Buscar

Perguntas e respostas biologia celular uff

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Qual a importancia da glicosilação? é importante pois a adição de açucares, mesmo que pequena, obriga a proteina assumir uma determinada conformação; além disso uma proteina glicolisada estará mais protegida da ação de proteases do que uma não glicolisada. ;a glicosilação também contribui para a formação do glicocálix, camada de açúcares na região externa da MP, fornece um gradiente benéfico para a célula, facilitando a entrada de substâncias benéficas (como sódio e potássio) e dificultando a invasão por vírus e bactérias
2- Importancia da divisão do golgi em cisternas? esta organização em cisternas e rede é importante para produção de glicoproteinas, pois cada uma dessas cisternas tem um conjunto diferente de enzimas que participam da glicosilação; e caso as sisternas fossem embaralhadas (organizadas diferentemente), as glicoproteinas simplesmente não ficariam prontas.
3- Como são formadas as vesículas? e de que modo uma vesícula reconhece e se funde ao seu alvo? As vesículas são formadas a partir de membranas pré-existentes, onde ocorre uma fusão de membranas auxiliadas pela dinamina; e revestidas por clatrina. Depois de formadas, elas se destacam, perdem o resvestimento, passando a servir para a organização celular e também funcionam como câmaras para reações químicas. As vesículas conseguem se fundir somente ao seu alvo por apresentarem em sua membrana, um conjunto de marcadores (voltados para o citoplasma) que será reconhecido por marcadores complementares do compartimento alvo, o que faz com que vesículas se fundam apenas ao seu compartimento alvo certo.
4- Diferencie Fagossomo de Pinossomo. O fagossomo é um vacúolo oriundo da fagocitose, um processo onde a célula endocita materiais maiores, ao invés de invaginar, a membrana emite pseudópodos. Já o pinossomo é uma vesícula endocítica gerada no processo da pinocitose, que endocita líquido extracelular e materiais menores.
5-Apoptose: a)Qual a importância dela ocorrer e quais suas funções? É a morte celular de forma programada, isto é, a própria célula desenvolve mecanismos para que haja sua fragmentação, incluindo a do núcleo, terminando em sua desintegração e morte. É diferente de outras mortes celulares, pois a apoptose não desencadeia resposta inflamatória. Tendo funções como: seleção de céluas, como no caso dos linfócitos T, que poderiam atacar o próprio organismo se não fossem eliminados por apoptose; desenvolvimento embrionário,que permite a separação dos dedos dos seres humanos, uma vez que na fase embrionária são unidos por uma “pele”. E também a função de proteção, ao modo que impede danos ao organismo, como infecções virais, estress e danos de DNA.
b) explique via intrínsica e extrínseca: São vias com a capacidade de ativar as caspases (proteases que passam a ordem para a morte da célula). Na VIA EXTRÍNSECA: A ordem para realizar o processo de apoptose vem de fora da célula, como por exemplo, os hormônios. O hormônio se encaixa na proteína receptora que liga a caspase inicial, que se agrupa a outras caspases e iniciam a apoptose. Já a VIA INTRÍNSICA:A ordem para que o processo de apoptose ocorra vem de dentro da célula. Depende da liberação, no citossol de proteínas da mitocôndria, em resposta a injúria ou estresse; onde o citocromo-c liga em um ativador de pro-caspases, o apaf-1, que por sua vez forma uma roseta que ativa a caspase inicial, que ativa as outras caspases, que iniciam a apoptose.
6- Diferencie a importância das vias regulada e constitutiva da exocitose. Na exocitose por via regulada ocorre a secreção de uma grande quantidade de grânulos acumulados no citoplasma da célula a partir de um sinal. Já a exocitose via constitutiva é o processo realizado para exocitar vesículas e conteúdo não concentrado, ou transportar proteínas recém sintetizadas para própria membrana sem depender de um sinal.
7- No Golgi existe uma enzima que é responsável pela fosforilação de manoses, produzindo manose 6- fosfato. Qual seria a alteração esperada na capacidade de digestão de uma célula fagocitária, que tenha um gene defeituoso para esta proteína. Explique. A célula fagocitária, tem como principal organela o lisossomo, que depende de manose-6-fosfato para que as hidrolases ácidas (responsáveis pela degradação de moléculas) sejam liberadas no lúmen dos endossomos que quando maduros se transformam em lisossomos. Ou seja, a célula fagocitária não conseguiria digerir as moléculas fagocitadas, pois as enzimas responsáveis pela digestão intracelular não foram liberadas nelas.
8. Explique o que é o “toque da morte” dos Linfócitos T-killer e sua importância para o funcionamento organismo. São definidas como células citotóxicas não específicas que são importantes na resposta precoce às células tumorais e infecções virais. Comumente elas são referidas como linfócitos granulares grandes. Seu citoplasma, bem como o dos linfócitos T, é caracterizado por grânulos citotóxicos que contêm dois potentes mecanismos que medeiam a lise da célula-alvo. São altamente eficientes em reconhecer e exterminar as células que apresentam alterações ou que estão infectadas por vírus.
6. Ciclo de Krebs e cadeia respiratória, onde ocorrem na mitocôndria e qual a função? Cadeia respiratória é uma etapa da respiração celular. Esta etapa ocorre nas cristas mitocondriais, onde se encontram transportadores proteicos com diferentes graus de afinidade para os elétrons. Ao longo da cadeia respiratória ocorre libertação gradual de energia, à medida que os elétrons passam de um transportador para outro. Esta energia libertada vai ser utilizada na síntese de moléculas de ATP, a partir de ADP+Pi, dissipando-se alguma sobre a forma de calor. Cada molécula de NADH permite a síntese de três moléculas de ATP, enquanto que a molécula de FADH2 apenas permite a síntese de duas moléculas de ATP. No final da cadeia transportadora, os elétrons são transferidos para um aceitador final - oxigênio, que capta dois prótons H+, formando-se uma molécula de água. É responsável pela maior parte de ATP da célula.
Ciclo de Krebs- É uma das fases da respiração celular que ocorrem na matriz mitocondrial dos organismos eucariontes. É uma reação catabólica porque promove a oxidação do acetilCoA, a duas moléculas de CO2, e conserva parte da energia livre dessa reação na forma de coenzimas reduzidas, que serão utilizadas na produção de ATP na fosforilação oxidativa, a última etapa da respiração celular. O ciclo de Krebs também tem função anabólica, sendo por isso classificado como um ciclo anfibólico. Para que esse ciclo tenha, ao mesmo tempo, a função anabólica e catabólica, as concentrações dos compostos intermediários formados são mantidas e controladas através de um complexo sistema de reações auxiliares que chamamos de reações anapleróticas.

Outros materiais