Buscar

Atividade Contextualizada - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
 PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CYNTHIA CYBELLE RODRIGUES FERNANDES PORTO
ANA PAULA MENDES
 
Estudamos sobre o construtivismo e suas 02 vertentes: o cognitismo de Piaget e o interacionismo de Vygotski.
Tomando a canção como base, analise a importância do construtivismo e de Piaget dentro deste saber empírico dos ‘maloqueiros’.
Peço que discorra seu texto em até 30 linhas.
________________________________________________________________________________________
O termo cognição pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.
De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vigotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.
Jean Piaget (1896-1980) centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior. Nesse sentido a teoria piagetiana considera a inteligência como resultado de uma adaptação biológica, aonde o organismo procura o equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. O que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase do seu desenvolvimento é o equilíbrio correspondente a cada nível mental atingido. O construtivismo de Piaget afirma que o conhecimento vem da experiência. "Sem o contato com o mundo externo não há como produzir conhecimento".
Vygotsky (1896-1934) postula que o desenvolvimento do indivíduo e a aquisição de conhecimentos é resultado da interação do sujeito com o meio, através de um processo sócio-histórico construído coletivamente e mediado pela cultura. De acordo com sua teoria, a aprendizagem promove o despertar de processos internos de desenvolvimento que não ocorreriam senão por meio das interações estabelecidas com o meio externo ao longo da vida. Como fruto dessas trocas e interações, o cérebro tem a capacidade de criar novos conhecimentos, isto porque o contato com outras experiências ativa as potencialidades do aprendiz em elaborar seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro.
 
BIBLIOGRAFIA
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/teoria-cognitivista-de-jean-piaget/42384
https://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/
http://www.uel.br/seed/nte/as_teorias_de_aprendizagem_e_a_internet.htm
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando