A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
excercios  crimes I

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Assinale a alternativa correta:
*(A) no crime de estelionato, na modalidade fundamental, a obtenção da vantagem, a decorrer da fraude, deve sucedê-la ou, ao menos, ser com ela concomitante.
2. Analise as seguintes assertivas a respeito do crime de extorsão mediante sequestro. 
II. Como regra, aplica-se a pena vigente no momento da prolação da sentença, caso essa pena seja mais benéfica ao acusado do que aquela vigente no momento da consumação do delito. * (B) II, apenas.
3. Com relação aos delitos de dano e receptação, assinale a opção correta.
 *(E) A introdução de animais em propriedade alheia, sem o consentimento de quem de direito, caracteriza o delito de dano, caso o fato resulte em prejuízo.
4. No tocante à extinção da punibilidade, assinalea alternativa correta. * (C) Na receptação culposa, sendo o criminoso primário, será cabível o perdão judicial.
5. Assinale a opção correta acerca dos crimes de furto e roubo.
*(E) No delito de furto, é necessária a realização de perícia para a caracterização da qualificadora do rompimento de obstáculo, salvo em caso de ausência de vestígios, quando a prova testemunhal
poderá suprir-lhe a falta.
6. Ana recebeu de Bete um cheque em pagamento de uma dívida de dez mil reais e, ato contínuo, inseriu o algarismo 1 antes do valor numérico preenchido no documento e as palavras “cento e” antes da palavra “dez”, alterando o valor do cheque para cento e dez mil reais. Na sequência, transferiu o cheque, por endosso, a Camila, de quem recebeu a quantia de cem mil reais. 
 *(C) Ana deve responder apenas pelo crime de estelionato.
7 O agente que recebe de terceiro desconhecido motor de procedência indeterminada, com o número adulterado, ciente dessa circunstância, e o instala em seu veículo, responde:*(A) por receptação dolosa.
8 Assinale a alternativa correta: *(C) É isento de pena o agente que subtrai, sem violência ou grave ameaça, o dinheiro de seu avô, desde que este tenha idade inferior a 60 (sessenta) anos.
9 Assinale a alternativa correta: *(D) o crime de receptação imprópria implica necessariamente que o terceiro que adquire ou recebe a coisa esteja de boa-fé.
10 No que concerne aos crimes contra o patrimônio, é possível assegurar que * (E) admitem, em alguns casos expressos, o perdão judicial.
11 Considere:
II. O consentimento válido do ofendido exclui o delito de sequestro e cárcere privado (art. 148, CP).
III. O crime de extorsão (art. 158, CP) consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida.
IV. O crime de sequestro e cárcere privado (art. 148, CP) consuma-se quando o sujeito passivo fica privado de sua liberdade de locomoção.
Está correto o que se afirma APENAS em* (E) II, III e IV.
12 Assinale a opção correta acerca do delito de estelionato.
*(C) Na modalidade disposição de coisa alheia como própria, exige-se a demonstração da obtenção, para si ou para outrem, da vantagem ilícita, do prejuízo alheio, do artifício, do ardil ou do meio fraudulento empregado com a venda, a permuta, a dação em pagamento, a locação ou a entrega, em garantia, da coisa de que não se tem a propriedade.
13 No delito de apropriação indébita previdenciária:
*(A) o elemento subjetivo do tipo é o dolo genérico, pois a Lei n.º 9.983, de 2000, art. 3º, limitou-se a transmudar a base legal da imputação do ilícito capitulado na Lei nº 8.212, de 1991, art. 95, “d”, para o Código Penal, art. 168-A;
14. O crime de extorsão mediante sequestro, em sua modalidadesimples, está consumado quando: *e) a vítima é sequestrada.
15.O agente sequestra um menor, com a intenção de extorquiros pais dele, mas solta-o ante o insucesso de obter o preço do resgate. Assinale a soluçãocorreta:
*d) Crime consumado de extorsão mediante sequestro.
