Buscar

Portfólio Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIBRAZUKA
          
           NOVO APLICATIVO DESENVOLVIDO PARA A INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS, FOI CRIADO POR UNIVERSITÁRIOS DA FACULDADE “SÃO JUDAS TADEU".
           O LIBRAZUKA FOI CRIADO COM O INTUITO DE AUXILIAR NO PROCESO DE INCLUSÃO ATRAVÉS DO ENSINO DE LIBRAS POR INTERMÉDIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS.     
	Durante séculos surdos foram colocados à margem da sociedade e especialmente da comunidade escolar, impedindo assim, que crianças, jovens e adultos tenham a oportunidade de adquirir conhecimento.
Nos dias de hoje, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é considerada a segunda língua oficial do país, e dentre elas diversas organizações despontam neste cenário de exclusão afim de proporcionar maior avanço no processo de inclusão, tanto social quanto no ensino aprendizagem dos ambientes escolares. 
Este aplicativo é voltado para crianças, jovens adultos, ou seja, para o público em ouvinte em geral, e até mesmo aqueles e aquelas portadores de deficiências possam aprender melhor a LIBRAS com maior facilidade. 
Por isso, com o uso das novas tecnologias, em se tratando do ambiente educacional, tal aplicativo pode ser aliado dos docentes para que toda comunidade escolar se torne parte do processo de inclusão dos deficientes, além de proporcionar maior interesse dos alunos provocando curiosidade e empatia para com a nossa segunda língua oficial e rompendo barreiras e promovendo a interação entre ouvintes e surdos e mudos.
       Nas escolas este aplicativo é de grande valia para a socialização e interação de toda a comunidade escolar, podendo ser aplicado nas atividades dentro e fora do ambiente escolar, tanto em atividades em grupo como por exemplo exercícios para tradução dos sinais utilizados na LIBRAS, quanto em atividades de conversação para que através da chamada datilologia (utilização do alfabeto em LIBRAS para soletrar palavras). 
Em todas as circunstâncias alunos, professores e toda a comunidade devem estar dispostos a quebrar paradigmas, se despirem de preconceitos e entenderem que o fato de haverem pessoas com necessidades especiais, não as tornam incapazes de conviverem no mesmo ambiente chamado de tradicional, e também se mostrarem abertos aos novos desafios que chegam, para proporcionar inclusão e produzir conhecimento e informação. 
Além do Mais é importante refletir que através da LIBRAS os que outrora eram chamados de surdos/mudos, não são mais, e podem caminhar lado a lado conosco sentindo-se incluídos, e todos os docentes sintam-se capacitados para lecionar com amor e respeito a diversidade.

Outros materiais