Buscar

Avaliação EDUCACAO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201701018292 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 09:50:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201701062414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana é professora do Ensino Médio de uma escola particular e está se sentindo insegura por ter recebido este ano em sua turma Stephanie, uma adolescente de 18 anos de idade que é cega. Ana ainda não tinha trabalhado com cegos e não sabia qual seria a postura correta em relação à metodologia, currículo e avaliação. Como Pedagogo desta escola, qual indicação você daria para Ana ser bem sucedida neste episódio e fazer a inclusão de Stephanie?
		
	
Resposta: conhecer algumas materias como:sistema braile, o soroba, precisa reconhecer a importancia dos recursos eletronicos e recursos de auxilio auditivo, Adaptar conceitos emsonados a deficiencia da aluna.Desenvolver acoes relacionadas as atividades diarias, trabalhar com o concreto, utilizando oputros sentidos especialmente o tato e desenvolver a autonomia da aluna
	
Gabarito:
Conhecer alguns materiais que serão importantes como: o sistema braille, o sorobã, (equipamento semelhante ao ábaco). Precisará reconhecer a importância dos recursos eletrônicos e recursos de auxílio auditivo. Adaptar alguns conceitos ensinados (a deficiência visual não permite que o aluno visualize situações, objetos). Desenvolver ações relacionadas às atividades de vida diária. Trabalhar com o concreto, utilizando outros sentidos, especialmente o tato e desenvolver a autonomia e independência da aluna.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701639410)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os aspectos necessários para cumprimento da LEI,em relação a escola inclusiva,na conformidade da LDB (9394/96) Cap. V,no que diz respeito as práticas educacionais?
		
	
Resposta: Educacao com qualidade; Proporcionar inclusao social, nas salas de aula de ensino normal;
	
Gabarito: A escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno, respeita suas potencialidades e as necessidades de cada um com qualidade pedagógica.A participação consciente e responsável de todo corpo pedagógico como os gestores, professores, familiares e membros da comunidade na qual cada aluno contextualiza a sua inclusão,mas isso nem sempre é uma realidade no contexto educacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701595913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história do homem revela diferentes comportamentos em relação à maneira como a sociedade lida com a questão da deficiência. Na sociedade contemporânea, o movimento que vem ganhando força em diferentes setores sociais em relação à pessoa com deficiência é de:
		
	
	Exclusão social
	
	Indiferença
	
	Neutralidade
	 
	Inclusão social
	
	Segregação social
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701061942)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
		
	 
	Antiguidade
	
	Primeira metade da Idade Moderna
	
	Idade Moderna
	
	Idade Média
	
	Idade Contemporânea
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701061950)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701061673)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A disfunção motora consequente da lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais, cuja principal causa é uma lesão encefálica não progressiva, acontecida antes ou durante o parto, podendo surgir até os 3 anos, recebe o nome de:
		
	
	Fenilcetonúria
	
	Hidrocefalia
	
	Autismo
	 
	Paralisia cerebral
	
	Nanismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701252568)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. A respeito da deficiência visual podemos afirmar que:
		
	
	Cegueira, caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com cegueira podem ler textos impressos ampliados  ou com uso de recursos óticos especiais.
	 
	Cegueira - há perda total da visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
	Cegueira, ocorre somente de forma adquirida e leva obrigatoriamente a pessoa ter  que utilizar Libras como forma de comunicação.
	
	Baixa visão ou visão subnormal, há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
	Baixa visão ou visão subnormal,ocorre somente de forma congênita e leva obrigatoriamente a pessoa ter que utilizar o Sistema Braille como meio de leitura.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701646282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem.
(REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações).
Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar
 I. o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação.
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
 IV. a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	  I e III.
 
	 
	  I, III e IV.
	
	 I e II.
 
	
	II, III.
	
	II e IV.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701653714)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um aluno com surdez foi incluído numa turma regular de uma escola da rede pública. Nesse contexto de trabalho ele deve ser alfabetizado em quais línguas, de acordo com a proposta bilínguede educação da pessoa surda?
		
	
	LIBRAS e Braille.
	
	Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Inglês (leitura e escrita).
	 
	LIBRAS e Língua Portuguesa (leitura e escrita).
	
	LIBRAS e Inglês.
	
	Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Inglês.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701645614)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na reunião de planejamento pedagógico, Marta trouxe uma dúvida em relação à Maria, uma aluna notavelmente inteligente e talentosa, mas que apresenta dificuldades de interação social e fraco desempenho acadêmico em matemática. Para a professora, Marta apresenta Altas Habilidades e deve receber uma atenção inidvidualziada da escola, bem como uma progressão de série, pois se desmotiva com o ritmo da turma. A orientadora educacional concordou com a professora e explicou que altas habilidades se refere: A uma capacidade extraordinária de raciocínio lógico-matemático bem como noções espaciais e musicais, apresentadas desde criança em toda criança que apresenta:
 I) Habilidades inatas para artes, músicas  e esportes em todas as pessoas com inteligência de altas habilidades.
 II) Um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.
 III) Inteligência acima da média para todas as áreas de conhecimento, sobretudo, as áreas humanas e sociais, pois pessoas com altas habilidades são mais voltadas para o bem estar da humanidade.
 Está(ão) correta(s):
		
	
	Apenas I
	 
	Somente a resposta II
	
	Apenas as respostas II e III
	
	Todas as respostas
	
	Apenas a resposta III

Outros materiais