16.O crime de extorsão mediante sequestro definido no art. 159 do Código Penal (sequestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem,como condição ou preço do resgate) caracteriza-se como:
*b) formal, permanente e complexo.
17 O dolo é subsequente à posse de coisa móvel nos crimes
de: *a) apropriação indébita.
18 Com relação ao crime consistente emdeixar de recolher contribuição previdenciária, ou importância descontada do pagamentofeito aos segurados, a terceiros ou arrecadadas do público (art. 168-A, § 1º, I, do Código Penal),pode-se afirmar corretamente que: *b) é extinta a punibilidade se o agente, voluntariamente, paga o devido à Previdência Socialantes do início de qualquer fiscalização.
19 (MP-PI — 2007) Lépido, exercendo o munuspublicode inventariante, tomou para si umcomputador dos bens deixados pelo de cujus, e do qual tinha posse em razão da referidacondição. Lépido cometeu, em tese, o crime de:
*c) apropriação indébita.
20 Filho de um idoso que completou oitenta anos, e, sem qualquer formalidade, apropria-semensalmente dos proventos da sua aposentadoria, aplicando o dinheiro em uma cadernetade poupança pessoal:
*c) comete crime de apropriação indébita, continuada, tipificado no Estatuto do Idoso (Lein. 10.741/2003).
21. De acordo com a orientação sumular oriunda doSuperior Tribunal de Justiça, quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade
lesiva, haverá:*b) falso em continuidade delitiva com estelionato.
22. Em que dispositivo do Código Penal se enquadra, emtese, o chamado “pendura” praticado pelos estudantes de Direito, em comemoração à fundaçãodos cursos jurídicos no país?
*d) Em nenhuma das capitulações supra, por se tratar de fato atípico.
23. Viviane esteve em uma locadora de filmes e, fazendo uso de documentofalso, preencheu o cadastro e locou vários DVDs, já com a intenção de não devolvê-los.Nessa situação hipotética, por ter causado à casa comercial prejuízo equivalente ao valor dosDVDs, Viviane praticou, segundo o CP, o delito de: *b) estelionato.
24. O estelionato é qualificado, com aumento da pena de umterço, se cometido em detrimento de: *a) entidade de direito público.
25Sobre o crime de receptação, assinale a alternativa correta:
*b) sujeito passivo é a pessoa que figura como vítima no crime antecedente, do qual teveorigem a coisa receptada.
26. Veja o seguinte tipo “Adquirir, em proveito próprio ou alheio, noexercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime”corresponde ao crime de:*c) receptação qualificada.
27. Em face das assertivas seguintes, pode-se afirmarque:
I. Se a apropriação indébita se refere ao uso da coisa, não há crime.
II. Ocorre a apropriação indébita de coisa furtada, se o agente não sabia de sua origem.
III. Se a coisa é produto de contravenção, não é cabível a receptação.
IV. Incabível a receptação dolosa, se o sujeito recebe a coisa com dolo eventual.
*e) Todas estão corretas.
28. Assinale a alternativa correta:
*d) o crime de receptação imprópria implica necessariamente que o terceiro que adquire ourecebe a coisa esteja de boa-fé.
29. João e Pedro, agindo de comum acordo, subtraíram, para si, importânciaem dinheiro que Maria, mãe de João, com 62 (sessenta e dois) anos de idade, guardavaem sua casa. Em face desse fato,
*a) João e Pedro podem ser processados, porque Pedro não é atingido por escusa absolutória,e João porque, embora pudesse ser beneficiado pela escusa, esta não se aplica pelofato de a vítima ter mais de 60 (sessenta) anos de idade.
30. Assinale a assertiva correta:.
II. O depósito necessário miserável, quando se constitui em figura criminosa, é aquele previsto
no art. 168, I, (necessário) do CP.
III. A figura prevista no art. 171, V, do CP, fraude para recebimento de indenização ou valor
de seguro, é crime formal.
IV. A receptação na modalidade imprópria não admite tentativa.
*c) apenas II, III e IV estão corretos;