Buscar

AULA 9-Fatores limitativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores limitativos
Uma empresa pode operar no limite de sua capacidade instalada ou abaixo dela, bem como trabalhar como outros fatores que limitem sua produção, chamados “gargalos”. Para cada caso, é necessário conhecer a margem de contribuição, por produto ou pelo fator que representa o “gargalo” da produção, a fim de maximizar o resultado.
Quando a empresa estiver operando abaixo do limite da capacidade instalada ou não existirem fatores limitantes, a empresa buscará incentivar as vendas dos produtos que proporcionarem as melhores margens de contribuição pois, assim agindo, mais rapidamente absorverá os custos e despesas fixas e conseqüentemente irá gerar lucro.
Cada unidade de X proporciona R$ 43,10 de margem de contribuição, enquanto Y proporciona $ 16,80, ou seja, seriam necessárias mais de 2 unidades de Y para se obter a mesma margem de contribuição de uma unidade de X. Se comparado com Z, seriam necessárias mais de 3 unidades.
Não havendo fatores que limitem a produção ou as vendas, a seqüência acima costuma ser obedecida.
Como dissemos, quando não existirem fatores limitantes, buscará uma empresa produzir e vender os produtos que proporcionam a melhor margem de contribuição.
No entanto, ocorrendo fatores que venham a limitar a produção, há necessidade de se fazer um estudo da margem de contribuição por fator limitante para tomada de decisão.
Caso a empresa venha a tomar decisões com base nas margens de contribuição dos produtos, como vimos, procuraria priorizar  aqueles de maiores margens.
Mix de produtos e fatores limitativos
1º Quadro – A margem de contribuição unitária de cada produto
2º Quadro – Consumo total necessário para atender a quantidade absorvida pelo mercado
3º Quadro – Análise através da Margem de Contribuição Unitária onde o produto sacrificando é o  Z (ANÁLISE ERRADA)
4º Quadro – Para a escolha do produto a ser sacrificado ou incentivado através da relação entre margem de contribuição unitária (mcu) e o fator limitante
 Margem  Unitária     =    Margem por Fator Limitante, ou seja,  43,10 = 0,862
Consumo Fator Limitante                                                   50
5º Quadro – Análise através da relação entre a Margem de Contribuição Unitária e o fator limitante onde o produto sacrificando é o  X. (ANÁLISE CORRETA)
6º Quadro – Demonstração do Resultado do Exercício com as quantidades encontradas através da análise pela margem de contribuição unitária.
7º Quadro – Demonstração do Resultado do Exercício com as quantidades encontradas através da análise da relação entre margem de contribuição unitária e o fator limitante.
Resumo geral sobre fator limitante
- Quando não fator limitante
Escolher o produto através da sua margem de contribuição unitária (mcu). Sacrificar o produto que apresentar a menor margem de contribuição unitária e incentivar o produto que apresentar a maior margem de contribuição unitária.
- Quando há fator limitante
Escolher o produto através da divisão entre a margem de contribuição unitária (mcu) e o fator limitante de cada unidade. Sacrificar o produto que apresentar a menor mcu/fator limitante e incentivar o produto que apresentar o maior mcu/fator limitante.

Continue navegando