Buscar

AD2 DPP 2013 2 Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa
AD2 -
Atividade 1 - Fórum - prazo final de postagem: 20 de outubro
Supondo que você realizará uma pesquisa quantitativa com os consumidores de um estabelecimento varejista de semi jóias populares por meio da aplicação de um questionário a ser aplicado entre os clientes desse estabelecimento comercial. Elabore um questionário com 10 perguntas, sendo as 5 perguntas iniciais de caracterização, 1 pergunta dicotômica, e as 4 perguntas finais de múltipla escolha.
Objetivos da pesquisa: 
Conhecer o perfil do consumidor do estabelecimento;
Apurar o grau de informação do consumidor a respeito do sistema de atendimento a domicílio;
Apurar quais os produtos de maior preferência dos consumidores nas categorias: anéis, correntes e colares, pulseiras, brincos. 
Resposta esperada: As 5 perguntas iniciais seriam voltadas para caracterização do perfil do consumidor (sexo, idade, renda, profissão, tipo físico, etc). A pergunta dicotômica cuja resposta deveria ser sim ou não, poderia por exemplo questionar se o consumidor conhece o sistema de atendimento a domicílio. As 4 perguntas de múltipla escolha versariam sobre quais os produtos de preferência dos consumidores nas categorias citadas, elencando produtos da loja nas opções de escolha. 
Atividade 02 - Estudo de caso – 
Reciclagem no mercado de luxo
Uma determinada Grife de roupas de luxo femininas estuda lançar uma camiseta reciclada feita de fibra de garrafas Pet. Seu público é muito exigente, acostumado a consumir roupas fabricadas com tecidos nobres e importados. A empresa deseja incorporar a sua marca conceitos ambientais politicamente corretos, contudo ela receia que essa ideia não seja plenamente adotada por seus consumidores habituais. 
 A empresa pretende realizar uma pesquisa qualitativa para verificar a viabilidade e aceitação do novo produto entre o mercado alvo.
Com relação às pesquisas do tipo qualitativas, responda:
Caso a empresa opte por realizar a abordagem de discussão em grupo, também chamada de grupo de foco, ela conseguirá alcançar seus objetivos? Justifique explicando essa metodologia. (2,5 ponto)
Reposta esperada: Sim, visto que é a técnica qualitativa mais popular, considerada pela maioria dos estudiosos e dos profissionais do mercado como a melhor. Permite obter uma visão aprofundada de um determinado assunto ou estímulo, por meio de opiniões, idéias e impressões, expressas por convidados que participam de uma conversa em grupo, mediada por um moderador. 
Em sua opinião, poderia ser utilizado nessa pesquisa, um estudo Blinded? Justifique sua resposta. (2,5 ponto) 
Resposta esperada: Não, pois em um estudo blinded, que é aquele em que não se detalha que empresa está contratando o estudo, não será possível apurar a viabilidade e a aceitação do produto e da marca, que é um dos objetivos da pesquisa.

Outros materiais