Buscar

Lista de Exercícios Cadeia de MarkoV completa ARRUMADA com resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios Cadeia de MarkoV com respostas
Computadores de uma Universidade estão experimentando constantes “paus”. Considerando que as tentativas estão associadas a um processo de Markov e o período definido é de 1 hora e a probabilidade de o sistema estar funcionando ou não é baseado no seu estado anterior. Dados históricos mostram as seguintes probabilidades: probabilidade de estar funcionando em um período e continuar funcionando 0,9, probabilidade de ter ocorrido “pau” e no próximo período ocorrer “pau” 0,7.
 
Se o sistema esta funcionando qual a probabilidade de dar “pau” daqui a 3 horas ?(19,6%)
Estando o sistema em ritmo, qual a probabilidade de funcionar e de dar “pau”?(pau 25%, func 75%)
O gerente da Companhia Distribuidora XXX acredita que a probabilidade de um cliente comprar o refrigerante RED POP ou o concorrente SUPER COLA esta baseada na sua mais recente compra. O gerente supõe que apos ter comprado RED POP, 90% compram RED POP novamente e 10% mudam para SUPER COLA e após ter comprado SUPER COLA, 90% compram SUPER COLA novamente e 10% mudam para RED POP. Se o período estudado é mensal.
 Se última compra feita foi RED POP. Qual a probabilidade deste cliente comprar RED POP no trimestre? (75,6%)
O fabricante exige uma reserva de produto com 6 meses de antecedência, Para um espaço em estoque de 10000 caixas, qual deve ser o pedido de compra colocado? (6310cx de RED e 3690cx de SUP)
Esta sendo oferecida uma campanha promocional para a RED POP que aumentará a probabilidade de mudança, ou seja, apos ter comprado SUPER COLA 85% compram SUPER COLA novamente e 15% mudam para RED POP. Qual o impacto na reserva junto ao fabricante? (6720cx de RED e 3280cx de SUP)
A café Gostoso Ltda esta considerando a decisão de lançar ou não uma campanha promocional para melhorar a capacidade de retenção de clientes de sua máquina de café. Atualmente, a tabela que mostra as probabilidades de transição é a seguinte:
	
	Café gostoso
	Outras marcas
	Café gostoso
	0,8
	0,2
	Outras marcas
	0,2
	0,8
Se a campanha promocional for empreendida, espera-se uma nova tabela de probabilidades de transição com o seguinte aspecto:
	
	Café gostoso
	Outras marcas
	Café gostoso
	0,9
	0,1
	Outras marcas
	0,3
	0,7
Supondo que existam 500.000 de famílias que consomem café e que cada família de um lucro médio de R$12,00 qual o valor máximo a pagar pela campanha?(1 500 000,00)
Uma empresa fabricante de brinquedos tem de tomar uma decisão sobre 2 linhas de brinquedos que produz. A linha tradicional domina 60% do mercado. Dados do ano anterior mostram que 88% dos usuários da linha tradicional permanecem leais a ela A outra linha se chama nuova e 15% dos usuários desta linha mudam para a tradicional.
 A empresa está preparando seu plano de investimentos para os próximos 5 anos, considerando que as tendências apresentadas continuem, qual o aumento percentual de mercado da linha tradicional no horizonte de tempo do plano estratégico? (cai 4%)
A empresa está preocupada com alinha nuova e esta pretendendo lançar uma campanha de marketing para aumentar o percentual de clientes leais para 90%. Como fica a divisão de mercado ao final de 5 anos? (sobe 10%)
Se o lucro com um brinquedo da linha tradicional é $4,00 e com um da linha nova é $6,00 e sabendo que a população de clientes é 20 000, pensando em maximizar os lucros, você utiliza a estratégia do item a) ou do item b), justifique sua resposta (Lucro a) $97600,00 Lucro b) $100 000,00 estratégia b pois resulta em um lucro maior no final de 5 anos)
Pacientes que sofrem de falência renal podem fazer um transplante ou diálise periódica. Durante qualquer ano, 30% conseguem transplantes de pessoas que morreram e 10% recebem rins de um doador vivo. No ano seguinte a um transplante, 30% dos transplantados com rins de pessoas mortas e 15% dos que receberam rins de doadores vivos voltam a diálise. As porcentagens de óbitos entre os dois grupos são 20% e 10% respectivamente. Entre os que continuam com a diálise, 10% morrem e entre os que sobrevivem mais de um ano após o transplante, 5% morrem e 5% voltam a diálise. Represente esta situação como uma Cadeia de Markov. Considerando o período como sendo de 1 ano, qual a probabilidade de voltar a diálise daqui a 2 anos sendo que você fez um transplante de pessoa morta? (17,5%)
Jim Bob tem um vasto histórico de multas de transito. Infelizmente para ele, a moderna tecnologia permite o acesso ás suas multas anteriores. Logo que ele acumular 4 multas, sua carteira de motorista será cassada até ele concluir um curso educativo para novos motoristas, quando recomeçará com uma ficha limpa. Jim Bob fica mais afoito imediatamente após concluir o curso para novos motoristas e é invariavelmente detido pela polícia com 50% de chance de ser multado. Após cada nova multa, ele tenta ser mais cuidadoso, o que reduz em 0,1 a probabilidade de uma multa. Considerando o período como sendo de 1 mês e Jim Bob sem multas, qual a probabilidade de Bob ter sua carteira cassada daqui a 2 meses? (0%)
Pacientes que sofrem de falência renal podem fazer um transplante ou diálise periódica. Durante qualquer ano, 30% conseguem transplantes de pessoas que morreram e 10% recebem rins de um doador vivo. No ano seguinte a um transplante, 30% dos transplantados com rins de pessoas mortas e 15% dos que receberam rins de doadores vivos voltam a diálise. As porcentagens de óbitos entre os dois grupos são 20% e 10% respectivamente. Entre os que continuam com a diálise, 10% morrem e entre os que sobrevivem mais de um ano após o transplante, 5% morrem e 5% voltam a diálise. Represente esta situação como uma Cadeia de Markov.
Para um paciente que esta atualmente em diálise, qual a probabilidade de receber um transplante em dois anos? (20%)
Para um paciente que atualmente sobrevive há mais de um ano, qual a probabilidade de sobreviver mais dois anos? (81%)
Alguns ex-detentos passam o resto de suas vidas em um de quatro estados: em liberdade, em julgamento, na prisão ou em liberdade condicional. As estatísticas mostram que, no início de cada ano, há 50% de chance de um ex-detento em liberdade cometer um novo crime e ir a julgamento. O juiz pode mandá-lo para a prisão com probabilidade de 0,6 ou lhe conceder liberdade condicional com probabilidade de 0,4.
Uma vez na prisão, 10% dos detentos serão postos em liberdade por bom comportamento. Dos que estão em liberdade condicional, 10% cometem novos crimes e são levados a novos julgamentos, 50% voltarão para prisão para cumprir o resto de suas sentenças por violação das condições de liberdade condicional e 10% serão postos em liberdade por falta de provas. Os contribuintes de imposto de renda financiam os custos associados à punição de ex-condenados. Estima-se que um julgamento custará aproximadamente $5.000, uma sentença de prisão em média $20.000 e um período de liberdade condicional em média $2.000.
Determine o custo esperado após 2 anos para um ex-detento em liberdade. (R$7650,00)
Qual a probabilidade de um ex-detento em liberdade voltar para prisão apos 2 anos? (30%)
A receita federal verificou que existem três categorias de contribuintes de imposto de renda: os que nunca sonegam, os que sonegam as vezes e os que sonegam sempre. Um exame de auditoria nas declarações de imposto de renda de um ano para outro mostra que 95% dos que não sonegaram imposto no ano anterior continuam na mesma categoria, 4% passam para a categoria as vezes e o restante para a categoria sempre. No caso dos que sonegam as vezes, 6% passam para nunca, 90% continuam na mesma e 4% passam para sempre. Quanto aos que sempre sonegam, as porcentagens respectivas são 0%, 10% e 90%. Estatísticas mostram que o contribuinte da categoria as vezes sonega imposto de aproximadamente $5.000 por declaração e os da categoria sempre de aproximadamente $12.000. Considerando uma taxa de imposto sobre a renda de 24,7% e uma população de contribuintes de 70 milhões. Determine a redução anual no recolhimentode impostos devido a sonegação. (as vezes 129,5 bilhões e sempre 159,6 bilhões total de 289,1 bilhões)

Outros materiais