Buscar

Gabarito AP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO AP2 SEGUNDO SEMESTRE DE 2017:
OBS: Tendo em vista o caráter subjetivo de algumas questões propostas e o fato de serem dissertativas, este gabarito pretende servir apenas como modelo para a análise desse tipo de respostas, apresentando trechos dos capítulos que apontam os principais conceitos a serem desenvolvidos e abordados em cada questão solicitada. No entanto, os tutores responsáveis pela correção das avaliações devem exercer seus potenciais de autonomia reflexiva e interpretativa na realização das correções, considerando as argumentações desenvolvidas por cada aluno, mas, respeitando os conteúdos abordados na disciplina. Em relação às questões objetivas, também seguimos os conteúdos dos cadernos didáticos como parâmetros para a correção.
Questão 1 (Aula 9): Valor 3 pontos.
O termo “ética” se origina do grego etikhos, que quer dizer “costume”, “conduta”, “comportamento”. A ética (ou filosofia moral) surge quando passamos a questionar o que são os valores morais, o que é o bem e o mal, de onde surgem os valores etc. Ou seja, trata-se de um campo de estudo filosófico que se ocupa da reflexão sobre os sistemas morais, procurando compreender a fundamentação das regras e valores que sustentam cada sistema. Ao destacarmos que a ética consiste em uma reflexão acerca da conduta moral, é importante salientar que uma tal reflexão não cria ou estabelece os valores e normas próprios à moral. A ética se defronta com uma experiência moral característica de uma sociedade ou cultura determinada, e a partir de sua análise e reflexão, procura determinar as suas origens, a fundamentação das suas normas e valores, os critérios de justificação de seus juízos morais, o princípio que governa a mudança das suas normas etc. Podemos dizer, assim, que a ética se define como a ciência da moral, ou seja, é um conhecimento que, ao avaliar a experiência histórico-social da moral, almeja o rigor, a coerência e a fundamentação de uma proposição científica. Já os juízos morais, ao contrário, não apresentam esse caráter próprio de uma investigação metódica e conceitual. Os juízos morais, juntamente com seus princípios e regras, são o objeto de investigação da ética ou filosofia moral. Contudo, se a missão da ética é explicar e investigar o comportamento moral, ela pode influir na própria moral, embora não possa ser reduzida a um conjunto de regras e prescrições. (p. 116 e 117).
Questão 2 (Aula 9): Valor 1 ponto. (0,20 p. p/ cada ítem)
A. Para Platão, o indivíduo é bom na medida em que é “bom cidadão”. Cabe, então, ao Estado promover a justiça social, estabelecer a harmonia necessária entre as várias classes para atingir a perfeição do seu funcionamento. Sendo assim, o homem se torna virtuoso quando se subordina ao Estado e purifica-se da matéria para contemplar os princípios mais elevados. (p. 123/122)
B. Sócrates sustentava ser a própria natureza humana a base da moral. Para ele, existe um saber universalmente válido, um saber que pode ser atingido a partir do conhecimento da essência humana. Em outros termos, conhecendo a essência humana é possível chegar a uma moral universal. (p. 118/119)
C. De acordo com a Ética de Kant, o homem é fundamentalmente racional, não estando, no domínio da moral, submetido às leis causais, mas sim aos princípios morais que decorrem de sua razão. Sendo assim, um ato moral só pode ser considerado como tal se for praticado de forma consciente, autônoma e por dever. (p. 127)
D. Para Aristóteles, o fim último para o qual tendem todos os homens é a felicidade (eudaimonia). E é somente por meio da aquisição de determinados hábitos ou modos de agir, isto é, das virtudes, que o homem poderá alcançar o grau mais elevado do bem humano. (p.124/125)
E. Nietzsche nos propõe uma reflexão ética que se contrapõe tanto às concepções racionalistas quanto à moral cristã ao contestar a capacidade e o poder, atribuído à razão, de intervir sobre os desejos, os instintos e as paixões. Segundo ele, a moral racionalista foi edificada com a finalidade de reprimir e não de garantir o exercício da liberdade. (p. 131)
Questão 3 (Aulas 10 e 11): Valor 1 ponto. (0,10 p. p/ cada ítem)
Marque V quando a afirmação for Verdadeira e F quando for Falsa: 
( F ) Para Nietzsche, a reflexão ética deve ser dogmática e depende da fé em uma religião. (Aula 10, p. 136)
( V ) Para Nietzsche, a reflexão sobre a moral deve partir da análise das condições concretas, históricas e sociais em que surgem os valores morais. (Aula 10, p. 136)
( F ) A crise do modelo patriarcal de família não trouxe mudanças nos valores como: a indissolubilidade do matrimônio, a exigência de virgindade dos consortes, a necessidade de que os parceiros se unam em matrimônio –civil e religioso – para terem o direito à coabitação. (Aula 10, p. 137). 
