Buscar

Portifólio Fase II Curriculo Escolar PPP a Escola1

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL DE CURITIBA
PORTIFÓLIO UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
FASE II
2015
PARTE I – CURRÍCULO ESCOLAR
Abordagens curriculares no contexto das tendências pedagógicas
Realizar uma pesquisa sobre:
- principais teóricos da abordagem curricular em foco;
- forma de organização curricular;
- enfoque curricular;
- concepção de avaliação;
- elaborar uma problematização a partir dos estudos realizados.
Com o estudo feito nessa fase, tive a oportunidade de refletir e de aprofundar sobre o currículo escolar por meio de diferentes elementos que definem o que, para que e como ensinar nas escolas de educação básica e a discussão de como organizar a instituição escolar, sua estrutura física.
O currículo escolar ao longo da história da educação brasileira passou por diversas mudanças que interferiram diretamente na organização do trabalho pedagógico. Para compreender o currículo em sua dimensão histórica de acordo com os avanços e os desafios do currículo no cenário brasileiro. É elaborado de acordo com as tendências pedagógicas e as diferentes formas de organização escolar. A concretização do currículo no cotidiano escolar não é neutra, mas marcado por posições políticas, teóricas e históricas. A sua efetivação se dá por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do planejamento.
A educação é uma prática social, no que se refere à apropriação dos bens culturais produzidos ao longo da história, à possibilidade de criar e recriar novos conhecimentos, valores e princípios.
ATIVIDADES DO CURRÍCULO ESCOLAR
Principais teóricos da abordagem curricular em foco, APPLE (1998), MOREIRA (1990), MCLAREN (2000), MCNEIL (2001) e SILVA (1995).
O currículo escolar requer uma organização dos tempos/espaços em que a escola vai desenvolver os diferentes conhecimentos e valores que durante a construção do seu Projeto Político Pedagógico – PPP forem considerados necessários para a formação de seus alunos. (Isso é possível hoje, porque com base no princípio da autonomia, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9394/1996) estabeleceu como incumbência da escola e de seus professores) a construção do PPP.
É na construção do PPP que a comunidade escolar (Pais, Professores, Alunos e Funcionários) debatem, discutem e estabelecem suas concepções de homem, de mundo, de sociedade, de conhecimento, de currículo, de avaliação e tantas outras, com o objetivo de criar referências e diretrizes próprias para as práticas que pretende implantar.
O enfoque curricular é o Currículo Tecnológico sob a perspectiva tecnológica, ainda segundo McNei (2001).
A educação consiste na transmissão de conhecimentos, comportamentos éticos, práticas 2643 sociais habilidades que propiciem o controle social. Sendo assim, o currículo tecnológico te sua base sólida na tendência tecnicista.
O comportamento e o aprendizado são moldados pelo externo, ou seja, ao professor, detentor do conhecimento, cabe planejar, programar e controlar o processo educativo; ao aluno, agente passivo, compete absorver a eficiência técnica, atingindo os objetivos propostos.
O currículo tecnológico, concebido fundamentalmente no método, tem como função, identificar meios eficientes, programas e materiais com a finalidade de alcançar resultados pré-determinados. É expresso de variadas formas: levantamento de necessidades, plano escolar sob o enfoque sistêmico, instrução programada, sequências instrucionais, ensino prescrito individualmente e avaliação por desempenho.
O desenvolvimento do sistema ensino-aprendizagem segundo hierarquia de tarefas constitui o eixo central do planejamento do ensino proposto, em termos de uma linguagem objetiva, esquematizadora e concisa.
A educação do currículo tecnológico consiste na transmissão de conhecimentos, comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades que ajudam o controle social. O currículo tecnológico auxilia o professor como uma base no desenvolvimento tecnológico. Sendo sua função planejar métodos e programar um controle no espaço educativo. Para que esse objetivo seja alcançado é preciso ter planejamento escolar com programas e materiais que ajude no plano escolar.
No que se refere ao trabalho do professor, a prática dessa tecnologia implica em um padrão apresentado pelas diversas convivências entre professor e meios tecnológicos de estudo com os alunos.
A tecnologia trouxe a quebra do paradigma existente no processo educativo desde a atuação do professor, passando pela participação do aluno:
- Como a nova sala de aula deve funcionar;
- Como deve ser feito a avaliação;
- E a metodologia que será usada.
Essas ações favorecem uma sociedade em que o aluno saiba fazer e transformar as coisas pela tecnologia. Portanto, mesmo que o computador fosse apenas um meio de produção uma tecnologia que afetasse apenas o setor produtivo, ainda assim a escola e a educação teria que se ocupar dele, porque, no paradigma educacional vigente, é função da educação e também da escola preparar as pessoas para viver e agir como cidadãos.
PARTE II – PPA A ESCOLA
“Currículo e Gestão escolar: territórios de autonomia colocados sob a mira dos standards educacionais”.
Qual o objetivo principal do texto?
É enfatiza a questão dos currículos e gestões dentro do amplo aspecto que envolve as temáticas de gestões educacionais. Com ambas as implicações diretas na vida das escolas e no processo de trabalho dos educadores.
Para o autor, os indicadores da avaliação educacional estão a serviço de que ou quem?
Aponta uma série de prejuízos que essa lógica trás a qualidade social da educação. Dentre os feitos perversos destacam-se: a ampliação da pressão sobre os professores para obtenção de resultados quantitativos; o conceito de qualidade fica reduzido aos índices de uma prova padrão, a elevação dos índices induz o mascaramento da realidade (falsa qualidade).
Quais são os documentos oficiais que corroboram os discursos oficiais no campo das diretrizes curriculares?
