Buscar

Resumo (Receptores Sensoriais e Circuitos Neurais)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO CAPÍTULO 46 GUYTON – 12ª Ed. RECEPTORES SENSORIAIS E CIRCUITOS NEURONAIS PARA O PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES.
A maioria das atividades exercidas pelo cérebro se iniciam com estímulos sensitivos. Esses estímulos são captados do meio externo através de receptores presentes no organismo e que são capazes de detectar dor, variações de temperatura, estimulos luminosos, cheiro entre outros.
Existem basicamente 5 tipos de receptores: os mecanorreceptores, que detectam compressões mecânicas; os termorreceptores, que detectam variação de temperatura; os nociceptores, que detectam estímulos de dor; receptores eletromagnéticos, que detectam variações de luminosidade e quimiorreceptores que detectam variação de concentração iônica entre outros.
Esses receptores apresentam o que chamamos de sensibilidade diferenciada, ou seja, um receptor que transmite estímulos de temperatura não transmitem estímulos de luminosidade. Isso é importante pois permiti que ao segurarmos um objeto possamos dizer como é sua superficie a sua temperatura e outras caracteristicas.
Mesmo cada receptor transmitindo informações diferentes o mecanismo como essa informação é transportada é a mesma, através de potenciais de ação que são levados através de terminações nervosas, axônios e nervos. O que permite a diferenciação entre os estímulos é a região do córtex ao qual ele chega assim estímulos para a dor chegam sempre na região cortical responsável pela dor. Essas vias são denominadas vias de transmissaõ rotuladas dos receptores.
Uma outra característica importante dos receptores é a capacidade deles em se adaptar a determinado estímulo, ou seja, os receptores a partir de determinado tempo exposto a um estímulo para de ser sensível ao mesmo. Essa adaptação varia de tempo entre os diversos tipos de receptores e também de tamanho, sendo que em alguns receptores essa adaptação pode chegar até a extinção do estímulo.
O mecanismo de adaptação varia de acordo com o tipo de receptor. De acordo com o tempo para a adaptação os receptores podem ser de adaptação rápida, que são chamados de fásicos e são importantes para detectar modificações na superficie da pele, enquanto os receptores de adaptação lenta são denominados de receptores tônicos e são importantes pois permitem que o córtex mantenha sempre informado da presença do estímulo.
Apesar de saber que os receptores são responsáveis por captar os estímulos externos, é necessário entender o mecanismo pelo qual ele transforma o estímulo em um sinal nervoso para que seja conduzido ao córtex. Primeiramente deve-se saber que os receptores compartilham entre si uma capacidade de modificar o seu potencial de membrana quando entra em contato com um estímulo, gerando o que denomina-se de potencial receptor.
A ativação desse potencial receptor pode ser de diversas maneiras como:
Deformação mecânica do receptor que acarreta na abertura de canais iônicas e como consequência modificação do potencial de membrana.
Aplicação de substância química que promove abertura de canais;
Modificação de temperatura que provoca modificação na permeabilidade da membrana 
Radiação eletromagnética que provoca de maneira direta ou indireta modificações na membrana.
É importante destacar que independente do tipo de estímulo todos eles provocam alterações na membrana do receptor acarretando em potenciais receptores.
	Quando o potencial receptor consegue ultrapassar o limiar da fibra nervosa que encontra-se ligada a ele ocorre despolarização da fibra gerando o impulso nervoso.

Outros materiais