Buscar

Aspectos radiográficos das periapicopatias (seminário)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspectos radiográficos das periapicopatias
Abscessos Periapicais – O abscesso periapical ocorre quando há um acúmulo de células inflamatórias na região apical do dente com comprometimento pulpar. Radiograficamente, observamos uma refração óssea periapical difusa (ROPD) de tamanho variado, conforme a quantidade de material purulento acumulado na região apical e o tempo de progressão. Também é possível observar um espessamento da lâmina dura, com aumento do espaço pericementário em alguns casos. 
Granuloma – A primeira linha de defesa para a necrose pulpar na área periapical é a formação de um granuloma. O granuloma pode se originar de uma abscesso estabilizado e evoluir para um cisto periapical. Radiograficamente é observada uma refração óssea periapical circunscrita, caracterizada pela sua radioluscência, porém sem a presença de uma cortical circundando-o, possuindo tamanho variado, sua consequência é a perda da lâmina dentária. 
Cistos Periapicais – A imagem radiográfica é muito semelhante a do granuloma, uma refração óssea periapical circunscrita, porém com aspecto cístico, de tamanho variado, com perda de lâmina dura.

Outros materiais