( V ) Existem diversas morais: burguesa, cristã, comunista, brasileira, judaica, primitiva, contemporânea etc. (Aula 10, p. 141) 
( V ) A ética é a disciplina filosófica que reflete sobre a validade das normas e regras que regem as diversas morais efetivas. (Aula 10, p. 142).
( F ) Existe um único código moral, que todos devemos seguir, independentemente das diferentes culturas e contextualizações históricas. (Aula 10)
( V ) Fatores sociais, históricos e geográficos são determinantes para que alguém se comporte desta ou daquela forma. (Aula 10, p. 143)
( F ) Aristóteles afirmava que, para se atingir a excelência moral, era necessário a adoção de um comportamento radical e passional na vida em sociedade. (Aula 10, p. 144)
( V ) A convivência no espaço escolar em muito se beneficia quando ocorrem comportamentos e atitudes cooperação, de respeito mútuo e de interesse por objetivos comuns. (Aula 11, p. 153)
( F ) O professor nunca representa um modelo de conduta a ser seguido por seus alunos, por isso pode falar e fazer qualquer coisa em sala de aula. (Aula 11, p. 156)
Questão 4: (2 pontos)/ (Aula 12, p. 173)
Apresar do que diziam os críticos da sua época, Rousseau não defendia um retorno à vida selvagem. Sua preocupação era apontar um caminho para que o indivíduo readquirisse os mais elevados valores humanos, como a bondade, a piedade e o amor. Para isso, seria necessário voltar a ser livre. O problema era articular a vontade coletiva com a individual. Esse impasse se resolve com a elaboração de um contrato social. Nele, os indivíduos não se relacionam em termos de submissão, mas a partir da participação ativa de cada um na sociedade em que vive. O exercício da liberdade está, nesse caso, em consonância com a obediência às leis elaboradas coletivamente.
Questão 5: (1 ponto) / Cada item vale 0, 25 p. 
( S ) A consciência de que o educador é um agente transmissor de valores morais. (p. 181)
( N ) Não é necessário vincular o ensino da ética à realidade vivenciada pelos alunos. (p. 181)
( S ) Transformar a sala de aula em um espaço apropriado para estimular situações que levem à reflexão, à cooperação e ao diálogo. (p. 182)
( N ) O professor deve exercer um comportamento autoritário e opressor com seus alunos. (p. 182) 
Questão 6: (1 ponto) /Cada item vale 0,20 p. (aula 15, p. 225)
Formalistas = se preocupam exclusivamente com a técnica usada naquele tipo de arte. 
Naturalistas = A obra tem a finalidade exclusiva de retratar a realidade; por exemplo: a fotografia 3x4 que você tem no RG.
Pedagógicas = Têm uma função social de colaborar na educação das pessoas, levando-as a compreender o mundo por meio dos objetos artísticos.
Religiosas = Servem às necessidades místicas das pessoas, para afirmar determinada proposição religiosa, fazem parte do próprio culto em alguns casos, tal como as imagens sagradas da religião católica
Políticas = A obra toma uma posição crítica a respeito de um fato ou problema social, denunciando uma injustiça, propondo uma ideologia política, ou simplesmente retratando a realidade de uma sociedade. 
Questão 7: Vale 1 ponto (Aula 16, p. 236)
A prática educativa aliada a uma atividade artística permiteque o aluno experimente toda a diversidade de valores, de sentidos e de intenções que compõem o mundo em que ele habita. A atividade artística certamente estimula o desenvolvimento progressivo da capacidade de criação pessoal. Seu efeito pedagógico mais importante consiste em ampliar a capacidade de o aluno construir aos poucos um significado para si mesmo e para os que o rodeiam, de maneira que ele possa olhar o mundo de formas diferentes.

Outros materiais