Buscar

Questionamento educação

Prévia do material em texto

Discentes: Jasmin Neiva e Roberto Plácido
Questionamento baseado nas discussões ocorridas durante a disciplina de Metodologia e Pratica de Ensino:
Na nossa opinião as maiores dificuldades no ensino de química hoje são a falta de recursos oferecidos aos professores e à escola, a falta de interesse dos alunos e dos professores, baixos salários e a alienação presente em nossa sociedade, nossas sugestões são comprometimento e atenção à realidade do aluno a fim de construir a aprendizagem significativa.
A escola não cumpre seu papel social de mobilidade de classe social e aprendizagem significativa, seu objetivo não esta sendo cumprido, nossa sugestão é a conversa bilateral entre alunos e professores e diretores pra que os padrões sejam quebrados.
Nossa formação é o curso de licenciatura no IFBA, por ser um campus pequeno nossas salas de aula são compostas por poucos alunos, o que ajuda a aprendizagem, nossa sugestão é o maior comprometimento dos professores com o ensino ao invés de focar apenas em cumprir metas de matérias.
A base nacional comum de química vem da Base Nacional Comum Curricular que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A reforma curricular do ensino médio vem com a ideia de tirar disciplinas que auxiliam o pensamento crítico, aumentando a carga horária de outras disciplinas e introduzindo o ensino técnico para todos.
Sim, em nossa opinião os parâmetros de avaliação do livro didático são a maneira de explicar o assunto fazendo conexões com o dia a dia do aluno e sua realidade, além de exercícios com o modo de resolver e outros com respostas indicadas nas páginas finais para guiar o aluno como resolver estas questões novas para ele, imagens também conisdero importantes.
A TICs no ensino da química em nossa opinião é essencial para explicar a complexidade dos assuntos e recriar experiências importantes e simulações complexas, exemplos são os aplicativos e sites que podem ser levados na palma da mão com simulações avançadas.
A experimentação para o ensino da química é essencial, de forma que a aprendizagem só é efetiva quando faz parte da sua realidade, em nossa opinião o professor deve tentar ao máximoo fazer experiências e links com a realidade do aluno e quando não haver possibilidade o professor pode trazer essas experiências em vídeos e simulações.
A avaliação no ensino de química é muito dura com provas complexas e médodos de correção questionáveis quando se trata de questões dissertativas onde a resposta é correta mas os professores não as consideram.
O ensino contextualizado é trazer o ensino para a realidade do aluno, esse ensino junto com a problematização cria possibilidade do aluo resolver questões com facilidade e dessa forma os dois juntos criam a aprendizagem significativa que dá ao aluno poder de pensamento crítico e estudo aprofundado.
O vídeo mostra a dificuldade para a descoberta das partículas atômicas e traz particularidades dessa descoberta, esse recurso com a boa qualidade de filmagem e as simulações bem feitas trazem ao aluno curiosidade e motiva o aprendizado.

Continue navegando