Buscar

TESTE PALOGRAFICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Teste Palográficos 
Fonte: Um estudo pelo teste Palográficos 
Instruções para aplicação 
Material Folha de aplicação padronizada com os traços iniciais impressos, disponível em dois tamanhos, grande (36,3x27 ,4 cm) e pequeno (21 ,5x32,0 cm). Lápis preto n°2 bem apontado e cronômetro. O aplicador deve dispor de outros lápis, caso quebre a ponta e necessite ser substituído, bem apontado. 
A folha de aplicação contém na parte superior um espaço para identificação do examinado e um lugar para o s dados relativos à avaliação d o teste. No lado superior esquerdo estão impressos na primeira linha três traços s verticais de 7 mm de altura, com uma distância de 2,5 mm entre eles, e na segunda linha, um traço vertical com um intervalo de 4 mm entre as linhas. 
 Condições Ambientais
 O local deve ser tranquilo, com boa iluminação, sem ruído e m boas condições de temperatura e acomodação, com cadeira e uma mesa lisa ou carteira nivelada e sem irregularidade na superfície para cada examinador. O teste pode ser aplicado individual ou coletivamente, desde que haja condições de acomodação para os candidatos e controle por parte do aplicador. 
No caso de aplicação coletiva, se o local dispuser de carteiras do tipo universitário, em que o espaço para a colocação da folha é pequeno, deve - se usar a folha de aplicação pequena ou ter disponível uma prancheta de tamanho superior ao da folha grande. No caso de aplicação coletiva também é conveniente dispor de uma lousa ou de um quadro para mostrar o modelo. Instruções Gerais 
O teste é dividido em duas partes: 1) A primeira constitui uma espécie de treinamento e adaptação do examinando a tarefa a ser realizada, com cinco tempos de 30 segundos. 2) A segunda é o teste propriamente dito e é feita com cinco tempos de 1 minuto. Instruções Antes da aplicação, no caso de uma aplicação individual deve ser estabelecido um '' rapport'' com o examinado. 
Se a aplicação for coletiva deve-se dar explicação gerais sobre os motivos d a aplicação. Inicialmente pede- se para o candidato s preencher em os dados de identificação, o u seja, nome, escolar idade e cidade onde nasceu. Embora não haja espaço indicado na folha, pode -se pedir também para indicar o sexo, a data d a aplicação e anotar se usam a mão direita ou esquerda par a escrever. 
Observação: A posição do examinando e da folha durante a aplicação, deve ser a mesma que ele utiliza normalmente para escrever de forma natural e espontânea. Caso algum examina do interrompa o teste por qualquer motivo deve -se pedir que aguarde e deverá ser feita uma nova aplicação depois que os outros terminarem. 
Se o examinador observar que algum examinando não está seguindo corretamente as instruções, deixa-se terminar o teste e depois aplica-se um outro teste. Se no início da aplicação não for pedido para indicar a mão usada par a escrever, fazer uma anotação nas folhas no caso de candidatos canhoto. 
Contagem dos palos logo depois de terminada a aplicação pode-se solicitar aos candidatos para fazer em a contagem dos traços para facilitar o trabalho posterior de avaliação. A contagem dos palos não é obrigatória e contribui para o aumento do tempo total do teste. Embora LEVENFUS, (2009), afirme que em estudos realiza dos sobre contagem dos traços pelo examinando e pelo examinador a discrepância tenha sido mínima e não significativa, sempre que possível essa contagem deve ser conferida pelo avaliador.

Outros materiais