Buscar

Questão 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Considere o seguinte extrato de texto: 
“[...] podemos reivindicar três funções indissociáveis para as creches e pré-escolas. Primeiramente uma função social, que consiste em acolher, para educar e cuidar, crianças entre 0 e 6 anos e 11 meses, compartilhando com as famílias o processo de formação e constituição da criança pequena em sua integralidade”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEAL. Franciele Clair Moreira Leal Silveira. Práticas cotidianas na Educação Infantil: Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 8 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre educação e cuidado e a superação da dicotomia entre assistência e educação, é correto afirmar que:
	
	A
	É consenso que a ideia de “cuidado” não tem como ser incluída no conceito de “educar”, pois “cuidar” e “educar” são tarefas que até hoje são consideradas opostas entre si.
	
	B
	Atualmente, as creches precisam direcionar seu trabalho somente para o “educar”, isto é, para o fazer pedagógico, enquanto que as pré-escolas precisam se preocupar apenas com o “cuidar”, entendido apenas como “assistencialismo”.
	
	C
	O conceito de educar envolve somente as creches e as pré-escolas, tendo em vista que as crianças de 0 a 6 anos precisam de maior cuidado para garantir sua educação.
	
	D
	Estudiosos da área da educação salientam que a ideia de “cuidado” deve ser concebida de forma mais abrangente do que uma mera assistência à criança; é preciso incluí-la no conceito de “educar”, ou seja, algo que compreenda todas as atividades ligadas à proteção e ao apoio necessário ao cotidiano de qualquer criança.
	
	E
	Os trabalhos nas creches e nas pré-escolas precisam ser direcionados exclusivamente para o “cuidar”, entendido apenas como “assistencialismo”, e não para o pedagógico, visto que são crianças de 0 a 6 anos que necessitam somente desse cuidar que envolve amor e carinho por parte dos educadores.

Outros materiais