estão incluídas neste grupo as letras O, Q, C, G, S e os números 3,6,8,9 e 0. No traçado dessas letras, a melhor técnica consiste em seguir a direção e a ordem dos traços dados. No entanto, no caso do traçado de letras minúsculas a lápis, a maioria dos engenheiros prefere o uso de um único traço para uma oval. Isto não pode ser feito quando se usa tinta.
 Letras feitas com uma combinação de linhas retas e curvas: As letras B, D, J, P, R, U e os números 2 e 5 estão incluídos neste grupo. As linhas retas devem ser tangentes à elipse em cada um dos casos.
A regra da estabilidade:
A estabilidade de algumas letras corresponde a outra classificação das letras maiúsculas. As letras A, B, E, H, R, X e Y exigem cuidados especiais no que se refere à colocação do travessão. Em cada um dos casos a linha cruzada ou travessão é posicionado de modo que os espaços em branco dentro da letra pareçam iguais.
 Letras minúsculas: Podem ser classificadas no mesmo grupo das maiúsculas. Uma das maiores diferenças entre as maiúsculas e as minúsculas está no fato de que algumas letras minúsculas possuem traços ascendentes e outras traços descendentes. O corpo das minúsculas é dois terços da altura das maiúsculas. As letras ascendentes atingem a altura total das maiúsculas, com exceção do t, que pode ser traçado um pouco menor. As descendentes vão até um terço da altura das maiúsculas abaixo da linha-guia mais baixa.
 Frações: As frações ocorrem freqüentemente no caso da colocação de cotas. Elas devem ser feitas em tamanho grande. Elas devem ter, pelo menos, uma vez e meia a altura de um número ou de uma letra maiúscula. A linha entre elas é horizontal e nem o numerador nem o denominador devem tocá-la.
A mecânica da confecção de letras
Letreiros, Títulos e Legendas
Na maioria das seções de projetos são usadas legendas impressas. Por essa razão, o projetista não executa o traçado da legenda, mas unicamente cola algumas palavras já impressas, adequada ao local.
A legenda deve estar sempre situada no canto inferior direito, em todos os formatos de papel, exceto A4, no qual a legenda se localiza ao longo da largura da folha. As legendas adotadas nas indústrias dependem do padrão adotado por cada uma delas.
Letreiros, Títulos e Legendas
O letreiro ou legenda consiste em: 
Assinatura ou vistos das pessoas envolvidas na execução, verificação e aprovação do desenho, seguidos da data;
Título do desenho;
Nome e endereço do responsável pelo projeto;
A aprovação do responsável pelo projeto;
A aprovação de outros elementos implicados no desenho e que não sejam responsáveis pelo projeto;
Número de identificação;
Tamanho do desenho;
Número do desenho;
Escala;
Peso;
Número da folha ou número das folhas. Por exemplo, folhas número 2 de 5.
Exercícios
bibliografia
Referencia Bibliográfica
Webgrafia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais