Buscar

Fundamentos Teóricos da Linguística

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos Teóricos da Linguística
Atente para o fragmento do poema “Falação”, de Oswald de Andrade:                                 
“A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Maria Augusta. Por que ler Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 2008. p. 60.
Considerando o dado fragmento de poema e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística sobre conceitos de linguagem e língua, leia as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. A definição de linguagem apresenta distinções teóricas.
II. A língua falada é menos complexa do que a língua escrita.
III. O estudo da linguagem abrange o uso corrente dos idiomas.
IV. As línguas são heterogêneas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). Segundo o livro-base, a afirmativa I é verdadeira, pois vários teóricos “abordaram e elaboraram sua definição [de linguagem]. Assim, ainda que nenhuma definição seja perfeita, é possível escolher aquela que se apresenta como embasamento para o tipo de ensino de língua [...] que se deseja realizar” (livro-base, p. 26). A afirmativa II é falsa porque “[e]mbora a língua falada pareça mais ‘simples’ (quando comparada à escrita), isso não é verdade, já que ela não é uma organização homogênea” (livro-base, p. 32). A afirmativa III é verdadeira porque a pesquisa sobre linguagem abarca o estudo das “situações de uso cotidiano de nosso [e de outros] idioma[s]” (livro-base, p. 26). A afirmativa IV é verdadeira, visto que “as línguas são, por sua essência, heterogêneas” (livro-base, p. 33).
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 2/5 - Fundamentos Teóricos da Linguística
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Contemplamos [...] a postulação de um ‘esquematismo inicial’ atribuído ao espírito humano que nos indica uma faculdade de linguagem. Conforme o estímulo recebido, tal faculdade gerará diferentes línguas (gramáticas particulares) [...]. A teoria da gramática universal (GU) corresponde ao ‘conhecimento’ geral utilizado para pensar e produzir a fala em diferentes línguas. Esse conhecimento não é diretamente acessível à introspecção (como pensava o cartesianismo clássico), pois é inconsciente e involuntário, constituindo parte do esquematismo que carregamos como espécie. A análise e a determinação das estruturas específicas da GU podem servir de apoio (modelo) para a reflexão sobre os problemas relacionados à capacidade de linguagem (os chamados problemas do conhecimento)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Leonardo Borges. Filosofia da Linguagem e teoria social em Noam Chomsky. Revista Filogênese. Marília - SP, v. 2, n. 2, p. 111-126, 2009. p. 117.
Tendo em vista o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística sobre o percurso histórico das noções de gramática universal, enumere, na ordem sequencial, os períodos que se relacionam aos acontecimentos científicos:
Na Antiguidade Clássica
Desde o século XIII
No século XIX
No século XX 
(  ) Os filósofos observaram que fala e pensamento estavam em relação muito próxima.
(  ) Havia especulações sobre a existência de uma gramática universal.
(  ) Como reflexo dos estudos diacrônicos, os linguistas passaram a observar mais cuidadosamente a relação entre lógica e gramática.
(  ) Houve uma retomada da ideia clássica de gramática universal pelo gerativismo. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3 – 4
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). Segundo o livro-base: “1. Na Antiguidade Clássica – Desde a Antiguidade Clássica, a relação entre fala e pensamento era vista como bastante estreita pelos filósofos que se ocupavam em fazer indagações sobre a linguagem. 2. Desde o século XIII –  [...] nos séculos XIII e XVIII, [...] se buscou explicar filosoficamente as relações entre gramática e lógica”. 3. No século XIX – Uma ruptura significativa ocorreu no século XIX, quando os linguistas passaram a analisar com mais desconfiança essa relação tão evidenciada entre lógica e gramática. 4. No século XX – É na segunda metade do século XX que a ideia de gramática universal foi retomada, desta vez por Noam Chomsky [...] como parte dos estudos relacionados ao gerativismo” (livro-base, p.154 e 155).
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4
 
Questão 3/5 - Fundamentos Teóricos da Linguística
Leia a seguinte citação: 
“A dependência da estrutura é uma típica variedade de Gramática sintagmática que indica uma regra de reescrita fundamental, SV – V + SN (verbo + sintagma nominal), SN só poderá ser reescrito depois de V, pois essa é uma regra de constituição do sintagma verbal [(SV)]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Leonardo Borges. Filosofia da Linguagem e teoria social em Noam Chomsky. Revista Filogênese. Marília - SP, v. 2, n. 2, p. 111-126, 2009. p. 120.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística sobre estrutura sintagmática, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Observa-se que na sentença “João chutou a bola (voz ativa)” não é possível determinar quem realizou a ação, porque os marcadores sintagmáticos se confundem.
	
	B
	Observa-se que na sentença “A bola foi chutada por João (voz passiva)” não é possível determinar quem realizou a ação, porque os marcadores sintagmáticos se confundem.
	
	C
	Observa-se que nas sentenças “A bola foi chutada por João” e “João chutou a bola” (voz passiva e voz ativa) não é possível determinar quem realizou a ação, porque os marcadores sintagmáticos se confundem.
	
	D
	Observa-se que nas sentenças “A bola foi chutada por João” e “João chutou a bola” (voz passiva e voz ativa) é possível determinar quem realizou a ação, tendo em vista os marcadores sintagmáticos.
Você acertou!
Tanto nas estruturas de voz ativa (João chutou a bola) quanto na voz passiva (A bola foi chutada por João) observamos que os marcadores sintagmáticos auxiliam na identificação de quem realiza a ação, já que “[n]os dois casos, tanto na voz ativa, quanto na passiva [...] [João realizou a ação de] [...] [chutar a bola], por isso as sentenças são consideradas semelhantes. Ou seja, as sentenças de uma língua têm semelhanças ao serem produzidas na voz ativa [...] ou na voz passiva [...]. Isso ocorre à medida que podem obedecer a marcadores sintagmáticos, por exemplo, sendo possível identificar quem realiza a ação nas duas maneiras de relatar a situação” (livro-base, p. 158).
	
	E
	Apenas na sentença “João chutou a bola (voz ativa)” é possível determinar quem realizou a ação, porque na sentença “A bola foi chutada por João (voz passiva)” o marcador sintagmático é ambíguo.
Questão 4/5 - Fundamentos Teóricos da Linguística
Leia a seguinte informação: 
“Para os behavioristas radicais, as únicas coisas relevantes para o comportamento animal seriam os estímulos e as recompensas trazidas pelo ambiente (um bicho aprende a realizar uma tarefa desde que seja recompensado com comida por seu treinador, por exemplo). Dá para analisar como a criatura se comporta, mas jamais dizer que ela ‘está gostando’, ‘está com medo’ e por aí vai”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Reinaldo José. Cientistas questionam se são espertos o suficiente para entender animais.. Folha de S. Paulo. Editoria de Ciência, 14/01/2017. http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/01/1849760-cientistas-questionam-se-sao-espertos-o-suficiente-para-entender-animais.shtml.
Acesso em 13 ago. 2017.
Levando em consideração a dada informação de texto e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística sobre as características do método behaviorista, leia as afirmativas a seguir que contemplem tais características:
I. O behaviorismo tem como fundamento os processos fisiológicos e deterministas.
II. Os processos de estímulo e resposta são o fundamento do behaviorismo.
III. O behaviorismo tem como fundamento os processos filosóficos.
IV. Os processos mentais complexos são o fundamento do behaviorismo. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I, III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Você acertou!
As afirmativas I e II estão corretas porque: “[...] [O] behaviorismo pretende explicar todos os aspectos relacionados ao comportamento, inclusive a fala, com base em processos fisiológicos e deterministas”; “[o] behaviorismo [...] surgiu em oposição ao funcionalismo e ao estruturalismo. A palavra surge do inglês behavior (comportamento). [...] [O] behaviorismo foi empregado para explicar a comunicação com base em estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações específicas”. As alternativas III e IV estão incorretas, pois contrariam as informações registradas anteriormente; logo, se “[o] behaviorismo pretende explicar todos os aspectos relacionados ao comportamento, inclusive a fala, com base em processos fisiológicos e deterministas”, tal método não se respalda em processos mentais complexos ou filosóficos (livro-base, p. 156).
Questão 5/5 - Fundamentos Teóricos da Linguística
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Aquisição da Linguagem é, pelas suas indagações, uma área híbrida, heterogênea ou multidisciplinar. No meio do caminho entre teorias linguísticas e psicológicas, tem sido tributária das indagações advindas da Psicologia (do Comportamento, do Desenvolvimento, Cognitiva, entre outras tendências) e da Linguística. [...] A área recobre muitas subáreas [...]. Eis algumas delas: a) aquisição da língua materna [...]; b) aquisição de segunda língua [...]; c) aquisição da escrita [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da Linguagem. In: BENTES, Anna Christina; MUSSALIM, Fernanda (Org.). Introdução à linguística: Domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2009. p. 205, 206.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística sobre aquisição da linguagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquisição de língua é diferente de aquisição de linguagem: a primeira expressão é usada para crianças e a segunda para adultos.
	
	B
	Aquisição de língua materna (falantes nativos) tem um processamento diferente da aquisição de uma segunda língua (língua estrangeira), de tal modo que são subáreas de estudo da aquisição da linguagem.
Você acertou!
A alternativa está correta porque “A expressão aquisição da linguagem é amplamente aceita para denominar o processo que resulta no conhecimento de uma língua nativa, concebendo-se a aquisição de uma língua estrangeira, realizada ou não na escola, como uma situação bastante diferente” (livro-base, p. 162).
	
	C
	Em qualquer dos casos, tanto para a língua materna quanto para língua estrangeira, estamos diante de processos complexos, extremamente lentos e que se dão, na maioria das vezes, de modo incompleto.
	
	D
	Aquisição de linguagem é uma área autônoma da linguística, que não estabelece diálogos com outras áreas do saber.
	
	E
	Aprendizado de linguagem é o termo preferível para quando alguém começa a estudar uma língua estrangeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais