Buscar

SIMULAÇAO E DINAMICA

Prévia do material em texto

Muitas das vezes, é difícil obter as respostas desejáveis, relacionadas à ética de comportamento de uma pessoa em uma entrevista. Sendo esse um dos principais motivos, as Dinâmicas de Grupo são comumente utilizadas no ato de seleção de um possível funcionário, pois a sua aplicação e avaliação, realizadas de maneira correta, permitem ao examinador tirar conclusões determinantes sobre a conduta do indivíduo, ajudando no processo seletivo do mesmo.
Se tratando de Dinâmicas de Grupo, existem várias possibilidades de aplicação, variando de acordo com o critério a ser observado. Na maioria das vezes, as dinâmicas visam observar critérios como a liderança, a influência sobre outras pessoas, a comunicação, capacidade de raciocínio, habilidades de negociação e inúmeras outras condutas de comportamento.
Um exemplo de dinâmica, utilizada com o intuito de proporcionar uma melhora no relacionamento interpessoal de uma empresa, foi realizado em uma empresa do Espirito Santo no ano de 1987, ela foi aplicada em aproximadamente 32 funcionários e seu tempo de duração foi de 30 horas (sendo 10 sessões de 3 horas cada). Esta prática visava promover uma sensibilização dos examinados com relação a conceitos de: “feedback”, ponto de vista teórico, a capacidade de atuar em grupo, reflexão e outras questões relacionadas a relacionamento interpessoal e de relações humanas.
O “Curso de Relações Humanas e Dinâmica de Grupo”, como foi chamado pelos desenvolvedores, consistia em cinco objetivos que seriam relacionados a desenvolver habilidade em trabalhar com um grupo de pessoas, sensibilizar os indivíduos sobre as próprias ações e sobre as ações dos demais participantes, ampliar a capacidade de comunicação e habilitar um autoconhecimento individual quanto ao crescimento psicossocial.
A aplicação da dinâmica consiste em cinco processos, sendo eles:
1- Apresentação e Presente Simbólico: cada participante escreve o nome em um pedaço de papel e o coloca em uma caixa e diz em voz alta o nome que deseja que seja chamado, além disso, os indivíduos respondem uma série de perguntas sobre si mesmo em voz alta. Em seguida, a caixa é passada adiante, já com os papéis com os nomes dos demais participantes dentro, e então, o sorteado retira um papel da caixa e pronuncia o nome retirado e as informações ditas em voz alta pelo referente participante, e junto à caixa é entregue um presente simbólico, e o próximo participante deve manifestar-se sobre o presente recebido.
2- Auto revelação mediante ao uso de um Objeto Intermediário: são disponibilizadas 16 caixas com ilustrações que se referem a situações diversas da vida. Cada um dos participantes deve escolher uma e, um por vez, são selecionados para explicar a razão de sua escolha. As caixas que não foram escolhidas ficam dispostas aos participantes para que os mesmos revelem o que os levou a não as escolher.
3- Associação de Cores e Situações de Vivência: e solicitado para os participantes que escolham uma cor para ser associada à situação de trabalho individual e uma para se associar a situação em grupo, posteriormente eles devem explicar sua motivação para realizar a escolha das cores. As possibilidades de escolha de cor são dez, entre as que formam o arco íris, além do preto, do cinza e o branco. 
4- Análise da Interação numa Situação Projetiva: é distribuída uma adaptação do poema “Os motivos do lobo” de Rúben Dario, com a finalidade de que cada um desenvolva uma sequência para o referente conto. A finalidade é observar a capacidade individual da percepção de objetos maus ou bons de maneira externa e interna a um grupo de pessoas.
5- Perfil do Grupo Face a Valores e Necessidades Básicas: cada um dos participantes recebe uma folha de papel onde cita itens necessários para que possam se sentir satisfeitos. Os envolvidos não devem se identificar e podem citar até cinco itens, por ordem de importância. Após isso os papéis são compartilhados e a frequência das necessidades básicas são observadas pelos integrantes.
Nesse tipo de Dinâmica é observado o comportamento individual e grupal dos examinados, sua aplicação correta tem a intenção de melhorar aspectos interpessoais, como a comunicação e a empatia. Como dito antes, foi utilizado em uma empresa onde os funcionários necessitavam de uma melhoria nesses aspectos interpessoais e os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que os envolvidos no processo, expressaram satisfação pela realização do teste.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PILON, André. Relações Humanas com base em dinâmica de grupo em uma instituição de prestação de serviços. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101987000400009. Acesso em: 22 Nov 2017
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
OTÁVIO NONATO TORRES
MARCO TÚLIO BRETAS
TRABALHO DE GESTÃO DE PESSOAS
Mariana
2017

Continue navegando