No Brasil, os exemplos mais contundentes dessa prática discursiva contextualizadora e híbrida, podem ser verificados em documentos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais e mais recentemente em resoluções como a 05/2009 que fixa as diretrizes nacionais para a Educação Infantil.
Qual é a autonomia pedagógica, curricular, metodológica e valorativa das escolas se os elementos que designam o conceito “de produção final de aprendizagem” estão dados pelo Estado e pelo Mercado?
A premissa que nos parece válida é que todas as escolas têm liberdade de ação desde que ajam restritivamente na direção do que está definido como necessário e suficiente pelo aparato regulador.
Afinal que autonomia é essa?
O Projeto Político Pedagógico, na esteira da inovação regulatória ou técnica, está voltando para a burocratização da instituição educativa, transformando-a em mera cumpridora de normas técnicas e de mecanismos de regulação convergentes e dominadores.
Outro elemento da contradição, na lógica da avaliação externa pela via do ranqueamento, pode ser encontrado na relação entre trabalho individual e coletivo. Explique tal contradição.
É mensagem corrente que o trabalho escolar funda-se na atividade coletiva, que o caminho da interdisciplinaridade é dialógico, partilhado e integrado, que projeto político pedagógico é a expressão material da prática coletiva e das finalidades comuns dos sujeitos envolvidos.
Como pensar e organizar uma proposta curricular considerando saberes significativos para a comunidade, suas culturas e suas identidades se o conhecimento exigido pelo mercado já está definido e apresentado como universal? Apresente possibilidades.
A racionalidade instrumental, colocada a serviço da manutenção do modelo de concentração dos bens materiais e culturais, que define os rumos e os conteúdos da educação e da escola atual – seja ela pública ou privada. A avaliação é tão somente o instrumento mais explícito desta engenharia até porque é por meio delaque se regulam e controlam-se os movimentos da formação humana desde sua origem até sua finalização. Mais do que nunca os sistemas educativos têm sido colocados a serviço de um modelo que integra globalização econômica, massificação e cultura.
Quais são as questões que a perspectiva gerencialista reguladora e controladora não quer aprofundar? Justifique a sua resposta.
Pouco se esclarece sobre as questões como: resultados para quê e para quem, eficiência e eficácia sob quais princípios e quais métodos, ações pontuais e imediatas para atingir quais finalidades sociais, indicadores que quando se elevam revelam quais mudanças em termos de justiça, equidade e inclusão social. Ranqueamentos para incluir direitos sociais historicamente negados, ou para apontar quem são os fracassados e responsabilizá-los.
Destaque do texto exemplos de intervenção de organismos privados no sistema de ensino. Após, analise a sua região e cite exemplos locais.
O programa amigos da escola da Rede Globo, o programa aprende Brasil da empresa Positivo os protótipos curriculares para o Ensino Médio Integrado da UNESCO e o movimento Todos pela educação.
Quando se fala em parcerias entre governo e setor privado na educação, os ideólogos de plantão logo saem aguerridamente contra o que consideram proposta tipicamente neoliberal de privatização da escola pública. Para eles parceria se resume a uma terceirização da gestão de escolas, característica da experiência americana com as escolas charter, de efetividade ainda nebulosa. Em São José dos Campos, temos o exemplo do Colégio Embraer Juarez Wanderley que é uma escola particular, de Ensino Médio, situado no distrito de Eugênio de Melo. É uma instituição sem fins lucrativos, na qual os alunos não pagam mensalidade, já que são mantidos pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.
O Colégio Embraer Juarez Wanderley foi criado em 2002 e atende a estudantes de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Taubaté. O projeto pedagógico prevê 10 horas diárias de aula aos 600 alunos matriculados nas três séries do ensino médio. ​
​Todos os alunos são egressos da rede pública de ensino. Eles são selecionados através de um processo independente, de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.​
A metodologia adotada foca na excelência, na preparação para a universidade, na orientação profissional e na educação social, ambiental e cultural. 
O projeto é orientado para o alto desempenho acadêmico e educacional de seus alunos, em consonância com aspectos que a Embraer preza: a ética, a liberdade pessoal, o empreendedorismo e o compromisso com o futuro. A equipe docente é selecionada por sua elevada qualificação e utiliza os mais modernos recursos materiais nas salas de aulas. 
Além da bolsa integral de estudo, os alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley também recebem uniformes, materiais didáticos, alimentação e transporte sem custo. 
O Colégio é conhecido, principalmente, por seu desempenho no ENEM em diversos anos, chegando a ficar, em 2008, em 1º lugar no estado de São Paulo.
Atualmente é reconhecido por ser um dos melhores do Brasil.
Aponte as ideias principais das considerações finais do autor.
A problematização que, sinaliza para alguns dos desafios centrais da gestão e do currículo. Compreendido em seu conceito mais amplo como construção social e cultural e, portanto, ao próprio movimento da experiência humana em torno do qual gravitam as ações educativas e escolares, apresenta-se, na sociedade escolarizada, como principal fio condutor da formação humana. É pela vida do currículo que trafegam os conhecimentos escolares, as trajetórias de formação, a organização do trabalho pedagógico, os projetos de ensino e de aprendizagem, a avaliação, os objetivos e as finalidades educacionais.
A premissa que currículo e gestão constituem movimentos indissociáveis e que ambos estão implicados em questões que tem a ver com interesses sociais mais amplos, nos ajuda a entender algumas das razões pelas quais cresce vertiginosamente o interesse de determinados grupos por estes temas. Os grandes organismos multilaterais, o Estado e as organizações do setor produtivo e financeiro mostram-se cada vez mais preocupados com os resultados da educação escolarizada.

Continue navegando