Buscar

jessica ed5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
O mercado de trabalho é o caminho para que as pessoas em geral tenham acesso a renda, é um lugar onde se controla a riqueza da população, também é considerado um mecanismo de garantia do branco. As mulheres vem ao longo da vida tentando mudar esta realidade, na esperança de que seus direitos sejam valorizados e respeitados, o crescimento da participação destas mulheres são nítidas, em todos os setores observa o envolvimento e a contribuição do trabalho feminino. Mesmo sabendo que a raça, a escolaridade e tantos outros fatores são impactantes no acesso da renda e nesta busca incessante de fazer história, as mulheres estão mais ativas e comprometidas com seus objetivos, a necessidade do reconhecimento vem mudando a vida e a forma de pensar de cada uma. Aquela ideia de que mulher foi feita para ser dona de casa, geradora de filhos e servidora dos homens já caiu sobre terra e cada vez mais as mulheres vem optando em não ter filhos e as que têm encontra nas creches a oportunidade de não parar no tempo e por este fator as creches exerce um papel fundamental na vida das mulheres. O processo de crescimento profissional e a criação e utilização das creches possibilita que as mulheres possam conquistar espaços cada vez mais impossíveis com muita luta e muita dedicação, auxiliando a qualificação profissional e o acesso a informação.
Questão 2
Andrade, demonstra em seus estudos que infelizmente a mulher ainda sofre agressões sociais, quando o assunto está ligado ao acesso seja ele qual for. Em sua tabela, descreve que as mulheres negras, pardas e brancas possui salários menores que os ofertados aos homens negros, pardos e brancos e estes números só aumentam com o passar dos anos. O padrão salarial das mulheres está associado a desigualdade social e não ao acesso à educação, a sociedade é cruel quando o assunto está relacionados aos direitos das mulheres. Infelizmente está realidade é complexa e a mulher ainda precisará de muita paciência e força para moldar a ignorância de uma sociedade totalmente machista.
Questão 3
A desigualdade social está muito presente na vida das mulheres, as mulheres trabalham muito mais horas do que o homem e isto não acontecem por que o homem é superior e mais inteligentes do que as mulheres, isso acontece por que ainda vivemos numa sociedade machista que atribui ao homem uma imagem de poder e força. Embora as mulheres tenham maior escolaridade, maior educação do que os homens e o paradoxo é que elas tenham mais possibilidades de acessos, pois se preocupam com sua imagem e suas conquistas. Porém no mercado de trabalho, elas possui menores salários, tem menos oportunidades, redução de diversidades de atuações, já os homens ganham mais e têm maior poder de escolha profissionais e menor cobrança, pois o nível de exigência é bem irrelevante.
As mulheres escolhem as atividades mais próximas daquilo que se foi educadas, portanto escolhem carreiras de cuidado e muitas vezes estas carreiras são muito desvalorizadas, enfermagem, professora, psicólogas, assistente social e são estas profissões que permitem que a vida seja preservada e continuadas são mal pagas ocorrem por que a invisibilidade ainda cerca o trabalho feminino, mesmo já ultrapassando inúmeras barreiras, o trabalho da mulher ainda é muito discriminado, discutido e mal visto.

Outros materiais