Buscar

parte.9. IED Ordenamento Jurídico Teorias7826

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução ao Direito
ORDENAMENTO JURÍDICO
Ordenamento Jurídico
Conceito - Ordenamento jurídico é o conjunto eficaz e organizado de normas jurídicas.
Abrange não apenas as normas jurídicas mas, também, as instituições, as relações entre as normas consideradas como um conjunto, e que não são unicamente estatais mas também elaboradas pelos grupos sociais, especialmente as organizações sindicais, os princípios e outros aspectos.
Ordenamento Jurídico
Características relevantes 
O ordenamento deve ser: 
Unitário (com as fontes e normas obedecendo a uma hierarquia), 
Coerente (evitando conflitos) 
Completo (evitando as lacunas).
Ordenamento Jurídico
O Ordenamento Jurídico como Sistema
É unânime a concepção de que o Sistema Normativo é decorrente do Estado moderno e o desenvolvimento do capitalismo e da própria positivação das normas.
 A positivação assegurou uma grande disponibilidade de conteúdos ao direito, determinando a sua reestruturação.
Para alguns autores a identidade entre ordenamento e direito positivo é insuficiente, porque no ordenamento pode haver muito mais do que normas emanadas do Estado.
Ordenamento Jurídico
A Ordem Jurídica
- Constituída por todos os controles sociais
Ordem Jurídica Global
- Constituída de várias ordens jurídicas, que se distinguem:
1. Ratione Materiae – pela matéria que disciplina
2. Ratione Loci – em razão do território
3. Ratione Personae – em função do grupo social
4. Ratione Temporis – se considerada historicamente
5. Ratione Fontis – em função da fonte que provem
Ordenamento Jurídico
A unidade do ordenamento jurídico - A norma fundamental é o fundamento de validade e o principio unificador das normas de um ordenamento.
TEORIAS:
A norma fundamental como pressuposto - uma primeira norma hipotética como fundamento das demais normas postas e raciocina baseado nessa primeira norma.
A norma fundamental como norma de reconhecimento - e a sua existência significa que tal norma é usada num determinado âmbito.
A norma fundamental como norma posta – é uma norma posta pelo poder fundante da ordem jurídica e seu traço é sua imposição pelo poder legitimo e constituinte. Nesse sentido, é possível admitir a norma fundamental como a primeira de uma ordem hierárquica.
Ordenamento Jurídico
O ordenamento jurídico forma uma unidade, ou seja, as normas são ligadas umas as outras. 
Construção escalonada do ordenamento jurídico: Kelsen - o ordenamento jurídico é composto por normas inferiores e superiores, formando um sistema hierárquico - A Norma Fundamental, também conhecida como norma suprema, que é responsável pela unificação do sistema (Direito Internacional). 
O ordenamento jurídico pode ser definido através de uma pirâmide. No topo desta pirâmide está a Constituição e abaixo dela encontram-se as normas hierarquicamente submissas a ela.
Ordenamento Jurídico
Teoria do Ordenamento Jurídico (de Bobbio) – a norma fundamental é responsável pela formação do sistema normativo, ou seja, é o meio pela qual o sistema é unificado. 
Também é a fonte do poder constituinte, sendo considerado o último recurso de todo sistema normativo. 
As normas criadas só se tornam legítimas quando elas são compostas por autoridades que tenham poderes legítimos, concedido pela norma fundamental, de estabelecer normas jurídicas. 
Nos tempos atuais, os Estados democráticos possuem constituições democráticas, assim consideradas as promulgadas pelo poder constituinte, que se origina e emana tão somente do povo, que é a única fonte legítima da soberania.
Ordenamento Jurídico
Constituição é entendida como a lei fundamental e suprema de um Estado, onde suas normas se referem à estruturação do próprio ordenamento jurídico, sendo este regido pelos princípios e fundamentos contidos em suas normas.
Ela é fundamento de validade de toda a ordem jurídica que conferindo unidade ao sistema, é o ponto comum ao qual se reconduzem todas as normas vigentes no âmbito do Estado. 
De tal supremacia decorre o fato de que nenhuma norma pode subsistir validamente no âmbito de um Estado se não for compatível com a Constituição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais