Buscar

provas e materia de direito internacional Laura piox

Prévia do material em texto

A SOCIEDADE INTERNACIONAL
O marco inicial do formação da sociedade internacional do mundo moderno se dá com a “Paz de Vestfália”, que consolidou o Estado moderno como potência soberana.
Denomina-se sociedade internacional o conjunto que engloba o sistema interestatal, a economia mundial (mercado mundial e sistema econômico mundial) os fenômenos transnacionais e supranacionais .
E uma estrutura que se apresenta a partir do relacionamento dos atores internacionais.
Caracteristica : universal, aberta, paritária e descentralizada
Universal: No início da século XX, a sociedade internacional comportava a existência de apena de 43 Estados, em razão da classificação que existia a época de civilizados, semi civilizados e não civilizados. Com o fim Segunda Guerra mundial (1939-1945) muitos Estados deixaram de ser colonizados, processo de descolonização, se deu o aparecimento de novos Estados, (fora do eixo Europa x América ) passando a sociedade internacional a assumir contornos universais
Aberta: Não existe um número fechado, predeterminado, de atores que fazem parte das relações internacionais.
Descentralizada: Não possui uma organização institucional, a exemplo dos Estados, não possui poderes legislativo, executivo e judiciário como estrutura dos Estados- nação.
Paritária: porque consagra a igualdade jurídica , não discriminação e princípio da reciprocidade. A exemplo o direito de legação – enviar ou receber representantes diplomáticos.
ATORES E SUJEITOS INTERNACIONAIS
Tem-se usado de forma indiscriminada as expressões sujeito de direito internacional e ator internacional, todavia todo sujeito é ator internacional, mas nem todo o ator é sujeito de direito internacional. 
Os atores internacionais, importantes para o direito internacional, não podem praticar todos os atos da vida internacional, a exemplo do que ocorre com os sujeitos.
Embora se observe nos diversos autores de direito internacional a conceituação refletindo correntes estatal (somente os estados são sujeitos de DiP – direitos e obrigações), individualista (somente o indivíduo a pessoa humana é destinatário de suas normas) e a heteropersonalista ( Estado, indivíduos e outras entidades podem ser sujeitos de dirietos e deveres na ordem jurídica internacional)
Atores internacionais são destinatários das normas jurídicas internacionais: Estados, Organizações internacionais, empresas transnacionais, pessoa humana, beligerantes, Santa Sé, Cruz Vermelha, e outros. 
Estado: o mais importante ator internacional, sujeito originário ou primário da sociedade internacional 
As organizações internacionais: São dotadas de personalidade própria, ente formado por acordo entre Estados, ex. OEA (organização dos estados americanos), ONU (organização das nações unidas), Agencia internacional de Energia Atômica, União Postal Universal, e União internacional de telecomunicações...
A pessoa humana: Foi reconhecida como sujeito de direito internacional a partir da Carta da Organização das Nações Unidas (DECRETO Nº 19.841, DE 22 DE OUTUBRO DE 1945.).
As empresas transnacionais: são definidas, 1974, empresas que são proprietárias de instalações de produção ou de serviços ou que as controlam fora do território do Estado onde elas tem a respectiva sede.” . Tem-se as empresas públicas internacionais( por força de tratado) e as empresas privadas de atividade transnacional, são as responsáveis pela globalização.
Santa Sé: É constituída pelo Papa reunido com a Cúria Romana (colégio de cardeais, secretário administrativo e tribunais eclesiásticos). A Santa Sé é sujeito de direito internacional e responsável pela celebração de vários tratados- concordatas. 
As relações internacionais são com a Santa Sé e não com o Vaticano.
Os Beligerantes e insurgentes: o reconhecimento como beligerante ocorre quando parte da população se subleva (incita ) a criação de novo Estado, ou para modificar forma de governo existente.
Insurgentes são chamados quando as manifestações assumem proporção de guerra civil Não se enquadrando em puro ato de vandalismo ou banditismo.
Cruz Vermelha: tem como missão precípua proteger a vida das pessoas , bem como levar assistência a todos aqueles que são vitimas de guerra e de violência no âmbito interno dos Estados.
Ordem de Malta: tem por fim as atividades filantrópicas, entidade religiosa subordinada a Santa Sé.
Organizações não governamentais: em regra são associações de particulares, sem fins lucrativos que desenvolvem atividades transnacionais. 
Questões de fixação.
Fale sobre os antecedentes históricos de Sociedade Internacional
Fale sobre as características da Sociedade Internacional
Diferencie Ator internacional e Sujeito de Direito Internacional
São atores Internacionais? 
A Igreja Católica pode ser considerada como sujeito de direito internacional?
No vaticano, como se estabelece a nacionalidade?
Extraia do texto exemplos de beligerantes e insurgentes.
Quando e porque surgiu a Cruz Vermelha?
Dê exemplos de organizações não governamentais como atores internacionais.

Continue navegando