Buscar

CONTEXTUALIZADA DE Alfa e let

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNG (SER EDUCACIONAL)
PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
PROFESSOR (A): ROBERTA CAVALCANTI
TUTOR (A): PATRÍCIA MARREIROS
ALUNO: MAGALI DE SOUSA LIMA RA: 28260443
Estudamos sobre o construtivismo e suas 02 vertentes: o cognitismo de Piaget e o interacionismo de Vygotski.
Tomando a canção como base, analise a importância do construtivismo e de Piaget dentro deste saber empírico dos ‘maloqueiros’.
SÃO PAULO
2017
O Construtivismo é uma teoria sobre a origem do conhecimento, e explicação de como esses processos ocorrem, a partir da interação do sujeito com seu objeto de conhecimento.
Jean Piaget foi um importante pesquisador construtivista que contribuiu muito com suas idéias e teorias no universo educacional. Ele não pertencia à área educacional, mas como pesquisador que era do ser humano não podia deixar de associar as áreas de interações do ser como indivíduo social. Na visão de Piaget o ser não é um ser passivo, mas um ser que age sobre seu conhecimento e essa construção se dá a medida com que ele interage com o seu meio. Esses conhecimentos e a construção do conhecimento se dão por esquemas que ele nomeia de assimilação e acomodação, ou seja, o sujeito quando interagem com o meio seja ele físico ou social ele é bombardeado por estímulos e tem a oportunidade de entrar em contato com várias realidades ou vertente o que vai gerar um conflito e logo depois o indivíduo vai procurar uma maneira de assimilar essas novas informações com as que já existem esse processo alem de dar lugar ao novo vai procurar uma maneira de acomodar se ajustar a esse novo conhecimento.
A teoria construtivista de Piaget leva em conta a interação e a experiência do sujeito o que me leva a refletir a música “Esquiva da Esgrima” do rapper Criolo que afirma em um dos versos da música que “todo maloqueiro tem um saber empírico”. Essa fala do artista se relaciona com as experiências vividas pelo “maloqueiro” (nome pejorativo para classificar pessoas que vivem pelas ruas.), mas que pode ser a experiência de qualquer indivíduo, experiências que são o fruto de seu desenvolvimento cognitivo, gerados pela atuação no seu meio físico e social, esse saber empírico não é aquele desenvolvido pelo ensino escolar e sim pelo saber experimentado no dia a dia através de sua realidade e de certa forma é este saber que formará a sua identidade. A música possui uma riqueza de detalhes que mostra através de cada verso o saber empírico do próprio Criolo ao relatar em suas linhas toda a sua manifestação e protesto, bem como os inspiradores de seus versos. Ao ouvir a música somos levados a procurar similaridades (Assimilação) com o conhecimento que já possuímos e refletindo sobre o viés de protesto procuramos acomodar as opiniões emitidas nas entrelinhas com aquelas que já possuímos, mas de uma nova maneira.

Outros materiais